Agendamento

Boa tarde, tudo bom?

Fiz com sucesso a atribuição de nacionalidade de meu pai pelo portal do consultado por um sistema de agendamento que normalmente liberava as sextas as 14h novos agendamentos, porem agora estou tentando agendar o meu ingresso de processo e o sistema havia mudado, tinha recebido orientação de entrar todo dia a partir das 8h da manhã o que não consegui em nenhum dia. Recentemente ao tentar agendar novamente por volta das 8:00 o sistema pediu novo cadastro e foi todo atualizado, mas mesmo assim tambem nao consigo localizar vagas de agendamento, ha algum dia que esta sendo liberado? Mais alguem encontra o mesmo problema?


Desde já muito grato

Comentários

  • @DiegoLuscri

    Todo mundo tem dificuldade de agendar qualquer coisa no consulado em SP, por exemplo.

    Por curiosidade, quando você fez o processo de seu pai via consulado? Faz tempo? Que consulado foi?

    Muitos consulados passaram a orientar eles mesmos a enviar os processos direto para PT. Exemplo do consulado do Rio:

    "No que respeita ao processo de pedido de Nacionalidade, considerando os prazos dilatados de atendimento no Consulado-Geral, aconselhamos que os utentes enviem os pedidos diretamente para Portugal..."

    Os prazos todos tem aumentado muito devido ao estrangulamento do sistema dado o volume de pedidos. A recomendação do fórum para filhos é essa - enviar direto para ACP. No momento tem levado 1 ano e uns 5 meses para a conclusão na ACP:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24047/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-maiores-formulario-1c/

    Não há vantagem nenhuma em fazer o processo via consulado (fora economizar o gasto do envio para PT).

  • @CarlosASP

    Obrigado pela resposta.


    O processo do meu pai dei entrada em 2021 no consulado em São Paulo, agendei com dificuldade mas aqui no forum foi passado que liberada sexta as 14h e apos algumas tentativas agendei. Saiu em 2023 o deferimento. Agendei ja em um sistema novo para emitir o passaporte dele.

    Agora fiz todo meu processo, e dos documentos vem mencionado a entrada no consulado São Paulo, precisaria refazer para enviar direto para Portugal, certo? Realmente não consigo agendar em nenhum dia para o consulado daqui.

  • @DiegoLuscri

    Não entendi a sua questão sobre ter que refazer algo.

    o procedimento para dar entrada via ACP está listado no link, basicamente reunir aqueles documentos, pagar a taxa pelo site do IRN ali listado, preencher o formulário, reconhecer por autenticidade a assinatura no formulário. se junta tudo e manda para lá. Depois de um tempo se recebe um e-mail com o número do processo e uma chave de acesso para acompanhar o andamento.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.