Transcrever casamento da minha avo ?

Ola, recentemente o processo da minha avo foi aceito e está na fase 7 (Criação do Registro de cidadão português)

Como estou fazendo o processo por conta própria, queria ver se tem como adiantar algo do processo da minha mãe. Minha avo (filha de portugues) casou-se com brasileiro (ja falesceu). Como agora vou fazer o processo da minha mãe (esperando a criação do registro do cidadão português para dar inicio ao processo da minha mãe), gostaria de saber se vou precisar transcrever o casamento dos meus avos em Portugal?


muito obrigado e feliz ano novo

Comentários

  • @pedropaulogaspar

    Quando se faz processos pelo lado feminino, normalmente se acaba tendo que transcrever o casamento da cidadã PT.

    A ACP defere processos de filhos de cidadãos PT sem a transcrição quando esse cidadão PT foi o declarante do nascimento desse filho antes de um ano de idade; não há divergências nos nomes etc.

    Como tradicionalmente é o pai que vai declarar o nascimento do filho e a mulher tende a alterar o nome ao casar, na prática acaba sendo quase que "obrigatório" transcrever o casamento - no caso, de sua avó PT com o avô BR.

    Você pode ir adiantando o exame dos documentos necessários para a transcrição (e a obtenção da certidão do avô) para ver se há alguma divergência etc que possa "enrolar" a transcrição.

    Os procedimentos variam um pouco dependendo de onde é feita a transcrição. Em que estado do BR mora, ou mora fora do BR?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.