Há vantagem em entrar com processo de atribuição antes dos 2 anos de idade? abaixo dos 18 é igual?
Há vantagem em entrar com processo de atribuição antes dos 2 anos? ou abaixo dos 18 anos o procedimento é igual para todos?
- O Porto continua sendo o mais rápido?
- Posso enviar 3 processos de atribuição no mesmo envelope de remessa? Divido cada processo em um envelope pardo separado? O que escrevo em cada um?
- Abaixo de 18 anos o processo é sem custos? O que deve ser pago?
- Alguém poderia dizer um passo a passo simples sobre como realizar o processo?
- Sou o português, não tenho casamento averbado em Portugal. Todavia, sou o declarante no registro dos 3. Preciso averbar o casamento ou posso enviar o processo apenas com minha certidão do civil online?
Fico muitíssimo agradecido a quem se dispuser a ajudar! 😃👍️
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@DRROCHA
Por favor leia primeiro os diversos guias disponíveis. A maior parte das suas perguntas estão respondidas lá.
📢 Guias e Informações Úteis (comece aqui) — Fórum Cidadania Portuguesa
Quais links? pq não achei, por isso, perguntei.
Você disse maior parte... Poderia ajudar nos que você reconhece que não tem?
Obrigado, 😀👍️
@DRROCHA
1-é para onde o fórum recomenda enviar
2-sim pode, economiza na postagem 👍🏻
3-menor de 18 sem custo, vai gastar só com os documentos
4-siga o link que o @eduardo_augusto te mandou. Vá no link de filhos 1-c menor de 18 anos tem tudo explicado lá como o Eduardo já lhe orientou
5-pra nacionalidade dos filhos nao lhe deve ser exigido, vai ser exigido para nacionalidade seu cônjuge. Isso é polêmico, mas em tese você sendo português tem a obrigação de transcrever seu casamento realizado no estrangeiro em Portugal, avalie isso também.
@AlanNogueira obrigado!
mas como faço o envio dos 3 processos? coloco cada um em um envelope pardo? e escrevo algo por fora de cada envelope?
o processo par todos com menos de 18 anos é igual? é que lembro vagamente que tinha algo específico para menores de 2 anos.
acha melhor fazer essas atrituições enviando para o porto ou no consulado aqui no brasil?
obrigado masi uma vez 😊👍️
@DRROCHA
Nao tem muita formalidade quanto aos envelopes internos, o que importa é a documentação estar correta. Para menores de um ano há um procedimento de registro on-line, mas não sei ao certo como funciona, sei que precisa de uma chave de acesso digital e muitas pessoas tem dificuldade de obtê-la. Quanto ao local do envio já foi respondido acima, sugiro que siga a orientação que está nas listas… mas são só sugestões, vc também pode enviar para o consulado porém a tendência é que demore muito mais. Boa sorte!