Busca certidão de nascimento/batismo - Maria Julia Guimarães

Caros amigos,

Estou buscando a certidão de nascimento/batismo da minha bisavó Maria Julia Guimarães. Eu possuo a certidão de casamento brasileira. O problema é que o documento não fala nada sobre a região/localidade, apenas relata sua nacionalidade. Mesmo assim, eu consegui essas informações:

Ano de Nascimento: 1886

Nome do Pai: João da Costa Guimarães 

Nome da Mãe: Maria da Conceição Guimarães 

Ao aprofundar as pesquisas com os dados obtidos da certidão de casamento da minha bisavó, encontrei a certidão de casamento brasileira de sua irmã Aurora Guimarães também nascida em Portugal, ela foi batizada na Paróquia Santa Bárbara de Chaves, bispado de Lamego (pelo menos foi isso que eu entendi).

Acho que essa informação do batismo da Aurora um bom ponto de partida para buscar a certidão de nascimento/batismo da minha bisavó, contudo, não tenho ideia de como iniciar esse processo. Qualquer tipo de ajuda é bem-vinda! Obrigado!

Comentários

  • @MARQUESBCB

    Aqui vai uma parte.

    Aurora foi batizada em 1892 na freguesia de Vila Chã, concelho de Alijó, distrito de Vila Real. Ver tif 012:

    https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1039328

    Note que o pai aparece como Joao da Costa Mimoso (o Mimoso vem da família do pai dele e o Guimaraes da mãe) e a mãe Maria da Conceição. Pelos avós sabemos que é a pessoa certa. É comum essa variação de nomes nos diversos registros; vá guardando essas variações caso apareçam em outros registros.

    Você vai ver que Aurora nasceu no "lugar" (uma subdivisão da freguesia) de Chã. Nesse lugar tem uma igreja de Santa Bárbara; talvez isso explique o que aparece no seu casamento no BR (e o pároco pode ter trocado Chã e Chaves):

    A nível do património merece destaque o belíssimo exemplar de dólmen ou anta, considerado um dos monumentos mais relevantes do concelho, igreja matriz, capela de Santa Bárbara na aldeia da Chã, datada do século XVIII com altares barrocos do estílo de D. João V e tectos em caixotões decorados por painéis de pinturas com cenas da vida de Santa Bárbara

    Achei o casamento dos pais de Aurora no mesmo lugar. Mas só casaram em 1891. Ver tif 070:

    https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1039355

    No casamento, eles aparecem como Joao da Costa Mimoso e Maria do Carmo. Sabemos que muito provavelmente são as mesmas pessoas por vários dados e, em especial, é muito raro o nome do pai dele: Faustino Ludovino da Costa Mimoso.

    O mais importante nesse casamento está quase no fim do texto (na outra página). Eles reconhecem ter 3 filhas antes do casamento: Maria (possivelmente a que você procura), Thomasia e Constancia.

    Eu achei a Thomasia, nascida em 1889. Mas, para complicar, isso foi em outra freguesia: Buarcos, no concelho de Figueira da Foz, distrito de Coimbra:

    https://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=37188&FileID=563901

    O pai aparece como Joao da Costa e a mãe Maria da Conceição nesse batismo. De novo, os avós confirmam ser o mesmo casal.

    Foi até onde cheguei. Talvez outra pessoa consiga avançar e chegar na Maria.

    Se ninguém avançar, você já tem 2 freguesias onde procurar o batismo de Maria em datas anteriores ao casamento de 1891. Fique de olho se aparecer o de Constancia, pois pode ter mais alguma informação que ajude. Igual a Thomasia, Maria e Constancia podem aparecer como "filha natural", por terem nascido antes dos pais casarem. E, pode ser, que apareça só o nome da mãe nesses casos. Fique de olho nisso também

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.