Certidão de nascimento Rio de Janeiro
Estou a procura da certidão de nascimento da minha bisavó, para transcrever o casamento dela (brasileira) com meu bisavô português.
O Português não foi o declarante do nascimento de.minha avô, então pela informação que tive, preciso transcrever o casamento . Só está faltando essa certidão de nascimento da brasileira .
O processo é para minha tia, neta do português.
Se vcs puderem me ajudar, ficarei muito grata
Maria Luiza da conceicao
Filha de
João Francisco de Abreu
Luzia Maria da Conceição
A informação que tenho é que nasceu em.1891
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@ReginaSumar
O batismo dela foi em Jacarepaguá (Nossa Senhora do Loreto). A data de nascimento indicada no batismo nem sempre bate exatamente com a que é informada no registro civil.
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939F-GN99-KK
Inclusive o batismo tem a anotação que casou com joaquim Alves Machado.
O primeiro lugar a procurar o registro civil então seria o 6 RCPN, pois ali tem registros anteriores e posteriores de irmãos.
Mas há algumas possíveis "complicações". Talvez o nome do pai não apareça como tal no registro civil - então procure também uma Maria só filha de Luzia. Digo isso pois pelo conjunto dos registros da família ficou claro que João Francisco de Abreu e Luzia Maria da Conceição não eram casados, nem civil nem religiosamente, em 1891. Só devem ter casado e legitimado filhos mais tarde.
No batismo acima, Maria aparece como "filha natural", o que indica que os pais não eram casados no religioso nesse momento.
Há registro civil de uma irmã Albina (nascida em 1898), também registrada em Jacarepaguá (então 14a pretoria, depois 12a circunscrição, hoje em dia 6 RCPN). O próprio João Francisco de Abreu vai ao cartório, mas nesse registro ele não se declara pai da Albina:
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-6W9T-NL
Já para Manoel Francisco, também registrado em Jacarepaguá em 1889, ele declara ser pai desse filho natural:
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-67DW-422
Tem um outro irmão, Carlos, que também mostra que os pais não eram casados no nascimento - e Joao se declara como pai da criança ("filho natural"). Também registrado em Jacarepaguá em 1901
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-6789-ZN1
@CarlosASP
Gratidão por todas as informações .
Vou ver se encontro na 6 RCPN
Se o nome.do.pai não constar na certidão de nascimento , acha que terei problema para transcrever o casamento dela com o Portugues?