Não encontro a certidão de Nascimento do meu Avô
Boa tarde,
Meu avô nasceu em Cabo Verde em 1913, na ilha de Santo Antão. Ele nasceu e faleceu como Portugues, tendo falecido em 1969, antes na independência. Sendo inequívoco a manutenção da nacionalidade. O problema é que não estou a encontrar a sua certidão de registo, possivelmente por ter sido extraviado devido a um incêndio no cartório onde ele foi registado. Gostaria de saber se para obter a nacionalidade Portuguesa é aceitado a certidão negativa de registo, em substituição da certidão de registo original?
Obs: A certidão negativa de registo, prova que a pessoa foi registada no referido cartório, mas não foi encontrado, devido ao fato de ter-se extraviado, por motivos de incêndio, degradação, inundação, etc
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@LimaJorge
A conservatória costuma questionar certidões reconstituídas, ou seja, quando o cartório até dispõe do documento original, mas em mal estado, ou quando o cartório não dispõe mais do documento original, mas o reconstitui a partir de outras fontes.
Uma certidão negativa, dizendo que o registro existia mas não existe mais... parece-me difícil que seja aceita.
Porém: você só terá certeza se tentar. Cada processo é individual.
Tentar tem um valor definido em euros. Não tentar é de graça, mas também não dá resultado nenhum.