Certidão de nascimento com a averbação de casamento

Boa noite,

Como é que posso adquirir o Certidão de nascimento com a averbação de casamento?

Comentários

  • @luisacorreia peça no cartório onde foi feito o registro do nascimento que vao lhe orientar.

  • O que eu fiz foi:

    • Perguntei no cartório de nascimento se na certidão já constava a averbação do casamento (não constava)
    • Solicitei ao cartório de casamento que fizesse a comunicação do casamento para o cartório de nascimento, e fizeram no mesmo dia (isso é de graça e dá pra ser pedido por email, telefone ou até whatsapp, dependendo do cartório)
    • Informei ao cartório de nascimento que a comunicação havia sido feito, pedi para confirmarem e emitirem a certidão de nascimento já constando a averbação do casamento
  • @mabego boa noite amigo

    tenho uma dúvida e gostaria de compartilhar com vc e com outros amigos do grupo

    um casal de brasileiros filho e neta de portugueses, casados aqui no brasil adquiriram a atribuição da cidadania portuguesa, ele como filho e ela como neta, ambos já são portugueses !

    como fazer para conseguir transcrever o casamento deles realizado no brasil ?

    e como fazer pra averbar o casamento deles na certidão de nascimento portuguesa deles ?

    desde já agradeço a ajuda

  • @JorgeCoelho10

    Ao final da transcrição, o casamento automaticamente aparecerá como um averbamento no fim do assento de nascimento PT dos dois.

    Sobre a transcrição em si; há algumas diferenças no procedimento de como fazer dependendo de onde é pedido.

    Em que estado do BR mora? Ou mora em PT ou outro país?

  • @CarlosASP obrigado pela atenção amigo

    moram no Brasil no Rio de janeiro, pensamos em fazer por Santos que dizem ser bem mais rápido....

    vc pode me dizer qual documentação será necessária ?

  • @JorgeCoelho10

    O consulado do Rio de Janeiro é muito mais rápido; em geral fica pronto em uma semana mais ou menos. Aqui a documentação; envia tudo por Sedex para lá, É só seguir essas instruções:

    https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/lista-de-atos-consulares/registo-civil-nacionalidade#transcri%C3%A7%C3%A3o-de-casamento-entre-dois-cidad%C3%A3os-portugueses

  • muito obrigado

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.