Saiuuuuuuuuu

Olá amigos, desta comunidade tão conceituada, gostaria de informá-los que acabei de receber o email do Consulado do Rio comunicando e parabenizando pela conclusão do meu casamento e da minha nacionalidade.

Minha documentação foi enviada em 13/10/2011 para o Consulado do Rio e em 13/03/2012 retornou em exigência da Transcrição de Casamento, pois  por falha minha não havia enviado o formulário solicitando a Transcrição.

Em 20/03/2012 retornei para o Consulado a documentação juntamente com o formulário preenchido solicitando a Transcrição de Casamento, reconhecido em cartório a assinatura, a certidão do nubente e a Certidão de Casamento de inteiro teor.

Hoje, 15/05/2012 recebi o email do Consulado dando como concluido meus processos de Nacionalidade e Transcrição, com tudo isso o meu processo durou 7 meses pelo Consulado.

Paguei hoje a taxa para solicitar o Cartão Cidadão no valor de 77,24. Tenho que aguardar eles retornarem agendando.

Único problema é que preciso fazer a Homologação de minha separação em Portugal, por este motivo minha cidadania foi concluida com o nome de casada, o que não impede em nada meus filhos iniciarem seus processos. Pois por problemas financeiros vou aguardar.

Agradeço a todos vcs a atenção e a paciência e espero de alguma forma contribuir para que esta comunidade continue ajudando e passando as experiências para todos aqueles que necessitem de ajuda.

Mais uma Portuguesa no Brasil.

Um grande abraço a todos.

em tempo:  Saberiam me informar quando eu vou receber a minha Certidão Portuguesa? Se é que vou receber, ou eu teria que pedir.

Comentários

• Parabéns Angela!!

Quanto à certidão, também fiz pelo RJ e não recebi absolutamente nada. Liguei e escrevi e-mail para lá, explicando que gostaria de ter acesso à certidão até mesmo para conferir se os dados ficaram corretos (não é por acaso que, fazendo um registro lá em PT, o utente recebe por carta a certidão). Disseram-me que teria que solicitar a certidão em carta ao Consulado, depois pagar um boleto e só então receber (o que levaria meses, por isso desisti). Arrisquei fazer o cartão do cidadão sem ter certidão mesmo...

Fique atenta ao agendamento: é possível que, pago o boleto, você não seja contactada, mas sim tenha que fazer o agendamento pelo link que aparecerá no "consulado online" após o banco confirmar o pagamento.

Desculpe-me por uma pergunta: vc teve auxílio de despachantes? Pergunto isso por um motivo simples: em outubro de 2011 o Consulado do RJ estava com o serviço suspenso, supostamente sem receber novos processos. Eu mesmo tive de esperar até março deste ano para mandar, sendo que já estava com a documentação reunida desde setembro de 2011. Estou concluíndo, então, que os serviços não foram suspensos para os "profissionais" do ramo...
  • Olá  Filipe

Ainda tem mais essa, teremos que pagar para receber a Certidão Portuguesa?  Não aguento mais gastar tanto dinheiro.

Não tive não ajuda de despachantes, fiz tudo sozinha com o auxílio de informações da comunidade, dei entrada em 13/10/2011, mandei a documentação pelo Correio por Sedex 10, no dia seguinte liguei para o Consulado e confirmaram o recebimento da minha documentação. Com certeza os serviços não foram suspensos, pois receberam a minha documentação sem problemas.  Não acredite muito não nas informações dadas pelo telefone do Consulado, pois no dia 14/05 telefonei para saber do andamento da minha Transcrição de Casamento enviada em 20/3/2012 e simplesmente a atendente me informou que estavam analisando as exigências enviadas em Dezembro de 2011 e no entanto no dia seguinte, dia 15/05/2012 recebi o email do Consulado me parabenizando pela conclusão.  Aquelas atendentes não sabem de nada e nos tratam com maior má vontade.

Quanto ao Cartão Cidadão, liguei para o Consulado e me informaram para levar cópia deste email recebido dando como concluido a minha Cidadania, pagar o boleto no valor de 77,24, e aguardar o recebimento do boleto pago para entrar online e agendar.

Li no site que no dia do agendamento eu teria que levar uma testemunha, sabes me dizer se é isto mesmo e quais outros documentos eu teria que levar.

Um grande abraço e Boa sorte.
  • Ola Angela,
    Meus parabéns!!!

Vc por acaso sabe qt tempo deve levar ao todo para concluir cartão cidadão e passaporte?

Obrigado.
  • Glauco,

Vou saber agora dia 18/05, está agendado o Cartão Cidadão e ai então eu vou me informar e te falo logo a seguir.

Abraços.
  • Obrigado, Angela!
  • Oi Angela ,

Parabens!

Não precisa levar testemunha, não.Basta levar seu doc de identidade com foto.Provavelmente irão pedir 2 fotos 3x4 para a inscrição consular, se não tiver tira na hora, na loja,embaixo do consulado.O cartão do cidadão leva em média 10/14 dias e voce receberá a carta pin em casa e o retirará no consulado através de novo agendamento.

Abraços

Carlos Ferreira
  • Olá Carlos,

Valeu pela informação, pois liguei para o Consulado e me informaram para eu levar o email recebido dando como concluido a minha cidadania e identidade, quanto a testemunha li no site.

Muito grata, um grande abraço.
  • imageAngela Escobar Escobar:
    Olá  Filipe

Ainda tem mais essa, teremos que pagar para receber a Certidão Portuguesa?  Não aguento mais gastar tanto dinheiro.

