Não encontro a certidão de Manoel Maria Rodrigues

Boa tarde,

Estou com dificuldades para encontrar a localidade em que nasceu meu bisavô português. Só consegui localizar as certidões de óbito e uma carteira da Secretaria da Aviação no Brasil, mas nelas consta apenas que meu bisavô era português, sem citar a cidade.

Tenho essas informações:

Nome Bisavô: Manoel Maria Rodrigues

Esposa Bisavô: Palmira de Freitas Rodrigues

Local: Traz-os-Montes

Mãe Bisavô: Maria Marques

Pai Bisavô: José Rodrigues

Filhos Bisavô: Deolindo, Adília, Natália, Celestino, Marcolina, Armando, Diva, Ana, Aparício, Carlos, Hélio, Alzira, Manoel e Roberto.

Ano Nascimento: 15/02/1891

Estou tentando pesquisar no FamilySearch e em alguns arquivos distritais conforme o pessoal foi falando possíveis nomes de onde ele nasceu como Tras-os-Montes e Ilha da Madeira, mas não consigo acessar os documentos portugueses. Por favor, poderiam me ajudar nessa busca?

Obrigado.

Comentários

• @gersonfelixjr

Já pediu o desarquivamento da habilitação do casamento de Manoel e Maria? Nisso vai aparecer que documento eles usaram para poder casar. Às vezes dá azar de ter sido feito apenas com declarações da pessoa e 2 testemunhas, mas vale a pena tentar.

Vi pelo nascimento de Manoel Filho que os pais se casaram no cartório de Santana no município de São Paulo.

Também pode procurar o casamento religioso, que talvez diga em que paróquia Manoel foi batizado, Nesse batismo de um filho Bernardino diz que se casaram religiosamente no Brás:

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939F-KJSL-SR?i=3&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A66GP-CTXX

• A partir disso conseguimos um outro Bernardino e tudo aqui acaba ficando estranho aqui. Porque achamos um cara que também é filho de José Rodrigues e Maria Marque que chama Bernardino de Assunção. É interessante, porque ele nasce bem próximo do ano do Manuel Maria Rodrigues. Só que agora o mesmo link nos encaminha para as informações do Manuel Maria Rodrigues, onde antes aparecia Bernardino de Assunção: https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/details?id=1143947

Agora de verdade, não sei se eu consegui encontrar. Descobri algo como a Habilitação de genere de Manuel Maria Rodrigues. Vou passar todas as informações para ver se através disso, se eu pedir essa certidão eu consigo ter a Certidão de Batismo. Como ele nasceu em 1891, não havia Certidão de Nascimento nessa época.

Código de Referência: PT/ADBGC/DIO/CDMDRBGC/CE/001/144-2418

Tipo de Título: Atribuído

Datas de Produção: 1896

Dimensão e suporte: 1 proc.

Âmbito e Conteúdo: 

Naturalidade: Castelo Branco

Pai: José Caetano Rodrigues (só tinha a informação de ser José Rodrigues)

Mãe: Maria Felismina Marques (só tinha a informação de ser Maria Marques)

Orden(s): Subidiácono, 1896

Local de Ordenação: Bragança

Bispo: D. José Alves de Mariz

Cota Atual: cx.32-C/144

Se eu fizer o pedido da certidão, virá a certidão de Batismo?

• @gersonfelixjr

"Habilitação de Genere" era algo para se entrar em ordens religiosas - quando se tinha que provar que a pessoa era de família "católica pura", sem antepassados de outras religiões ou raças etc:

https://digitarq.arquivos.pt/details?id=1280537

Era como uma "investigação de bons antecedentes católicos e sangue português puro"; um processo era montado, se entrevistava conhecidos etc. No meio disso deve sim aparecer informações genealógicas.

"O processo de habilitação iniciava-se com a petição do habilitando dirigida ao bispo da sua diocese, onde constava a filiação, a naturalidade dos pais, os nomes e naturalidade dos avós paternos e maternos"

Eu levantei uma dessas para um antepassado que chegou a fazer esse pedido, mas no fim não quis entrar na ordem e acabou casando...

No fim das contas, conseguiram descobrir que documento Manoel e Palmira produziram para poder casar em SP?

• Eu estou com o documento do casamento deles em mãos, mas só consta que ele nasceu em Portugal novamente. Não consta no documento qual foi apresentado. Será que naquela época não era necessário apresentar algum documento ou sempre foi? Vou entrar novamente em contato com o cartório de Santana para mais detalhes.

Em relação a Habilitação de Genere, no caso Manuel Maria estava pensando em ser padre?

• @gersonfelixjr

Só para ter certeza que estamos falamos a mesma coisa:

Você está com a habilitação do casamento em Santana? É diferente da certidão de casamento.

O conteúdo da habilitação de casamento varia, pois pessoas diferentes apresentavam documentos diferentes - e cabia ao cartório decidir se era aceitável ou não. Pode ter dado azar e ele ter apresentado um documento "válido" que dizia apenas "natural de PT". Ou, pode ter dado mais azar ainda e ele não ter apresentado nada - apenas ter feito uma declaração corroborada por duas testemunhas. Só vendo a a habilitação do casamento em si para saber.

Sobre habilitação de genere:

Trata-se de processos eclesiásticos para habilitação canónica, ou seja, por quem pretendia ser sacerdote ou intencionava progredir em termos de carreira eclesiástica,

Essa habilitação de genere pode ser de um homônimo, pois Manuel Maria Rodrigues é um nome comum.

Não é prova definitiva, mas a naturalidade dele ser Castelo Branco em geral não é um bom sinal, pois quase não havia imigração de lá para o BR.

Além disso, parece ser um documento de 1896; como você procura alguém de 1891, com 5 anos de idade acho que ele não estaria entrando em uma ordem religiosa.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.