Tenho direito à nacionalidade? Bisavô português

Olá!

Minha mãe tem um bisavô português, mas não sabemos se ela tem ou não a possibilidade de tirar a dupla nacionalidade, considerando que o avô e mãe dela já faleceram. Alguém pode nos ajudar?

Está assim:

Bisavô dela (falecido) - Natural de Portugal

Avô dela (falecido) - Não tirou DN

Mãe dela (falecida) - Não tirou DN

Minha mãe (viva) - quer tirar DN


Temos algumas informações sobre o bisavô dela:

  • João Maria Velloso (ou Velloso/Vellozo, dependendo do documento)
  • Nascimento: 30 de julho de 1876
  • Data do Batismo: 13 de agosto de 1876
  • Local de nascimento: Caminha, Viana do Castelo, Portugal
  • Casado com Angelina da Costa Velloso

Comentários

  • Boa tarde, O pessoal mais qualificado irá respondê-la com maior embasamento, mas, até onde eu sei, a nacionalidade por atribuição está limitada aos netos. Assim, sua mãe não conseguiria a nacionalidade portuguesa.

  • Infelizmente não. Como disse o Eduardo, o limite é neto.

  • @FernandoFeraka mas não tem algum jeito de passar a nacionalidade para o avô da minha mãe, que tinha esse direito, e a partir disso fazer a dela?

  • @isabelag20000 a nacionalidade portuguesa alcança somente até NETO(A). O(a) neto(a) precisa estar vivo(a) para fazer o pedido e receber a nacionalide, em seguida, após ele(a) se tornar portugues, pode passar a nacionalidade para os descendentes e conjuge. No caso que você narrou a neta está falecida então infelizmente não há nada que possa ser feito em relação a este ramo da familia. Não é possivel passar a nacionalidade ao avô dela (filho do portugues) se ele já faleceu, segue a mesma regra do neto. Para dar certo você teria que encontrar outro ramo familiar com ascendente portugues até o limite permitido.

  • @Alan@AlanNogueira poxa, é uma pena :( mas muito obrigada pela disponibilidade para explicar!@Alan

  • @isabelag20000 muito embora a atribuição da nacionalidade já não seja possível no seu caso, existem outras opções caso realmente deseje obter a cidadania portuguesa.

    Por exemplo, Portugal está facilitando bastante a entrada de brasileiros (visto para procurar emprego, residência CPLP) e com 5 anos de residência legal em Portugal você pode pedir a cidadania por tempo de residência.


    Sei que é difícil, mas é uma opção a considerar.

  • @isabelag20000, infelizmente é como o Alan explicou.

    Mas vai juntando os documentos, fique preparada, porque a gente nunca sabe o dia de amanhã.

  • @isabelag20000


    Pela lei não tem mais direito a nacionalidade ORIGINÁRIA, mas pode ser concedida por naturalização.


    existe um caso especial na lei , que permite casos como o seu, mas até hoje desconheço alguém que foi aprovado assim, segue citação da lei de nacionalidade portuguesa.


    ”6 - O Governo pode conceder a naturalização, com dispensa dos requisitos previstos nas alíneas b) e c) do n.º 1, aos indivíduos que, não sendo apátridas, tenham tido a nacionalidade portuguesa, aos que forem havidos como descendentes de portugueses originários, aos membros de comunidades de ascendência portuguesa e aos estrangeiros que tenham prestado ou sejam chamados a prestar serviços relevantes ao Estado Português ou à comunidade nacional.”

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.