Entrega de documentos pessoalmente em Portugal

Olá a todos,

Vou entregar,pessoalmente em Portugal, os documentos de solicitação de Cidadania como neta.

Por gentileza me informem se posso assinar e pagar o requerimento, no momento da entrega,ou se devo fazer a assinatura em cartório aqui no Brasil, e pagar na plataforma.

Outra dúvida, posso transcrever meu casamento, ocorrido no Brasil, mesmo antes de ter a cidadania ?

Comentários

  • @Lys


    Péssima ideia entregar pessoalmente, a menos que você esteja indo para ficar bastante tempo em Portugal. Se for uma curta viagem de turismo, não vale a pena. Na CRC e na ACP, as filas dão voltas no quarteirão, as pessoas chegam de madrugada para pegar senha. E nas conservatórias menores, volta e meia tem greve. A situação está caótica. O nível de frustração é enorme. Pode ser que você dê sorte e encontre tudo vazio? Pode. Mas pode ser também que chegue lá e dê de cara com um cartaz de greve.


    Por gentileza me informem se posso assinar e pagar o requerimento, no momento da entrega,ou se devo fazer a assinatura em cartório aqui no Brasil, e pagar na plataforma.

    Segundo relato de um colega já há algum tempo, é possível pagar na própria conservatória, mas essas são regras que mudam. Talvez alguém que tenha entregue mais recentemente possa dar alguma orientação. Quanto a assinatura, você pode assinar na frente do funcionário da Conservatória (lembre de levar seu passaporte) e aí não tem necessidade de reconhecimento de firma no cartório.


    Outra dúvida, posso transcrever meu casamento, ocorrido no Brasil, mesmo antes de ter a cidadania ?

    Transcrição significa inserir um registro efetuado no exterior, no registro civil português. Se você não tem cidadania, você não tem registro civil português, sendo portanto impossível fazer transcrição.

  • @Lys tem gente que incentiva e até “glamouriza” a entrega pessoal. Se ficar uma manhã (ou mais) em uma fila de uma repartição publica estrangeira for uma experiência “imperdível” para você, então vá em frente. Já vi relatos maravilhosos de como é “fantástico” ter tido essa experiência só porque foi fora do Brasil, se fosse em uma repartição pública brasileira qualquer certamente seriam só xingamentos pela demora “absurda” hahahaha.

    Mas no geral é isso aí que o @eduardo_augusto explicou. Eu, ainda que morasse do lado da CRC ou da ACP, mandaria pelos correios ou DHL, pois na há vantagem alguma em esperar na fila além de sair com a senha de acompanhamento na hora (pelos correios vai recebê-la por email em uns 10 dias).

  • @AlanNogueira tudo bem ?

    Relmente ficou confuso, vi aqui mesmo no Fórum, que podemos ganhar até 4 meses entregando pessoalmente, o que justifica as filas (nao tão gigantes segundo os mesmos relatos).Também vi aqui que pessoas podem esperar meses para receber a senha de acesso .

  • @Lys

    O recebimento da senha não impacta na velocidade do processamento.

    Os processos são analisados por ordem de entrada, seja presencial, correios ou online. Um processo que chegar lá por correio ou DHL no mesmo dia que você entregar o seu na fila vai ser processado junto com o seu - independente de quando a pessoa receber a senha.

    Receber a senha antes só te vai permitir ficar olhando o seu processo ficar parado na bolinha 1.

    O que interessa num processo é o tempo total; netos estão levando quase 3 anos. Estão terminando agora (com a criação do assento de nascimento PT) os que entraram em janeiro de 2021.

    Na maioria dos casos, só mesmo quando chega na bola 4 que começa a fazer diferença e é bom acompanhar com mais frequência. Pois é na fase 4 que o processo cai ou não em exigência. Aí é bom saber logo se caiu em exigência para poder tratar de resolver.

    Até existe uma plataforma de marcação de horários para vários serviços. Você vai escolhendo no menu IRN, motivo, distrito etc, até achar pedido de nacionalidade para particular nos Registos Centrais de Lisboa. Mas é muito difícil achar um horário. Já vi muita gente tentando e ninguém conseguiu, Não vá marcar para outro lugar pois aí é pior ainda: vai pessoalmente entregar e depois vai ter que esperar esse lugar reenviar para os Registos Centrais de Lisboa (por ser neto). Acredite que tem gente que acaba fazendo isso e depois não entende por que demorou mais ainda:

    https://siga.marcacaodeatendimento.pt/

  • editado November 2023

    @Lys como disse o @CarlosASP os processos levam 3 anos, não tem porque ter pressa para pegar a senha. Nos correios houve um tempo sim que as senhas levavam 3 meses ou mais, porém atualmente se você olhar a planilha de netos aqui do fórum tem muita gente relatando senha com 1 ou 2 dias no último mês. Se está com muita vontade de ir pessoalmente não se acanhe…kkkk Eu também as vezes fico com vontade de pegar uma fila, mas não ando muito não… tem uma caixa econômica aqui pertinho que dia de pagamento é uma beleza kkkkk

  • @AlanNogueira ,

    Obrigada pelo retorno, mas se a intenção foi ser " engraçado" ...Caixa Econômica....glamour....experiência fantástica, adorar filas, seu propósito não foi atingido .

    Acredito que as pessoas que acessam o Fórum, em geral, são instruídas e desprezam a mediocridade referente a "procurar filas"e possuem um nível de humor mais elevado e criativo.

  • editado December 2023

    @Lys este é um fórum de nacionalidade portuguesa com colegas experientes e que compartilham seus conhecimentos gratuitamente e de bom grado quem procura. Se os conselhos para que envie por correio/DHL não lhe servem, as informações passadas (como o prazo atual para entrega das senhas) você não considera relevantes e o "humor" não lhe agrada, basta apenas ignorar a resposta, como fez com os demais foristas que gentilmente a responderam acima :-) Boa sorte em sua jornada!

  • @Lys estou há alguns anos nessa, tenho conhecidos que entregaram pessoalmente e não adiantou nada. Tem que enfrentar uma repartiçao pública "enjoada" igual as que temos no brasil (aprendemos com eles né) e no final demora igual. Hoje aparentemente o que acelera mesmo é o processo online, via advogado. De qualquer forma, caso vc entregue pessoalmente mesmo, por favor, compartilhe com a gente sua experiencia. boa sorte!

  • @Bru_ Obrigada por compartilhar sua experiência,valeu !

  • @Bru_

    O processo online acelera a digitalização, pois já chega digitalizado e vai direto para a bola 2. Mas depois deve caminhar no mesmo ritmo que os "comuns", com a apreciação sendo baseada na data de entrada - e não na data em que foi "digitalizado".

    Não é muito diferente da coisa de ir pessoalmente e sair com a senha na hora ao invés de ter que esperar receber por e-mail. No fim, dá no mesmo em termos de tempo total até a aprovação final.

    O resto, até prova em contrário (e prova não é um post não verificado aqui ou acolá dizendo que aconteceu), é papo de certos advogados se alimentando da ansiedade das pessoas para vender serviços. Há bons e maus advogados, como em qualquer profissão.

    Como demora um tempo para essas coisas ficarem mais evidentes, nesse meio tempo os "maus profissionais" vão se aproveitando disso para ganhar um $$ fazendo promessas que nem sabem se vão poder cumprir. E sempre haverá pessoas que caem nessas armadilhas; é infalível pois tem gente que adora receber a resposta que gostaria de ouvir, independente do que a realidade possa apontar.

  • @CarlosASP Voce tem razão!!

  • @carlosASP

    Obrigada !

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.