Pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado

Boa tarde,

Fiz o processo de cidadania da minha Avó filha de Portugues atraves de uma advogada no Brasil, que começou final de 2020 e finalmente recebi o documento , enviado por ela pelo whats .

Tive alguns problemas com essa advogada e nao via a hora disso terminar. Ela apenas enviou o comprovativo do registro e nada mais. Como minha avó tem 95 anos não sou obrigada a tirar o cartão cidadão dela, correto?

Somente com esse registro posso ir direto em uma conservatoria daqui da região do Porto (onde vivo) e solicitar os documentos para dar inicio ao processo da nacionalidade da minha mãe e assim que sair o dela entro com o meu processo como filha, pois fui informada por outro advogado que está mais rapido fazer assim do que entrar como neta direto.

Outra coisa dentro do processo online tem essa mensagem:


"Ultima notificação enviada foi uma Notificação de registo no Registo Civil em 17/11/2023, para a morada indicada no seu pedido de nacionalidade, referente ao seu processo."


Foi enviado para a advogada mas a mesma ja me enviou pelo whats. esta correto?


Agradeceria muito se pudessem confirmar essas informações, pois irá me ajudar muito.


Muito Obrigada.

Comentários

  • @Nana_Roso


    Fiz o processo de cidadania da minha Avó filha de Portugues atraves de uma advogada no Brasil, que começou final de 2020 e finalmente recebi o documento , enviado por ela pelo whats .

    Parabéns!


    Tive alguns problemas com essa advogada e nao via a hora disso terminar. Ela apenas enviou o comprovativo do registro e nada mais. Como minha avó tem 95 anos não sou obrigada a tirar o cartão cidadão dela, correto?

    A idade não é um fator. A lei diz: "1 - A obtenção do cartão de cidadão é obrigatória para todos os cidadãos nacionais, residentes em Portugal ou no estrangeiro, a partir dos 20 dias após o registo do nascimento."

    Mas na prática o que vejo aqui no fórum é que tira o cartão quem mora em Portugal ou quem pretende obter um passaporte português.


    Somente com esse registro posso ir direto em uma conservatoria daqui da região do Porto (onde vivo) e solicitar os documentos

    Que documentos? Você já recebeu a certidão da sua avó, certo?


    para dar inicio ao processo da nacionalidade da minha mãe e assim que sair o dela entro com o meu processo como filha, pois fui informada por outro advogado que está mais rapido fazer assim do que entrar como neta direto.

    Sim, é melhor fazer primeiro o da sua mãe e em seguida o seu, embora os processos estejam tão atrasados nos dias atuais, que no fim quase não faz mais diferença. Em todo caso a recomendação aqui no fórum é fazer primeiro um, depois o outro.


    Foi enviado para a advogada mas a mesma ja me enviou pelo whats. esta correto?

    Sim.

  • @Nana_Roso

    Sua avó mora no BR? Se sim, e ela não tem intenção de viver em PT, ou obter um passaporte PT, ou ter alguma forma de elo financeiro com PT, ou votar nas eleições em PT, então, na prática, não há nenhuma razão para ela tirar o CC.

    Não há penalidade nenhuma em não tirar; nem prazo limite para fazer isso. Se ela mudar de ideia no futuro, ela poderá tirar o CC a qualquer momento. PT tem coisas muito mais importantes para se preocupar ao invés de querer saber se alguém que nem mora em PT tem ou não CC. Nas situações em que um CC é exigido, aí sim é o momento que PT vai querer ver um CC.

    Minha mãe é uma dessas pessoas que só tirou a nacionalidade PT para poder passar o legado para seus descendentes. Perguntei se ela queria ter o CC, ela disse que não e vai ficar por isso. O RG brasileiro é suficiente para a vida dela. Ela não quer se deslocar pessoalmente até um consulado PT para a biometria e acho que está no direito dela. Já estamos gratos pela colaboração dela ao fazer o processo de nacionalidade.

    Sejamos práticos, pois conseguir tirar o CC ou passaporte em um consulado de PT no BR é um perrengue só; tem que se ficar pendurado no computador para agendar uma vaga. Tem gente que leva meses tentando. Deixemos essas limitadas vagas para quem realmente precisa do CC (e PEP) e não por causa de um preciosismo formalista.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.