Alteração do nome

Gente alguém pode me ajudar ??

eu alterei meu nome , quais documentos necessários para tirar a cidadania portuguesa ?

a alteração do nome gera algum problema ?? estou muito na dúvida é não sei os documentos necessários .

Comentários

  • Depende de forma como você alterou seu nome.

    Se foi via judicial, vai precisar de cópia das principais peças do processo e homologar em tribunal português.


    Se foi nas hipóteses previstas para a via administrativa, vai precisar de cópia autenticada do requerimento/deferimento no cartório.


    Quando você tirar a certidão de nascimento em inteiro teor, vai constar essa retificação, precisa justificar documentalmente perante a conservatória portuguesa.

  • @Luizaandrade310399

    Alterou por qual razão? Casamento?

    Se foi por casamento, você manda junto uma certidão de casamento como certidão de apoio para mostrar a razão da diferença entre o seu nome na certidão de nascimento e o documento de identidade atual.

    Se foi por outras razões mais complexas, o colega acima já explicou.

    Lembre-se que só são aceitos como documento ou RG ou Passaporte (que tenha filiação) emitidos nos últimos 10 anos. É essa diferença de nome em relação ao seu nascimento que precisa ficar clara.

    Qual o tipo de processo? Filho, neto, cônjuge, residência, sefardita etc?

  • Boa noite

    Quanto a mudança do 1º nome feita diretamente no cartório (Brasil) no decorrer do processo de aquisição, alguém sabe dizer como é feita a comunicação ao IRN e quais documentos enviar?

  • @LeoSantos obrigada pela resposta . Pois bem , a alteração foi feita em cartório , 1 alteração sim , lei 14.382, de 2022 , na cópia repografica e apostilada ele justificou a mudança pela lei tal e na na segunda página a certidão atualizada já com a retificação .

    minha dúvida é : como adicionei o sobrenome da avó do meu avô , ele que era o português inclusive, devo mandar uma carta evidenciando a origem desse sobrenome ? Como faço isso ?

  • @CarlosASP meu pai e português !! De pai pra filho !!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.