Formulario do pagamento da taxa do IRN precisa ter firma reconhecida e apostilamento?

Estou fazendo o processo para minha mãe e fiquei com esta dúvida, pois antes de efetuar o pagamento, preenchi o formulário 1-C, reconheci firma e apostilei.

No caso preenchemos, reconhecemos firma e apostilamos este documento, que é o mencionado no site justica.gov.pt:


Agora farei o pagamento da taxa de 175 Euros via link: https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

Pesquisando aqui no fórum vi que após o pagamento, o link gera um novo formulário. Irei anexá-lo ao envio. Este formulário precisa também ter firma autenticada e apostilamento?


Fernando

Comentários

  • @Fernando_Moreira ,

    Você pode anexar o formulário que irá receber por email e/ou imprimir o email de confirmação de pagamento que recebeu. Não é necessário apostilar.

  • Acabei de gerar o pagamento e vi que o formulário é o mesmo, com a exceção de que a informação de pagamento via cartão de crédito vem no cabeçalho do documento e não possui o quadro 6.


    Pensei em somente substituir a primeira página do documento contendo o cabeçalho. Se alguém puder me orientar agradeço.

  • @Fernando_Moreira

    Como a texaslady disse, apenas anexe o formulário (em branco mesmo) gerado após o pagamento ao outro formulário já preenchido com assinatura e reconhecimento.

    Servirá apenas para conferir onde e quando o pagamento da taxa foi feito e associar esse pagamento ao processo de sua mãe.

    Nenhum deles precisava ser apostilado, mas pode usar o que foi apostilado.

  • @Fernando_Moreira , vc falou em substituir a primeira página, mas nas informações de preenchimento diz que tem que ser impresso frente e verso... não sei se isso pode dar problema, mas eu imprimi conforme a orientação no próprio formulário. Não apostilei pq os colegas foristas me esclareceram q não precisava.

  • editado December 2023

    @CamilaMacri @Fernando_Moreira @CarlosASP @texaslady


    Pessoal, não se estressem com detalhes...

    Preencheu o formulário baixado do site do IRN, assinou, reconheceu firma, e recebeu depois por email o formulário com a comprovação de pagamento? não tem problema. é só imprimir o formulário com a comprovação de pagamento e mandar junto. não tem mistério. folhinha solta. na verdade isso é só para facilitar a vida deles. de qualquer maneira, quando chega um formulário lá, eles precisam conferir se o pagamento foi efetuado. não é o fato de estar ou não impresso no formulário que garante que o pagamento foi feito...

    Se vocês observarem, o que vem impresso no formulário são as mesmas informacoes que chegam por email... no meu caso: por alguma diferença de versão do PDF, eu não conseguia digitar no formulário que recebi por email. sem problema. peguei o formulário no site do IRN, que dava para digitar... e no cabeçalho inclui uma caixa de texto com as informações de pagamento. sem problema, tá lá, foi recebido, foi registrado, tá aguardando a análise.

    problema é querer dar entrada no processo sem ter os certificados exigidos. problema é um certificado dizer que a pessoa se chama joão e outro certificado dizer que a pessoa se chama josé...

    Vejo aqui tantas perguntas, "mas o formulário tem que ser colorido? puxa, mas já imprimi em preto e branco!", "ah, mas tem que assinar com tinta azul? puxa, assinei com tinta preta"... detalhes, detalhes. o processo não é julgado com base nisso!

    o processo (de neto) leva três anos, guardem o estresse para a espera :-) :-)

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.