Freguesia de Louredo?

editado December 2023 em Outros assuntos

Boa tarde! Estou neste fórum por conta do pedido de cidadania para meu ex marido (neto de portugueses) e para minha filha, e eu estou solicitando cidadania italiana via judicial para mim e outros familiares.

Entretanto, sou descendente de portugueses dos dois lados da família. Meu pai é neto materno de um casal de portugueses (ela, nascida em Vila Real: Sabrosa, Provesende, filha de uma portuguesa com um espanhol da Galícia, e ele ainda não tenho nenhuma informação de origem) e por parte do pai dele, é bisneto de um português (tb de Vila Real: Chaves, São Pedro de Agostém) com uma baiana, e é trineto de um português de Açores (pelo lado da avó paterna)

Do lado da minha mãe, minha avó materna (ainda viva) é neta de um casal de italianos por parte de pai e neta de um casal de portugueses (ele de Viseu: Catro Daire, Parada de Ester, e ela de Vila Real) .

Meu avô materno, era neto de um casal de portugueses, por parte do pai dele (não descobri ainda de que local).

Fico até triste de estar estar tirando cidadania italiana e não portuguesa, já que tenho tantos antepassados de Portugal : (

Mas infelizmente a documentação dos meus familiares portugueses está muito confusa e dificil de comprovar, por isso desisti...

Minha avó paterna, já falecida, filha de portugueses, nascida Josephina Pinto (FS G7Z9-VS5) tirou o nome do pai pra poder casar (ela não convivia com ele e precisaria de autorização do pai pra casar, pela idade, então fingiu q tinha sido registrada apenas pela mãe, e fez algum tipo de fraude na época para isso) Deixou então só o nome da mãe, Ignacia Lamez, porém na certidão de nascimento da minha vó Josephina o sobrenome foi grafado errado e está LANEY. Pra complicar, achei o registro de batismo da minha bisavó Ignacia, em Provesende, 1896, onde os pais constam como Antonio FERNANDES e Angelica PEREIRA. Sei que é o registro dela pq abri praticamente todos os livros de registro de Provesende do período e bati informações com outros parentes. O sobrenome LAMEZ não faço ideia de onde veio, mas foi citado em vários registros, indo e vindo, e aparentemente oriundo do pai da Ignacia, Antonio, da Galicia. Porem os pais dele não têm esse sobrenome.

Reparei uma coisa que não vi nas outras pesquisas (pelo menos não com tanta frequência): os sobrenomes não se mantinham, eles trocavam de um pra outro registro! Só consegui confirmar que são as mesmas pessoas pq bati a maioria dos livros, foi um trabalho bem extenso e nem acabou ainda rs

Mas eu soube q era comum na época, li varios artigos e trabalhos sobre isso. Inclusive em um livro de indice de óbitos, achei esse comentário de um padre, super interessante rsrs



Enfim, desisti, claro kkkkk


Pelo lado da minha avó materna, ainda viva, e neta de portugueses, encontrei outros problemas rs

A vó dela MARIA RIBEIRO (FS G7Z9-ZT4), segundo conta a família, veio pro Brasil pra casar, e casou com 13 anos. Porém no registro de casamento fala que ela tinha 17 anos. Não sei se era proibido casar com 13 e mentiram a idade (acredito q sim rs) ou se é mais um daqueles casos de fake news familiares rs

Apesar que ela relatava às filhas e depois Às netas todos os horrores de casar ainda menina, parece q ainda brincava de bonecas, então tendo a acreditar...

Aqui está o registro de casamento: https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:KFSZ-VZP

Além da questão da idade, tem a divergência de nome tb, pois quando a filha Ermelinda nasceu, em 1910, ela declarou o sobrenome somo sendo CORREA e não RIBEIRO. Correa era o sobrenome da mãe dele, e RIBEIRO, do pai. Além disso, se em 1906 ela tinha 17 anos, no registro da filha, em 1910, fala que ela tinha 19 anos, ou seja, continuam não batendo as datas.

PRa complicar, no registro de casamento da mesma filha, o nome tb está MARIA CORREA, porém ali diz que ela nasceu em 1892 (super curioso esse registro de casamento, pois consta a data de nascimento dos pais dos noivos, eu nunca tinha visto rsrs), o que nos leva a 14 anos de idade em 1906...

Enfim, desculpa o texto gigante, mas aceito comentários dos colegas que estudam genealogia tb, pois essa questão dos sobrenomes é uma loucura total rs

Eu desisti de fazer a cidadania portuguesa por esses motivos, e mesmo se conseguisse resolver , minha vó jpa tem 89 anos, então achei melhor não arriscar e fomos pra italiana rs

Mas o que venho aqui REALMENTE pedir de ajuda pra vcs (e me desculpem ser tão prolixa, mas queria contextualizar tudo e contar um pouco da minha história rs) é em relação ao local de nascimento da MARIA RIBEIRO / CORREA, pois estou empacada nesta pesquisa, já que não consegui ainda descobrir a origem dela.

Ela dizia que era de Trás-os-Montes, mas no registro de casamento da Igreja fala em Louredo - Vila Real, mas não acho essa freguesia no tombo.pt...

Aqui está o registro: casamento de Manoel Gomes e Maria Ribeiro

https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6X8G-CVX4

Alguém consegue me ajudar a esclarecer o local de nascimento dela? Estou perdidinha, mas gostaria muito de continuar minhas pesquisas, independente de pedido de cidadania, pois trata-se da minha história :)

Agora que já mandei os documentos dos processos do meu ex marido e da minha filha pra Portugal, voltei a fazer as pesquisas dos meus antepassados, por isso vim aqui ver se alguém me ajuda rs

Agradeço a quem teve a paciência de ler até o final, e marco alguns colegas que sei que entendem de pesquisas rs

@AlanNogueira @CarlosASP @texaslady @eduardo_augusto

Comentários

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.