ACP (Porto) ou CRC (Lisboa)

Olá, desculpa se este assunto já foi discutido ou explorado em outros tópicos.

Vou enviar meus documentos para o processo de atribuição de filho maior de 18 anos (mod. 1C). Aqui no forum nas instruções para o processo vocês destacam o endereço da ACP de Porto, mas o formulário 1C manda enviar os documentos para a CRC de Lisboa.

As duas centrais ainda fazem os processos de atribuição? Se sim, qual seria a melhor/mais rápida?

Obrigado

Comentários

  • @wsouza00 CRC Lisboa faz processo de netos que é 1D, bem provável que recebam e enviem direto para o ACP que pode atrasar ainda mais seu pedido, por enquanto o melhor é o ACP Porto que trata de analisar e aprovar ou recusar nacionalidades e enviar para conservatórias para emitir o assento de nascimento, por enquanto ela é a mais rápida e não tem registro de outras serem melhor pois algumas conservatórias tem poucos conservadores e se algum conservador morrer ou ficar doente seu processo sera congelado por semanas/meses/anos até entrar um substituto, se você quiser arriscar alguma vai de você, já teve muitos casos que enviaram e ficaram sem conservadores e tiveram que esperar meses a mais.

  • Na verdade acho que CRC também faz o 1C, porém é mais lento que no ACP PORTO, pode ser por conta do método de trabalho deles, mas pelo que falam e pelo que vi na planilha o CRC demora mais do que o ACP, sem contar que o CRC ta atolado de processos de netos, sefardista, casamento e etc... sem contar as filas enormes que tem para atendimento de manhã, se você for no Google Maps verá que tem fila também kkkkk, meu amigo que mora em Lisboa fala que passa por la e sempre tem fila que vira o quarteirão.

  • @wsouza00

    Ambas fazem.

    Os tempos na ACP aumentaram bastante. Antes um processo de filho maior terminava em 6 meses. Os que estão terminando agora são os que entraram na ACP em agosto de 2022, ou seja quase triplicou o tempo. Se continuar assim, seu processo terminaria no primeiro semestre de 2025.

    Mas Lisboa leva mais tempo ainda. Na falta de outra opção confiável e que seja consistente nos prazos, o fórum continua a recomendar ACP para processos 1C.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.