Cidadania para Neto

Boa tarde!

Tenho que fazer a averbação do casamento do avô português para solicitar a cidadania para um neto?

Outra dúvida, o assentamento que tenho consta a data de nascimento como 30/06/1930 e na certidão de casamento 16/06/1930, essa divergência precisa ser corrigida na certidão de casamento ou pode ser que seja o conservatório não faça essa exigência?


Obrigada

Comentários

  • @Silvia_Ferros


    Tenho que fazer a averbação do casamento do avô português para solicitar a cidadania para um neto?

    Regra geral: se o português se casou com uma brasileira e ele foi o declarante do nascimento do próprio filho, geralmente não é exigida a transcrição. Mas lembro que o conservador pode exigir que a transcrição seja feita. O ideal é que você disponha dos documentos para fazer a transcrição, caso ela seja solicitada durante o processo.


    Outra dúvida, o assentamento que tenho consta a data de nascimento como 30/06/1930 e na certidão de casamento 16/06/1930, essa divergência precisa ser corrigida na certidão de casamento ou pode ser que seja o conservatório não faça essa exigência?

    Deveria sim corrigir. Se for fazer a transcrição, melhor corrigir antes de fazer a transcrição. Pior cenário para você: não fazer a transcrição, não fazer a correção, e o conservador exigir que tanto a transcrição quanto a correção sejam feitas. Outro cenário ruim: fazer a transcrição sem corrigir a data (porque alguém pode deixar passar, por descuido ou por não achar importante), e o conservador do processo de nacionalidade exigir que a correção seja feita. Aí terá que corrigir a certidão de casamento brasileira, corrigir a transcrição... enfim...

    Melhor corrigir, minha opinião.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.