Advogado

Oi pessoal!

Fui informada por dois advogados que hoje em dia o processo só pode ser feito se eu obter a ajuda de tal. Alguém sabe me dizer se já não se pode dar entrada na cidadania por si só?

A minha mãe e neta de portugueses, só que o pai não foi naturalizado como português pelos pais. Ele faleceu em 2001. Parece que precisamos passar a naturalidade para ele e depois para a minha mãe. Tem como fazermos isso por conta própria ou precisamos realmente de um advogado (a) para dar entrada no processo?

Obrigada desde já!

Comentários

  • editado December 2023

    @lumakendall


    Fui informada por dois advogados que hoje em dia o processo só pode ser feito se eu obter a ajuda de tal.

    FUJA desses dois advogados. Não é verdade que precisa de advogados. Se eles querem começar uma relação profissional com você já partindo de uma base errada, é um péssimo sinal. Aqui no fórum você encontrará todas as informações e auxílio, tudo de forma gratuita.


    A minha mãe e neta de portugueses, só que o pai não foi naturalizado como português pelos pais. Ele faleceu em 2001. Parece que precisamos passar a naturalidade para ele e depois para a minha mãe.

    Se foi isso que os advogados disseram, de novo, FUJA. A nacionalidade vai passar dos avós portugueses da sua mãe, direto para ela, pulando o pai da sua mãe. Depois que ela obtiver a nacionalidade portuguesa, você poderá também solicitar a cidadania, a partir da sua mãe.

    Veja aqui a documentação necessária: Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Netos Formulário 1D — Fórum Cidadania Portuguesa


    Tem como fazermos isso por conta própria ou precisamos realmente de um advogado (a) para dar entrada no processo?

    Perfeitamente possível fazer por conta própria e é o que recomendamos aqui no fórum.

  • Obrigada mesmo pela ajuda 😆

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.