Procurador

Alguém sabe me dizer se minha avó (filha de português) pode nomear qq pessoa como procurador dela pra dar entrada no pedido de nacionalização pessoalmente na conservatória do Porto?? Ou precisa ser advogado?? 
Muito obrigada desde já pela ajuda :)

Comentários

  • Muriel, essas coisas de procuração eu não sei responder, mas você vai pessoalmente ao Porto entregar o processo? Porque na prática da no mesmo, porque tanto os entregues pessoalmente quanto os mandados pelo correio entram na mesma fila de espera, e de qualquer jeito lá é sempre rápido. 

    De resto, se você conseguir levar ela ao cartório para pedir a certidão de Inteiro Teor dela, e assinar o requerimento 1C na frente do tabelião, você não vai precisar de procuração. Em um dia você consegue.

     
  • Claro que pode, porem a procuração tem que ser específica no sentido para que será destinada.
    Não precisa de advogado, basta o procurador(a), ser alguem da família.
    Boa sorte Muriel.
  • Deixo o link do modelo da procuração que deverá ao final juntar com os documentos que serão mandados no processo:


    Como sua avô já é maior de idade (rsrsrs) o modelo é o ultimo, porque no link tem também o modelo para menores de idade.

    Boa Sorte... 


  • Obrigada Hermano e José Alberto!! 
    Na verdade é um amigo meu que vai ser o procurador, o que aconteceu foi que ele levou tudo certinho na conservatória do Porto e a senhora que o atendeu devia estar de mau humor e quis achar defeito em tudo mas no final acabou aceitando que os documentos estavam todos certos e que daria pra fazer!! Maaaas aí veio com essa de que o procurador teria que ser um advogado ou solicitador e ela teria que confirmar com o conservador se eles aceitariam ou não o meu amigo como procurador, e como ele nunca fez isso ele achou por bem não "brigar" mais com a tal senhora e aguardar o conservador se pronunciar mas o bendito sumiu e ninguém sabe se pode ou não fazer hehehe Porém o senhor Mario dos registros do Porto quando me passou os documentos necessários no processo mencionou o seguinte sobre a procuração: 
    "Minuta da procuração, se necessário, sabendo que se for passada a advogado ou solicitador, é suficiente documento assinado pelo representado, assim não sendo terá que ser por instrumento público, Cartório notarial." 
    Então eu entendo que qualquer pessoa pode ser o procurador desde que a procuração seja feita por instrumento público que seria ter a assinatura reconhecida por autenticidade e legalizada no consulado, certo?? Minha avó mandou uma procuração também no meu nome por precaução, já que moro em Londres e seria fácil ir ao Porto caso eles fizessem questão de ser alguém da familia mas segundo a senhora provavelmente nem eu poderia fazer!! Mas nada disso faz sentido pq se eles aceitam entregar pelo correio, entregar em mãos é exatamente a mesma coisa só q ao inves de ser o carteiro q vai entregar vai ser o meu amigo né?? hehehe
    Hermano as procurações que temos são exatamente estas que estão no link que postaste!! :) Mas muito obrigada de qualquer forma!
  • meu pai teve que fazer  procuração pública, (feita no cartório), pra uma amiga que mora em Portugal, prá poder fazer a averbação do casamento do meu avô. Foi tudo entregue na CRC de Lisboa, demorou, mas saiu.  
  • Muriel... Pra mim você esta certíssima, e a assinatura não precisaria nem ser autenticada no consulado como o senhor Mário disse serviria o Cartório Notarial, ou seja, se for difícil levar sua avô para o consulado leve ao cartório e reconheça a assinatura dela por AUTENTICIDADE, isso já seria o suficiente.

    Eu acho que essa mulher esta com má vontade mesmo!

    Questione isso com o Senhor Mário por Email, é ele que resolve esses processos por lá mesmo! E dependendo de como for, mande por Correio aos cuidados dele, e mande essa senhora ir se atualizar...
  • Grande Muriel, esse são os ossos do ofício.
    É claro que qualquer pessoa pode ser procurador do outro, não é necessário ser advogado. Tudo isso é frescura.
    Agora a turma das CONSERVATÓRIAS são desse jeito, sempre cautelosas, e gostam de tudo bem certnho.
    É claro que uma procuração oriunda do Cartório tem outro efeito. Eu pensava que voce tinha mandado a procuração cartorizada.
    Vai dar tudo certo.
    Todos que conseguiram a NACIONALIZAÇÃO PORTUGUESA tem sempre uma história para contar.
    Voce não vai ser dferente.
    Continue lutando, não DESISTA, INSISTA E PERSISTA.
    Um grande abraço, estamos as suas ordens.
    Feliz 2012 a voce e toda família.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.