Análogo Italiano

Olá, todos.

Esse fórum é espetacular. Aprendo coisas novas toda vez que passo por aqui.

Alguém sabe de um fórum análogo para a Itália?

Obrigado,

Marcus

Comentários

  • @Marcoose , no facebook tem vários grupos no estilo deste fórum, e lá tem links pra grupos no whatsapp com pessoas que dão muitas dicas tb. Eu estou tirando minha cidadania italiana, pois apesar de ter vários ascendentes portugueses, em todas as linhas ascendentes, e em algumas próximas, nunca pude tirar pq a documentação é super bagunmçada, então optei por fazer a minha italiana, e estou fazendo a portuguesa pro meu ex marido e pra nossa filha.

    Mas já te adianto que nada sse compara com esse fórum e essas pessoas maravilhosas aqui rs

  • Olá, Camila. Eu sou italiano. É para um conhecido. Falando de bagunça … FB, WhatsApp, etc, não obrigado. Espero que por aí tenha um sítio para a Itália tão bem legal como esse para o Portugal.

  • @Marcoose gratuito não conheço nenhum nesses moldes. Este fórum é fantastico 😀Tem grupos de Facebook com pessoas muito bacanas que ajudam como aqui no fórum, vale a pena olhar. Tem um pago cara no YouTube que dá boas dicas tbm, mas tem uma parte do material dele gratuita e o restante pago mensal… mas aqui no fórum é proibida indicação de serviços, você terá que garimpar isso diretamente se tiver intere$$e… abs!

  • @Marcoose pois é, não tem. Até pq pra fazer a cidadania italiana é bem diferente da portuguesa, não dá pra fazer por conta própria estando aqui no Brasil. Ou se faz administrativo MORANDO na Italia, ou pelo Consulado que leva em torno de 10 anos, ou judicial, que é o meu caso.

    Esses grupos que comentei com vc são apenas para troca de informações, para localização de certidão, etc. Em alguns tb tem gente orientando como fazer a solicitação por conta própria indo pra Itália, que é super arriscado e muitas vezes não dá certo.

    Acabei de ver uma familia caindo num golpe e voltando pro Brasil depois de vender tudo pra ir MORAR na lá e tirar a cidadania. Tb vi um rapaz que quase foi preso pq acharam que era golpe o casamento dele com uma italiana. Ir morar lá só pra tirar a cidadania é considerado fraude, e muitos perdem a cidadania depois.

    Enfim, cidadania italiana é mais fácil por um lado (não tem limite de gerações e não há exigências como falar a língua ou ter vínculo com a Italia - por enquanto rs), mas por outro lado é mais dificil pq a fila do consulado é gigantesca , então a solução mais segura ao meu ver é a judicial, que tá levando em torno de 3 anos...

  • Também estou na luta pela cidadania italiana, cujo processo judicial materno já se encontra protocolado no Tribunal de Veneza, com juiz designado, aguardando o agendamento da audiência. Se tenho direito, faço questão. Penso mais no meu filho, que terá 3 cidadanias e poderá escolher onde viver no futuro.

    Compartilho com os colegas a mesma opinião. Esse fórum para cidadania portuguesa é fantástico e no caso da cidadania italiana as informações estão muito mais dispersas e difíceis de coletar. Precisamos de um fórum similar para os descendentes de italianos, rs...

    A propósito, mesmo que o domínio do italiano não seja pré-requisito, já comecei a estudar a língua. Muito feio seria ter a cidadania e não conseguir nem pedir um café italiano, não é? :-)

  • Talvez as coisas mudaram. Há uns 5 anos atrás, uma conhecida no Brasil fez requerimento sozinha no consulado italiano para ela e a filha. Tudo ficou pronto em menos de um ano. O passaporte demorou mais do que o normal divido ao Covid.

    Outro assunto para novos italianos, é o que devem fazer para imigrar para a Itália ou a UE? Existe um sítio legal para isso? FB, WhatsApp, YouTube, etc, não obrigado.

  • @Eduardo Alvim , tb estou fazendo a cidadania italiana e portuguesa pra minha filha, pra mim apenas a italiana. Eu na verdade nem tenho planos de sair do Brasil, mas minha filha sim, e meus familiares que estão fazendo a italiana contam com minha ajuda, pois eu que resolvo tudo, então estou fazendo tb por eles rs

    Não precisa saber italiano pra tirar a cidadania, mas claro que pra quem pretende ir morar lá deveria aprender. Pra cônjugue é exigido, tem até prova. Eu sei o básico, fiz curso um tempo e tb sou autodidata.

    @Marcoose , desconheço, se ela fez tão rapido pelo consulado, ou o consulado não era no Brasil, ou era em algum Estado do Brasil com uma demanda muito pequena, o que tb desconheço, pq o tramite normal é ficar anos na fila, inclusive as pessoas que estão entrando na justiça é justamente com este argumento, "contra filas", pois sequer conseguimos agendar pra ir no Consulado.

    sobre sua ultima pergunta, os grupos que me referi no Facebook e Whatsapp, que vc disse que não se interessava, são justamente pra isso, estou inclusive em 3. Pessoas que estão indo ou já foram pra Italia, muitas dicas, muitas trocas de experiência...

