Transcrição segundo casamento

Bom dia,

Minha mãe tem nacionalidade portuguesa e vai se mudar para Portugal daqui 1 ano. Ela inventou de casar de novo e vai levar o marido com ela pra morar em Portugal. Ela ja teve um casamento há muitos anos atrás mas nunca fez a transcrição, ela se divorciou e se casou no civil com o cônjuge atual.

Nossa duvida : para fazer a transcrição do casamento atual, é necessário fazer a transcrição do antigo casamento/divorcio ? Se sim, quais são os documentos/processo ? Da pra fazer tudo de uma vez so ?

Agradeço pela atenção!

Rafael

Comentários

  • @rafael97


    Para fins de nacionalidade, segundo um parecer do IRN, em certos casos os registros civis podem ser feitos fora de ordem. Mas isso depende da avaliacao do conservador, e na pratica, via de regra, terminam exigindo que tudo seja feito na ordem mesmo.

    Mas para outros fins, nao tem jeito. Tem que seguir a ordem: transcreve o primeiro casamento, homologa o divorcio, transcreve o segundo casamento.

    Quanto a fazer "tudo junto": a homologacao do divorcio só pode ser feita por um advogado inscrito na Ordem dos Advogados de Portugal. O que voce pode fazer é consultar um advogado e perguntar se ele pode cuidar de tudo, ponta a ponta. Obviamente o advogado vai cobrar, cabe a vc julgar se vale a pena. As transcricoes podem ser feitas pelo proprio interessado diretamente - no caso, pela sua mae.

    Boa sorte!

  • Terá que transcrever o primeiro casamento, homologar judicialmente o divórcio e ai sim, poderá transcrever o segundo casamento.

    Só precisa de advogado para homologar o divorcio. o resto pode tratar sem acessoria

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.