Atribuição para filho

Pessoal,

Minha mãe conseguiu a cidadania dela e agora vou fazer a solicitação da minha cidadania Portuguesa.

Estou com duvida com relação ao casamento da minha Mãe visto que ela casou e divorciou no Brasil antes da atribuição da Cidadania. E possível fazer o meu processo sem a necessidade de informar para Portugal o casamento e o Divorcio?

Atenciosamente,

Wilson Rodrigues

Comentários

  • @wilsonrodrigues1 ,

    é possível caso tenha sido sua mãe que declarou o seu nascimento na sua menoridade. Se foi o seu pai o transcrição de casamento terá que ser feita.

    Lembrando que pelas leis portuguesas é obrigação do cidadão/cidadã português/portuguesa transcrever os atos civis ocorridos no estrangeiro. Apesar disto muitos não o fazem e não existe controle sobre isto. Então se for necessário no seu caso em particular basta a transcrição de casamento. Sobre o divórcio continuaria sendo uma obrigação de sua mãe homologar em Portugal através de advogados de lá..Mas a homologação do divórcio não impede a sua cidadania, ao passo que a transcrição do casamento seria necessária para estabelecer a sua maternidade,

  • Ola @texaslady ,


    Em que caso eh necessario a transcricao de casamento e em que caso nao, num processo de filho?

    Meu primo quer enviar os documentos pra dar inicio ao processo dele mas o pai dele (que teve a cidadania atribuida no final do ano passado) nao transcreveu o casamento ainda. Nao esta conseguindo agendar atendimento no consulado de portugal em BH.

  • @analuisapb ,

    Quando o português, no caso o seu primo, foi o declarante do filho na menoridade, não é necessária a transcrição. Algumas vezes a transcrição se faz necessária quando houver inconsistência significativas de nomes, datas e/ou locais de nascimento, que possam levantar dúvidas sobre a identidade do português(a).

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.