Transcrição de casamento

A cidadania portuguesa de meu pai foi concluída recentemente e os filhos entrarão com a solicitação de cidadania. Gostaria de esclarecer algumas dúvidas em relação a documentação exigida para o pedido de nacionalidade por atribuição para maiores de 18 anos. Meu pai(português) e minha mãe(não portuguesa) casaram, mas hoje são separados judicialmente.

É necessário que meu pai faça a transcrição de casamento para que seja possível que os filhos possam entrar com o pedido de cidadania por atribuição? Uma "Certidão de Nascimento (Digitada) com averbamento atualizado quanto o estado civil" de minha mãe(não portuguesa) é suficiente?

Comentários

  • @Luis_Felipe_Borges


    Você solicitará a cidadania portuguesa a partir do seu pai, que é Português. Você deve observar o seguinte ponto:


    • Foi o seu pai que declarou o seu nascimento, ou seja, quando você nasceu, ele foi no cartório e te registrou?

    Caso positivo, a filiação pelo lado português está estabelecida e você não precisa de mais nada para fins de nacionalidade. Para o seu processo, você sendo maior de idade, não é necessário enviar nenhum documento da sua mãe.


    Lembro apenas que por lei, manter o registro civil atualizado é uma obrigação de todo cidadão português. Por isso, embora para obtenção da nacionalidade não seja necessário no seu caso específico, seu pai deve assim que possível, transcrever o casamento.


    Observação: é muito raro que o homem mude de nome ao se casar. Mas se por acaso o seu pai adotou o sobrenome da sua mãe quando se casaram, nesse caso sim, seria preciso fazer a transcrição primeiro, para justificar a mudança de nome.


    Boa sorte!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.