Emperrei em uma documentação

Olá a todos,

Estou bastante desanimado por não conseguir encontrar as certidões de casamento, óbito ou nascimento de uma pessoa na árvore genealógica da minha esposa. Gostaria muito da ajuda de vocês, pois percebi que possuem mais conhecimento do que eu nesse assunto. Abaixo, compartilho a certidão de nascimento do filho dessa pessoa.

PAIS DO JOSE: SALVIANO RIBEIRO SA SILVA E BRASILINA LOCADIA DA CONCEIÇÃO

NOME DA PESSOA PROCURADA: JOSÉ RIBEIRO DA SILVA (JOSÉ RIBEIRO)

PAIS DA ESPOSA: PORFIRIO JOSÉ DA SILVA E TEREZA MARIA DE JESUS

NOME DA ESPOSA: MARIA DAS DORES DE JESUS

ESTADO CIVIL: CASADO SOMENTE NO RELIGIOSO

OBITO: SEM DADOS

NASCIMENTO: SEM DADOS

LINK QUE ACREDITO QUE SEJA DELE: http://www.siaapm.cultura.mg.gov.br/modules/imigrantesdocs/photo.php?lid=934

LINK DE UM POSSIVEL CANDIDATO: https://digitarq.advrl.arquivos.pt/details?id=1006695



Comentários

  • @LucasMessiasFF peça o desarquivamento do processo de habilitação deste casamento em Paraguaçu Paulista (são os documentos que os noivos apresentaram para casar), provável que tenha algum documento que lhe dê mais elementos para seguir com sua busca.

    Está pesquisando para fins de nacionalidade portuguesa ou apenas genealogia?

  • Olá @AlanNogueira, tudo bem? Obrigado pelo retorno, vou verificar como posso fazer isso e a onde, estou em busca para fins de nacionalidade portuguesa!

  • @LucasMessiasFF

    Acho que precisa tomar cuidado com homônimos, pois nomes como Jose Ribeiro (da Silva) e Maria das Dores de Jesus são muito comuns. Não estou convencido que estes arquivos de um possível candidato sejam da pessoa. Esse José Ribeiro imigrante PT nasceu por volta de 1870.

    O nome da mãe do José possivelmente é Brandina (ou Blandina) Leocadia. Aparece assim em dois registros:

    Geraldo (irmão de Pedro); também registrado pela mãe apenas em 1951 (mesmo dia que registrou Pedro), mas nascido em 1937:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSJ6-D9RX-B

    No de um irmão (ou meio-irmão) Messias - que se auto registrou em Assis em 1945, mas nasceu em 1926:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CS8W-DQ1Q

    Nesse registro, Messias diz que seu pai José também nasceu em MG. O nome da mãe está um pouco diferente (Ana Maria de Jesus), mas os avós maternos são os mesmos (Porfirio e Teresa). Esse "Ana" pode ser um erro no registro, ou José pode ter casado com uma mulher, ficou viúvo e depois casou com uma irmã dela, Isso não era raro.

    Há uns registros em MG - todos da região de Pouso Alegre - que podem ser de filhas de Salviano e Blandina - o que poria o casal no Brasil nessa época. Mas não dá para cravar que é o casal certo ou mais homônimos:

    Batismo de Maria:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6XMF-DRGP

    Nascimento de Mariana:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:68PV-TL14

    Esse de Mariana está travado. Precisa ir em um Centro de História da Família (é grátis) para ter acesso:

    https://www.familysearch.org/centers/locations/#

    Há uma árvore iniciada no FS da família. Sugiro acrescentar os parentes que tiver certeza que são realmente da família. Cuidado para não embaralhar as coisas com informações e anexar registros de homônimos. Já tinham uns erros com homônimos na árvore:

    https://www.familysearch.org/tree/person/details/GFCL-N1N

  • Olá @CarlosASP@AlanNogueira, tudo bem? Obrigado pelo retorno, não entendi muito essa parte do homônimos...

    São pessoas da familia que contam historia, dizendo que ele era portugues, acreditamos que ele tenha se casado duas vezes sim, mas essa falta de documentos dele e que é estanho... Queremos montar para tirar essa sensação de é ou não é... Obrigado por esses novos fatos, entrei em contato com uma igreja para buscar esse documento para saber de fato como posso prosseguir, pois mesmo com essas informações novas ainda não consigo comprovar de fato se era Brasileiro ou não. Agradeço muito ajuda desde já, pois assim consigo novos ares, eu estou aqui em portugal caso fosse necessario buscar documentos aqui seria perfeito mas preciso achar no Brasil algo que me comprove! Lembro que falaram que ele era bem mais velho por isso achei aqui 1870 era o tempo certo...

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.