Sistema on-line de pedidos de nacionalidade

Prezados, saudações.

Alguém poderia dizer o que muda, a partir dessa nova exigência, para os cidadão que já solicitaram ou irão solicitar nacionalidade diretamente, sem o auxílio de advogados?

https://irn.justica.gov.pt/Noticias-do-IRN/Nacionalidade-pedido-online-passa-a-ser-obrigatorio-para-mandatarios

Comentários

  • @clovis2003


    Alguém poderia dizer o que muda, a partir dessa nova exigência, para os cidadão que já solicitaram ou irão solicitar nacionalidade diretamente, sem o auxílio de advogados?

    Absolutamente nada.

  • @eduardo_augusto , grato pela resposta.

    Então estão mantidos os mesmos procedimentos de envio físico da documentação? Esse sistema é apenas para advogados?

  • editado December 2023

    @clovis2003

    O sistema de envio online é exclusivo para advogados e solicitadores inscritos nas respectivas Ordens profissionais portuguesas - não confundir com "despachantes" e "assessorias", que podem ou não ter advogados ou solicitadores em seus quadros.

    Nós particulares continuamos podendo enviar nossos processos de forma física, pelos Correios/DHL (via que recomendo) ou até mesmo entregando pessoalmente (não recomendo).

    Se você quiser distribuir seu processo de forma online terá que contratar um advogado ou solicitador portugues que tenha acesso ao respectivo sistema (o que obviamente terá custo), cabendo exclusivamente a você decidir quanto a isso.

    Não há vantagem quanto a tempo de conclusão do processo em qualquer das modalidades, o IRN declarou que analisa os pedidos pela ordem de entrada. Algumas pessoas relatam que os andamentos ("bolinhas") dos processos andam mais rapidamente na via online, mas o IRN declara que serão decididos pela ordem cronologica, ou seja, devem finalizar em prazos semelhantes.

  • @AlanNogueira , obrigado! Muito esclarecedor.

  • A entrega pessoalmente no balcão da conservatória ainda será permitida?

  • @helenice

    Sim, nada mudou para o pedido do cidadão comum.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.