Nome errado no assento de batismo ou certidão de nascimento?

Olá tudo bem?

Gostaria de tirar uma dúvida.

fiz a solicitação do assento de batismo do meu bisavô, e veio com o Nome António dos Ramos

Porem nas certidões de nascimento do meu avô e seus irmãos está escrito António Ramos André. Agora gostaria de saber qual dos dois está certo? :/


Comentários

  • @GabriellaPugaAndre


    Você precisa encontrar a certidão de casamento do Antonio dos Ramos com a Andrelina (??). Essa certidão mostrará o nome que ele usava como adulto.

  • @GabriellaPugaAndre

    Siga o conselho do colega.

    A explicação mais provável é essa:

    Nos batismos em PT, as pessoas só tinham explicitados os prenomes. Que às vezes podiam ser nomes compostos e de origem religiosa ("devocionais"). Por exemplo, Maria das Graças, Maria das Dores etc. No seu caso, Antonio dos Ramos (referência aos ramos, como no "Domingo de Ramos" na Páscoa).

    Ou seja, Ramos originalmente não devia ser sobrenome. O sobrenome original dele parece ser "André", como pode ver no avô paterno nessa certidão : José Joaquim André,

    Para verificar isso, olhe no batismo dele se "Ramos" aparece como sobrenome de qualquer um dos 4 avós dele.

    Em momentos posteriores, muitas vezes um desses nomes compostos ("Ramos" no caso) meio que "virou" sobrenome.

    Ao casar (ou tirar o primeiro documento na idade adulta - por exemplo, o passaporte para emigrar) é que vai aparecer o nome completo que a pessoa assumiu na idade adulta.

  • muito obrigada pela resposta


    Olha ninguém alem dele tem este sobrenome, como eu posso proceder com todas essas informações? Ja fiz toda documentação do meu avô para fazer o pedido de nacionalidade.


  • Ola , bom dia , tudo bem? Teve algum problema? No meu caso em Portugal José Ramos no Brasil está José Ramos Rodrigues

  • @Michael534 já lhe respondi no outro tópico https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/335453#Comment_335453 Repetir a pergunta em vários topicos por fim acaba lhe prejudicando em obter ajuda no fórum, procure manter as discusões sobre mesmo assunto no mesmo tópico, assim os demais foristas conseguem ver o histórico de respostas e lhe dar melhores orientações. Boa sorte!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.