Saiuuuuuuuuu
Olá amigos, desta comunidade tão conceituada, gostaria de informá-los que acabei de receber o email do Consulado do Rio comunicando e parabenizando pela conclusão do meu casamento e da minha nacionalidade.
Minha documentação foi enviada em 13/10/2011 para o Consulado do Rio e em 13/03/2012 retornou em exigência da Transcrição de Casamento, pois por falha minha não havia enviado o formulário solicitando a Transcrição.
Em 20/03/2012 retornei para o Consulado a documentação juntamente com o formulário preenchido solicitando a Transcrição de Casamento, reconhecido em cartório a assinatura, a certidão do nubente e a Certidão de Casamento de inteiro teor.
Hoje, 15/05/2012 recebi o email do Consulado dando como concluido meus processos de Nacionalidade e Transcrição, com tudo isso o meu processo durou 7 meses pelo Consulado.
Paguei hoje a taxa para solicitar o Cartão Cidadão no valor de 77,24. Tenho que aguardar eles retornarem agendando.
Único problema é que preciso fazer a Homologação de minha separação em Portugal, por este motivo minha cidadania foi concluida com o nome de casada, o que não impede em nada meus filhos iniciarem seus processos. Pois por problemas financeiros vou aguardar.
Agradeço a todos vcs a atenção e a paciência e espero de alguma forma contribuir para que esta comunidade continue ajudando e passando as experiências para todos aqueles que necessitem de ajuda.
Mais uma Portuguesa no Brasil.
Um grande abraço a todos.
em tempo: Saberiam me informar quando eu vou receber a minha Certidão Portuguesa? Se é que vou receber, ou eu teria que pedir.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Quanto à certidão, também fiz pelo RJ e não recebi absolutamente nada. Liguei e escrevi e-mail para lá, explicando que gostaria de ter acesso à certidão até mesmo para conferir se os dados ficaram corretos (não é por acaso que, fazendo um registro lá em PT, o utente recebe por carta a certidão). Disseram-me que teria que solicitar a certidão em carta ao Consulado, depois pagar um boleto e só então receber (o que levaria meses, por isso desisti). Arrisquei fazer o cartão do cidadão sem ter certidão mesmo...
Fique atenta ao agendamento: é possível que, pago o boleto, você não seja contactada, mas sim tenha que fazer o agendamento pelo link que aparecerá no "consulado online" após o banco confirmar o pagamento.
Desculpe-me por uma pergunta: vc teve auxílio de despachantes? Pergunto isso por um motivo simples: em outubro de 2011 o Consulado do RJ estava com o serviço suspenso, supostamente sem receber novos processos. Eu mesmo tive de esperar até março deste ano para mandar, sendo que já estava com a documentação reunida desde setembro de 2011. Estou concluíndo, então, que os serviços não foram suspensos para os "profissionais" do ramo...
Quanto às testemunhas, o Carlos Alberto falou tudo: as testemunhas só seriam necessárias se você não tivesse qualquer documento português ou brasileiro. Naturalmente, como seu processo foi concluído agora, você não tem nenhum documento português, mas poderá se identificar com um simples RG (como eu fiz) ou carteira de motorista brasileira, por exemplo.
Quanto aos documentos, o e-mail de conclusão eu também levei, mas ninguém pediu... creio que seja importante caso vc tenha algum problema, pois, como você bem notou, lá cada um fala uma coisa e ninguém se entende. É bom guardar prova de tudo, porque eles são péssimos no trato. Os atendentes internos são ainda muito menos amistosos do que os atendentes da central telefônica. Vi gente que pagou um boleto com valor menor um pouco, enviado por erro do próprio Consulado, e que ouviram dos atendentes um solene "não posso fazer nada, não fui que errei". Eu só precisei da identidade brasileira e do boleto do cartão do cidadão original pago. Por via das dúvudas, levei também o e-mail de conclusão e a página da data de agendamento impressa (mas não precisei).
Se você já tiver pago o boleto, vai no consulado online que a opção de agendamento já deve estar liberada...
Boa sorte e parabéns de novo!!
deve chegar em até 40 dias depois da solicitação presencial (sem
urgência. Após, sua chegada, você pode marcar a retirada e,
simultaneamente, o pedido de passaporte (ambos presencialmente). O
passaporte chega em casa em torno de 15 dias depois (sem urgência).
Mas é aquilo: isso foi dito por um dos atendentes. É provavel que cada um dos outros tenha uma informação diferente hehehe...