Não tive não ajuda de despachantes, fiz tudo sozinha com o auxílio de informações da comunidade, dei entrada em 13/10/2011, mandei a documentação pelo Correio por Sedex 10, no dia seguinte liguei para o Consulado e confirmaram o recebimento da minha documentação. Com certeza os serviços não foram suspensos, pois receberam a minha documentação sem problemas.  Não acredite muito não nas informações dadas pelo telefone do Consulado, pois no dia 14/05 telefonei para saber do andamento da minha Transcrição de Casamento enviada em 20/3/2012 e simplesmente a atendente me informou que estavam analisando as exigências enviadas em Dezembro de 2011 e no entanto no dia seguinte, dia 15/05/2012 recebi o email do Consulado me parabenizando pela conclusão.  Aquelas atendentes não sabem de nada e nos tratam com maior má vontade.

Quanto ao Cartão Cidadão, liguei para o Consulado e me informaram para levar cópia deste email recebido dando como concluido a minha Cidadania, pagar o boleto no valor de 77,24, e aguardar o recebimento do boleto pago para entrar online e agendar.

Li no site que no dia do agendamento eu teria que levar uma testemunha, sabes me dizer se é isto mesmo e quais outros documentos eu teria que levar.

Um grande abraço e Boa sorte.
    Angela,

Quanto às testemunhas, o Carlos Alberto falou tudo: as testemunhas só seriam necessárias se você não tivesse qualquer documento português ou brasileiro. Naturalmente, como seu processo foi concluído agora, você não tem nenhum documento português, mas poderá se identificar com um simples RG (como eu fiz) ou carteira de motorista brasileira, por exemplo.

Quanto aos documentos, o e-mail de conclusão eu também levei, mas ninguém pediu... creio que seja importante caso vc tenha algum problema, pois, como você bem notou, lá cada um fala uma coisa e ninguém se entende. É bom guardar prova de tudo, porque eles são péssimos no trato. Os atendentes internos são ainda muito menos amistosos do que os atendentes da central telefônica. Vi gente que pagou um boleto com valor menor um pouco, enviado por erro do próprio Consulado, e que ouviram dos atendentes um solene "não posso fazer nada, não fui que errei". Eu só precisei da identidade brasileira e do boleto do cartão do cidadão original pago. Por via das dúvudas, levei também o e-mail de conclusão e a página da data de agendamento impressa (mas não precisei).

Se você já tiver pago o boleto, vai no consulado online que a opção de agendamento já deve estar liberada...

Boa sorte e parabéns de novo!!
  • imageGlauco Romano ♫:
    Ola Angela,
    Meus parabéns!!!

Vc por acaso sabe qt tempo deve levar ao todo para concluir cartão cidadão e passaporte?

Obrigado.
    imageAngela Escobar Escobar:
    Glauco,

Vou saber agora dia 18/05, está agendado o Cartão Cidadão e ai então eu vou me informar e te falo logo a seguir.

Abraços.

No sistema do RJ, de acordo com o atendente do Consulado, a carta pin
    deve chegar em até 40 dias depois da solicitação presencial (sem
    urgência. Após, sua chegada, você pode marcar a retirada e,
    simultaneamente, o pedido de passaporte (ambos presencialmente). O
    passaporte chega em casa em torno de 15 dias depois (sem urgência).

Mas é aquilo: isso foi dito por um dos atendentes. É provavel que cada um dos outros tenha uma informação diferente hehehe...
  • Olá Glauco,

Serão exatamente mais ou menos 40 dias para receber o Cartão Cidadão e o Passaporte.   Hoje dei entrada no Cartão Cidadão e eles me disseram que daqui a 20 dias recebo uma carta registrada em casa, imagino ser a PIN, então com esta carta eu entro no Consulado Online, pago o a taxa  e agendo para solicitar  o Passaporte para o mesmo dia  que irei receber o Cartão Cidadão.  Depois de 20 dias vou receber o Passaporte.  Isso é o que eles disseram.  Enfim, está chegando o final desta novela.

O rapaz que me atendeu foi muito gentil e a meu pedido tirou uma cópia  da minha Certidão de Nascimento de Portugal e me deu.

Um abraço a todos.

• O único problema no meu caso é que tudo meu sairá com o nome de Casada, enquanto eu não homologar em Portugal minha Separação e meu Divórcio fica constando lá eu ser casada. Só que esta brincadeira fica muito cara e no momento não mexerei nisto.  Toda minha documentação aqui no Brasil está com o nome de Solteira, pois ao me separar voltei a usar meu nome de solteira.  O rapaz do Consulado me aconselhou que ao pegar o Passaporte pedir uma declaração ao Consulado confirmando a utilização dos dois nomes (o de solteira e o de casada), pois meus documentos não irão bater com o Cartão Cidadão e o Passaporte. Mas me garantiu que isto não será problema.
    Agora irei dar entrada nos processos de meus 2 filhos para logo depois entrar com o processo de meu neto. Todos por Atribuição.

Grata por toda ajuda desta Comunidade já pertenço agora a Comunidade dos que possuem a Cidadania, mas não largarei esta aqui , entarei ajudar com minha experiência no que for possível.

Bom Final de semana a todos..
  • parabéns angela
  • Parabéns Angela
    Tenho certeza que voce vai fazer um bom uso da Nacionalidade Portuguesa.
    Feliz 2012 para voce e toda familia.
  • Muito obrigado Angela.
    Sua informação completa :)

Agora dá pra ter noção real doas etapas e prazos.

Bom fim de semana!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.