Dúvidas sobre mudança de sobrenome e procurar sobre parentes

Olá, tenho duas questões.

Eu consigo pegar o sobrenome de algum antapassado? Se minha mãe pegar o sobrenome do bisavô dela por exemplo, que eles não passaram a frente. Nós só ficamos com o Cardoso.

E eu queria encontrar mais coisas sobre eles, até agora eu sei que:

Nome: Gaspar Cardoso Garcez Maldonado

Nascimento: 1907 em Portela, Penafiel

Pais: Rodrigo Cardoso Garcez Maldonado e Eugenia P Coelho

Veio para o Rio de Janeiro, Brasil em 1952.

Provavelmente teve irmãos. Segundo parte da familia, se chamavam: Agostinho Garcez, Anna Cardoso Garcez Maldonado, Maria Cardoso Garcez Maldonado.

Tenho dúvidas se ele se casou em Portugal ou aqui no Brasil, mas falaram que sua esposa era Felicidade Ferreira.

Achei o passaporte dele no Family Search ano passado, desde então minha familia tenta incluir o que sabemos, mas meu sonho descobrir mais sobre eles, cresci ouvindo sobre e decidi começar a pesquisar.


Comentários

  • editado December 2023

    @KamilleGomes


    Registro de batismo do Gaspar: PT-ADPRT-PRQ-PPNF27-001-0008_m0117.tif - Registos de baptismos - (arquivos.pt)

    (registro numero 10, do lado esquerdo)

    A primeira averbação não estou conseguindo ler, a segunda se refere ao óbito. Faleceu em Penafiel, ou seja, ele voltou para Portugal no fim da vida.

    A primeira averbação provavelmente é o casamento.

    Os nossos magos @Kleber Silva Aguiar @Guilherme Moreira e @AlanNogueira podem te ajudar a decifrar

    A data de nascimento parece ser 26 de setembro, não 28.

  • @eduardo_augusto @KamilleGomes

    A digitalização está bem ruim, mas quando você pedir a certidão eles irão conseguir ler pois estão de posse do original e assim vai vir a informação correta.

    Mas forçando as vistas dá pra ler que a primeira averbação é mesmo o casamento, diz que casou-se no Posto... deste Concelho com Maria Moreira de Freitas... e a data parece ser 3 de junho de 1936.

  • @KamilleGomes


    Uma vez que ele tinha menos de 60 anos quando veio para o Brasil, e como veio para o Rio de Janeiro, você pode tentar obter o prontuário de registro de estrangeiro dele. Talvez traga alguma informação adicional.

    Entre no site, cadastre-se e siga as orientações.


    Arquivo Nacional - Sistema de Atendimento ao Usuário (an.gov.br)

    Prontuário de Registro de Estrangeiros

    Prontuário de Registro de Estrangeiros são processos para a aquisição da carteira de identidade de estrangeiros, que podem conter formulários, documentos e informações variadas a respeito dos titulares.

    Para solicitar um prontuário de registro de estrangeiros (RE, SRE, Carteira modelo 19) são necessários: nome completo do estrangeiro, a filiação, data de nascimento e a cidade/estado de residência no Brasil ou em que o estrangeiro possa ter feito o registro (lembrando que nem sempre era o mesmo local do desembarque).

    Caso possua os dados necessários, localize no Menu a opção Solicitar, e crie sua Solicitação de Pesquisa. Sua solicitação receberá um número para seu acompanhamento, e todas as etapas e informações necessárias serão enviadas ao email cadastrado.


    --> quando for solicitar, no campo "Objetivo da pesquisa" escolha a opção "Pesquisa para defesa de direitos" e selecione a opção "Cópia digital".


    Boa sorte!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.