Processo Parado

Ola. Iniciei meu processo em outubro de 2021 para obter a nacionalidade portuguesa pelos meus avós paternos. Toda documentação foi entregue na Conservatória do Benfica em Lisboa. Passados dois anos, alem de não obter nenhuma informação o processo esta parado desde o inicio e sequer saiu da primeira fase: documentos não foram sequer analisados.

Gostatia de saber se mais alguem passa por isso e/ou sabe que como proceder, tendo em vista que nao me encontro em Portugal e nenhumcontato telefonico ou e-mail foi possivel.

Comentários

• @FernandasM13

Se o seu processo for de neta maior de idade, é assim mesmo. Fica muito tempo parado na bola 1, depois anda relativamente rápido.

No momento estão sendo concluídos (com a emissão do assento de nascimento PT) os processos que entraram em janeiro e agora alguns de fevereiro de 2021 também.

Ou seja, o seu não deve terminar antes do segundo semestre de 2024, se a carruagem continuar a andar como agora.

• FernandasM13 Acredito que esteja tudo normal, o da minha mãe é de neta e ainda está na segunda bolinha. (Abril/21)

• @FernandasM13

É normal! O meu é de jun/21 e ainda está na bolinha 2.

• Bem provável que o de vocês que começaram em 2021 termine mais rápido que o meu que é 1C filho maior que entreguei agora no final de novembro kkkkkkkkkkkkk

• @FernandasM13

Olá, boa tarde.

O do meu irmão como neto esta na bolinha 2 ainda. Receberam na conservatória de Lisboa em março de 2021. O negócio é aguardar mesmo.🙄

• @ANDREA PEPINO Então no inicio de 2024 o de seu irmão como neto vai concluir pois os de Janeiro/Fevereiro esão sendo concluidos, se tudo indicar que não terá um aumento de prazo.

• @welinty , Tomara. também estou com um processo de casamento dessa época.🙏

• Olá bom dia, me chamo Maria e gostaria que me tirasse uma dúvida!!

Dei entrada mês 2/2022 e minha residência está quase a vencer, oq faço? Já estou com os 29 meses e na bolinha 4😑 os posso fazer para que eu receba a nacionalidade, se estou no prazo máximo? Um bem haja a tds

• @Alicia2019

Dei entrada mês 2/2022 e minha residência está quase a vencer, oq faço?

Deve providenciar imediatamente a renovação da sua residência.

Já estou com os 29 meses e na bolinha 4😑 os posso fazer para que eu receba a nacionalidade, se estou no prazo máximo?

O "prazo" é apenas uma orientação geral, que o IRN já não consegue atender a muito tempo. Os processos de neto, de casamento, de residência, tendem a demorar de três anos para mais no momento. Você não disse qual é o seu tipo de processo, mas se é de fevereiro de 2022, e não for como filha de português, pode contar que seu processo não vai finalizar antes de 2025. Com muita sorte, pode ser que sim, mas não conte com a sorte.

• Olá @Alicia2019, as autorizações de residência tiveram a validade extendida, por decreto, até Junho de 2025. Por mais que a ultrapasse a data que consta no teu cartão, para o IRN você continuará tendo residência válida. Então para esse caso em específico, não precisa se preocupar. Entretanto, aconselho renovar o cartão na primeira oportunidade que surgir pois nunca sabemos o dia de amanhã.

• DanielLopesDanielLopes Member
    editado August 28

Bom dia!

Estou tentando entrar em contato para conseguir informações sobre o processo de meu avô, via Skiype, mas a chamada nem completa. Simplesmente aparece a mensagem de "Houve algum problema". Alguém mais tentando conseguir informações sobre o processo por telefone e que esteja conseguindo ligar para lá? Alguém sabe se eles desativaram essa opção de contato para descobrirmos "em quer pé" está o processo?

At.te,

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.