  • @CamilaMacri, esse grupo no Whatsapp é público? Caso afirmativo, importaria de me passar o link via mensagem privada? Obrigado

  • @Eduardo Alvim , te passo sim, com certeza! Só que eu não sei mandar msg privada por aqui, vc sabe? Me manda que eu te respondo com o link rs

  • @CamilaMacri @Eduardo Alvim

    O envio de mensagens privadas entre membros foi desabilitado no fórum há um tempo; haviam abusos por parte de gente querendo vender serviços etc.

    O admin do site pode habilitar essa função para membros específicos - à critério dele.

    Uma vez recebida a mensagem de alguém, você sempre pode responder para essa pessoa, mesmo não estando "habilitado".

  • Eu já estive nesse mundinho aí da cidadania italiana (cogitei faz a da minha família, porém optei ficar só com a portuguesa mesmo), e pelo amor de Deus kkkkk

    Não sei se ainda é assim, mas antigamente em todo lugar que você procurava tinha alguém tentando levar vantagen$ em cima...

    Devemos agradecer muito por esse fórum aqui, não tem nada igual nem parecido no lado da bota.

  • editado November 2023

    @LeoSantos sim em matéria de cidadania tem muito charlatão e muito aproveitador, mas também tem muita gente séria e competente oferecendo serviços. Os bons pagam pelos maus, como em toda área. Não sou contra os que cobram por seu trabalho em matéria de cidadania (afinal é um serviço especializado que se prestado de forma profissional deve ser remunerado). O problema maior é que nós, leigos, ficamos sem saber o que fazer e sempre com medo de cair em armadilhas!

    Este fórum é fantástico ao dar tanta ajuda sem cobrar nada, realmente admirável o que vocês todos fazem pelos outros aqui neste espaço. Não sei se eu que dei sorte mas também no grupo de cidadania italiana do Facebook me ajudaram muito e sem cobrar nada, lamento apenas ter ainda pouco conhecimento sobre o lado italiano e não poder retribuir como gostaria. Mas, resumindo, felizmente também tem gente altruísta no mundinho da cidadania italiana 😀

  • @AlanNogueira , concordo com vc, tive muita ajuda tb no mundinho da cidadania italiana rs Pena que não dá pra fazer por conta própria igual a portuguesa, então eu e meus familiares contratamos uma assessoria aqui no Brasil que intermedia a parte judicial na Italia. Vi várias recomendações de advogados bons italianos, mas o processo leva em media 2-3 anos, e ficamos com medo de acabar perdendo o contato com o advogado ou algo do tipo, então contratamos via assessoria. Uma assessoria conhecida por fazer cidadania portuguesa e que de uns 2 anos pra cá começou a fazer italiana tb. Pelo menos temos alguma garantia, já q é uma empresa brasileira, com CNPJ, contrato, etc rs

    Mas fizemos todo o resto por conta própria, tudo em relação a pesquisas e solicitação de todas as certidões, inclusive as italianas. Eu só precisei pagar alguem pra retirar as certidões lá pq eu precisava que elas fossem apostiladas para retificação de certidões brasileiras, e lá é tudo muito mais dificil do que em Portugal, pra ter uma ideia o prazo de entrega de certidões que aqui no Brasil é de 5 dias, e em Portugal tb leva menos de 1 mês pra chegar aqui, na Italia são 180 dias (!!)

    Enfim, tô fazendo a italiana pq meus antepassados portugueses vieram pro Brasil com a documentação toda enrolada, e olha que eu tenho MUITOS antepassados portugeses, meu pai é neto de avô e avó portugueses por parte de mãe e tem bisavô paterno portuguÊs tb. Minha vó materna é neta de italianos (estamos tirando por eles) por parte de pai e neta de portugueses por parte de mãe.

    Uma pena eu não conseguir fazer pro meu pai nem pra minha vó, mas eles tb não estão muito interessados não, quem quer mais é minha filha pois quer estudar e morar na Europa rs

  • @CarlosASP imagino! realmente é uma segurança maior pra todos aqui!

    Infelizmente eu não posso colocar o link do grupo do whatsapp aqui apesar de ser um grupo aberto, pois aqui é um "mural" público, vai ficar aqui pra sempre rs

    Mas @Eduardo Alvim , eu achei esses grupos do zap através de grupos no facebook, grupos de cidadania italiana via judicial, cidadania italiana via administrativa na italia, etc

    se vc colocar na lupa "cidadania italiana" vai achar um mundão lá, e tem vários grupos de zap divulgados . Os grupos no facebook são fechados, mas basta vc mandar o convite q eles te aceitam!

  • @CamilaMacri, consegui te mandar a DM por aqui mesmo, aguardo resposta!

  • @Eduardo Alvim , te respondi lá! : )

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.