Certidão de nascimento no estado da Bahia

Gente alguém poderia me ajudar com a certidão de nascimento do meu bisavô.

Ele nasceu entre 1884-1886 e na certidão de casamento dele diz que ele nasceu no Estado da Bahia, sem qualquer indicação da cidade.

Fiz diversas buscas pelo familysearch, mas não encontrei nada relacionado a ele.

Vocês tem alguma dica ou indicação de pessoa que possa me ajudar a encontrar este documento.

Comentários

  • @ViniciusCorrea converse com as pessoas mais velhas da sua família, tente descobrir de qual parte da Bahia ele veio para nortear sua busca.

  • editado December 2023

    @AlanNogueira infelizmente ninguém sabe dizer onde ele nasceu. Eu encontrei que um suposto irmão dele foi registrado em Condeúba, Bahia.

    Eu até liguei lá no cartório para me informar sobre isso, mas por ele ter nascido em um período em que não existia cartório, eles me falaram que não seria possível fazer a pesquisa.



  • @ViniciusCorrea


    No período quando não existiam cartórios, os registros de nascimento eram feitos pela Igreja Católica.

    Você agora já tem uma pista, a cidade de Condeúba. Veja aqui que a cidade tem uma história bem antiga. são mencionados outros municípios limítrofes. Você deve ampliar sua busca para incluir essas outras cidades.

    IBGE | Cidades@ | Bahia | Condeúba | História & Fotos

  • @ViniciusCorrea a intenção era justamente esta, delimitar uma área para que você possa fazer as buscas. Simplesmente “estado da Bahia” torna quase impossível, agora que tem uma área mais definida busque nas igrejas e cartórios da região. Tenha atenção que ós muncipios podem ter se desmembrado, fundido, emancipado etc neste período, então veja nas cidades em volta tbm! Boa sorte!

  • @ViniciusCorrea

    O registro civil no Brasil só começou em janeiro de 1889. Não haveria um registro civil de 1884-1886. Só um batismo (caso ele tenha sido batizado logo; nem sempre se fazia isso no BR).

    Mas ele possivelmente fez (ele mesmo ou outra pessoa) um registro civil em algum momento da vida. Talvez quando foi casar, ou começar a trabalhar em algum emprego que exigisse isso (menos comum na área rural nessa época).

    O registro desse suposto irmão é um registro bem tardio. Foi feito em 1933 pelo próprio Onofre - que nasceu em 1899.

    É possível que Inocêncio tenha feito o mesmo, Só que possivelmente em outro lugar, visto que ele casou na região de Ribeirão Preto em 1907.

    Você tem mais um caminho a seguir também. Pedir ao cartório onde ele casou para desarquivar a habilitação do casamento. Isso vai produzir que documentos ele apresentou para poder casar. Se der sorte, aparece uma certidão de nascimento na habilitação; ou algum outro documento que dê uma pista melhor de onde pode ter um registro de nascimento. Se der azar, ele fez apenas uma declaração e trouxe 2 testemunhas para corroborar as informações (isso era possível na época).

    Como a imagem está cortada, não consegui ver exatamente que cartório emitiu essa certidão de casamento. Fiquei na dúvida se essa "Coronel Orlando" onde ele morava é o atual município de Orlândia (onde existia a "Vila Orlando" e foi fundada por um coronel). Acho que pode ser, pois a esposa dele faleceu em Jaboticabal; tudo isso fica na região de RP.

  • @CarlosASP vou ver se eu consigo fazer o desarquivamento da habilitação do casamento deles.

    O cartório que emitiu a certidão é de RP.

    Pelo que eu entendi Coronel Orlando se tornou Orlândia.

    Também vou seguir a dica de @eduardo_augusto e @AlanNogueira e procurar me informar mais sobre as regiões próxima de Condeúba.

  • editado December 2023

    @CarlosASP outro detalhe que esqueci de falar:

    Na certidão de óbito dele contradiz que ele nasceu na Bahia, dizendo que ele nasceu no Estado de São Paulo.

    Você sabe se é possível a pessoa "alterar" o local real de seu nascimento.

    Ou poderia ser uma grande coincidência e não ser o mesmo Innocêncio.

    A idade de seu óbito (51 anos - 1935) bate com a idade que ele se casou (22 anos - 1907) com o período em que ele nasceu (1884-1885). Além disso, Novo Horizonte é uma cidade perto de Orlândia.

  • @ViniciusCorrea registros de óbito geralmente tem mais erros pois são declarados por terceiros que não necessariamente conhecem bem a história da pessoa falecida e não raro dão informações desencontradas, é necessário averiguar com cautela isso. Eu confiaria mais nos registros de casamento e nascimento dos filhos, nos quais o próprio registrado estava presente, e por isso tem mais chance de refletir a verdade.

  • @AlanNogueira vou procurar por outras certidões de nascimento dos outros filhos dele, pois na certidão de nascimento da minha avó diz que ele é natural do Estado da Bahia também.

  • @ViniciusCorrea otimo, talvez na certidão de outros filhos tenha a informação mais detalhada também (com o nome da cidade na Bahia).

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.