Certidao de nascimento.

Ola a todos.

Estou buscando há tempo, tentando com o arquivo distrital da Guarda para encontrar o registro de nascimento do meu avô, que era de 1912.

Consegui pela habilitação do casamento dele no Brasil a inscrição consular que me deu um pouco mais de informações e passo os dados, por se alguém tem mais facilidade que eu em encontrar, depois disso consegui encontrar o navio que chegou ao Brasil, em Santos, em 1923.

Nome: Abilio Augusto Valente,

Nascido 24/08/1912, Freguesia de Codeceiro, Guarda.

Pai: Antonio Valente e Mae: María Fermina.

Muito obrigado antecipadamente.

Comentários

  • @Andersonvalente 1912 não deve estar no Arquivo Distrital, mas na Conservatória de Guarda. Você pode contacta-los por e-mail ou se preferir pedir direto no civilonline (custa 10 euros e chega em uns 2 dias aproximadamente), para pedir siga este guia do contrário o sistema não vai deixar você fazer o pedido por tem mais de 100 anos: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

    Depois nos conte se achou. Boa sorte!

  • @AlanNogueira Muito obrigado, acabo de solicitar, espero ter a sorte de conseguir, já que esta manha me responderam por consulta feita por mail que nao encontraram, pesquisando de 1912 a 1916.

    Já contarei se consigo, mas desde já, muito obrigado pela dica.

  • @Andersonvalente o civilonline encaminha o pedido para a conservatória emitir, gostaria de estar errado mas provavelmente deve receber novamente a resposta que não foi encontrado. Como você tem a informação do local de nascimento oriunda da habilitação de casamento, eu no seu lugar expandiria a busca para alguns anos antes, pois era relativamente comum o português "rejuvenecer" na viagem para o Brasil. Os livros não estão on line, sugiro que faça um pedido de busca no arquivo distrital informando que não tem certeza da data e pedindo para buscar alguns anos (1911 e anteriores). Peça através do CRAV. A referencia é este livro: https://digitarq.adgrd.arquivos.pt/details?id=1290202

  • @AlanNogueira Muito obrigado, acabo de solicitar, espero ter a sorte de conseguir, já que esta manha me responderam por consulta feita por mail que nao encontraram, pesquisando de 1912 a 1916.

    Já contarei se consigo, mas desde já, muito obr

  • @AlanNogueira Finalmente nao consegui com a conservatória do registro civil, estou buscando mais informações para ver se consigo.

    Muito obrigado pelo apoio.

  • @Andersonvalente lamento que não tenha encontrado pela conservatória/civilonline. Diante do exposto, reitero a sugestão que lhe dei na mensagem de ontem (acima)

  • @AlanNogueira Estou tentando solicitar conforme sugerido, mas de momento está indisponivel para pesquisa, nao consegui solicitar.

    Muito obrigado pela ajuda.

  • @Andersonvalente deve ter sido algo pontual, abri agora para testar e está Ok você pode tentar novamente por favor?

  • @Guilherme Moreira @AlanNogueira , eu vou pedir uns documentos ao CRAV, mas estou confusão entre as opções de reprodução: "digital" e "fotografia digital"

    Seriam os registros de passaporte da minha trisavó, que o Guilherme encontrou :D

  • @CamilaCamila

    Não tem o processo, só consta uma ou meia página que vc pode acessar através dos links dos pedidos.

  • @Guilherme Moreira , mas pelo código não consigo solicitar o processo referente ao passaporte? Pq consegui solicitar da bisavó da minha filha por parte de pai, mas era da Ilha Terceira... Veio cópia do processo todo, inclusive um nada consta criminal e tinha até a impressão digital ela, além da foto, que eu já tinha visto na parte q estava digitalizada na internet.

  • @Guilherme Moreira no caso dele o passaporte era de Sabrosa, será que foram todas as freguesias que extraviaram? :(

  • @CamilaCamila

    Os passaportes eram emitidos pelo distrito, no caso Vila Real.

  • @Guilherme Moreira acabei resolvendo arriscar e enviei um "pedido de pesquisa" no CRAV, e para minha surpresa, recebei a seguinte resposta:

    Ex.mo(a) Senhor(a).

    Seguem, em anexo, as reproduções digitais dos registos de passaporte solicitados.

    Mais informamos que todos os livros de registo de passaporte estão disponíveis em linha através do link:

    https://digitarq.advrl.arquivos.pt/details?id=982247

    Com os melhores cumprimentos,

    Paulo Mesquita Guimarães

    (Diretor)

    E em anexo vieram as imagens da solicitação dos 2 passaportes! Infelizmente não tinha nada demais, no da avó do meu ex marido tinha até foto, mas era bem mais recente (1932).

    De qq forma foi bom pra ver que os livros já estão digitalizados, e consegui ver a imagem, tem até a altura dasm inhas antepassadas lá rs

    Eu como pesquisadora gosto de ver as imagens, então fiquei feliz 😍

  • Ola a tod@s, hoje consegui localizar a certidao de nascimento do meu avô e como havia conseguido antes o inventario de obito dos pais, para minha surpresa o nome registrado é outro, no Brasil temos como Abilio Augusto Valente e encontrei como Alipio Antonio Valente, as demais informações coincidem, agora estou contactando com o Registro Civil para ver como devo proceder para a correção.

    Obrigado pelo apoio de vcs, a pesar de nao ter conseguido como esperava, me ajudou a chegar ao documento.


  • @Andersonvalente


    Abilio Augusto e Alipio Antonio são nomes muito diferentes.

    É mais provável que você tenha encontrado, sem querer, um irmão do seu avô.

    A correção não é feita no Registro Civil português (que tem o registro de nascimento), mas sim no Registro Brasileiro. Estamos falando aí de você retificar a certidão de casamento do seu avô, a certidão de nascimento do seu pai, a certidão de casamento do seu pai, e a sua certidão de nascimento (se nela constar o nome do seu avô)... e não tenho a menor dúvida de que não conseguirá fazer isso por via administrativa. A diferença de nomes é gritante. Essencialmente só as primeiras e últimas letras do nome batem.

    Sugiro que você entre em contato com o civilonline e informe que eles enviaram a certidão incorreta - deixe eles procurarem novamente.

  • editado December 2023

    @Andersonvalente

    certamente é um irmão… sugiro que procure com mais vagar pelo registro dele na mesma freguesia através do CRAV, como já lhe sugeri em duas mensagens anteriores.

  • @eduardo_augusto @AlanNogueira , encontrei o inventario de obito dos pais e em ambos as informaçoes coincidem, a data de nascimento, local e nome dos pais, estao corretos.

    Nao consegui fazer o pedido dos batismos dessa localidade e nem os processos de passaporte.

    Estou lutando pra conseguir encontrar o passaporte, já que no listado de chegada em Santos consta o nome e sobrenome como o conheço.

    Obrigado peja ajuda.

  • @Andersonvalente

    Como disse anteriormenre, reforço:

    …eu no seu lugar expandiria a busca para alguns anos antes, pois era relativamente comum o português "rejuvenecer" na viagem para o Brasil. Os livros não estão on line, sugiro que faça um pedido de busca no arquivo distrital informando que não tem certeza da data e pedindo para buscar alguns anos (1911 e anteriores). Peça através do CRAV. A referencia é este livro: https://digitarq.adgrd.arquivos.pt/details?id=1290202

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.