Registro Tardio
Oi, pessoal. Boa tarde!
Gostaria de verificar se conseguiriam me ajudar.
Minha avó tem 93 anos e é filha de português. Temos a Certidão de Nascimento do pai dela em Portugal, o casamento no Brasil, no entanto, não conseguimos localizar a certidão de nascimento dela. Todos os documentos dela, ela fez usando a certidão de casamento.
Não sei mais onde procurar. Já procurei em mais de 30 cartórios.
Seria possível uma certidão tardia para o processo de cidadania dela?
Desde já, agradeço muitíssimo pela ajuda.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@RenanAzevedo
Informe os dados da sua bisavó e do pai dela. Informe tudo que você tiver.
Pode ser que alguém aqui do fórum consiga encontrar os documentos para você.
@Guilherme Moreira @Kleber Silva Aguiar @AlanNogueira @CamilaCamila
@RenanAzevedo
Também não descarte a possibilidade de que ela tenha na verdade nascido em Portugal. Não era tão incomum que crianças nascidas em Portugal, vindas ainda muito pequenas para o Brasil, terminassem se "abrasileirando" no meio do caminho.
Se souber quando o pai dela veio para o Brasil, em que porto desembarcou (ou onde foi morar), isso também pode fornecer pistas.
Quanto mais informações você tiver, melhor.
@RenanAzevedo
Também pode pedir o desarquivamento da habilitação do casamento no cartório onde isso aconteceu. Nisso vai aparecer que documento ela usou para poder casar. Às vezes dá azar de ter sido feito apenas com declarações da pessoa e 2 testemunhas, mas vale a pena tentar.
Boa tarde, Pessoal!
Primeiramente agradeço a atenção
Ela (minha avó) não nasceu em Portugal, pois tenho a Certidão de casamento do pai (Português) dela se casando aqui no Brasil.
Solicitei o desarquivamento do processo de casamento dela para ver qual documento ela apresentou no dia de se casar, mas o cartorário me respondeu que esse processo não existe mais, que pela Legislação aqui do Rio só precisam guardar o dossiê por 5 anos.
Mês que vem faz 2 anos que tento achar e não consigo. Já tentei tudo. É o único documento que não tenho.
Só falta a certidão de nascimento dela.
Nome: Amélia Ribeiro da Silva
Nome de casada: Amélia Ribeiro de Azevedo
Data de Nascimento: 10/04/1929
Pai: Antônio Ribeiro Fernandes (Português)
Mãe: Sulamita Paula Ribeiro
@RenanAzevedo em qual local do Estado do Rio ela nasceu? Onde e em qual ano os pais dela se casaram? Isso pode dar uma pista de onde possa ter sido registrada…
Olá a todos!
Pelo que encontrei, ela pode ter sido registrada em Macaé-RJ, como o irmão abaixo.
Achei a Certidão de Casamento do dia 02.06.1947 na 7ª Circunscrição/RJ, de Jeová Ribeiro Fernandes nascido em 21.02.1923, informação de natural do Estado do Rio - Macaé, filiação: Antonio Ribeiro Fernandes (Portugal) e Sulamita Paula Ribeiro (Estado do Rio), os dois já falecidos na época. Cônjuge: Meryam Souza Fernandes (04.02.1928).
Cartórios para busca da Certidão de Nascimento:
Cartório Martins Melo - Rua Julita Barcelos de Oliveira, 29, loja 3 - Centro - Macaé / Tel: +55 (22) 2759-3060/2759-3077
Cartório da Barra de Macaé - Av Luiz Lyrio, 345 - Barra de Macaé - Macaé / Tel: +55 (22) 2762-3200
Cartório do 1º Ofício de Macaé - Rua Pereira de Souza, 104 - Centro - Macaé / Tel: +55 (22) 2106-1902
@RenanAzevedo ☝️
@RenanAzevedo e pelo local do casamento dela em Conceição de Macabu, daria para achar que teria nascido em Macaé, por ser Município muito próximo.