Exigência

Processo da minha vó caiu em exigência.

“Caso não seja efetuada a transcrição de casamento, deverá juntar certidão de nascimento do pai (declarante do nascimento) e de casamento, de óbito ou inscrição consular devidamente certificada, a fim de comprovar a fixação do nome do progenitor.”


nesse caso, o certificada seria apostilamento de haia?


o tempo para enviar é de 2 meses e meio, voces sabem se isso pode ser prorrogado? Pois estou com dificuldade em processar a certidao de casamento em Portugal

muito obrigado gente


Comentários

  • editado November 2023

    Pelo que acompanho aqui no fórum, a dica é manter a comunicação via email com a conservatória informando que a transcrição está sendo feita e que você está aguardando.


    Por curiosidade, você pode dizer se a mãe da requerente também era portuguesa? Os pais da requerente se casaram no Brasil? E em que ano?

  • @arthur_azzi

    eu estou optando em nao fazer a transcrição do casamento. Mas esta demandando tempo, ja que dependo de familiares para tirar os documentos pedidos.

    eles casaram em Portugal msm em 22 de novembro de 1926, na Conservatória de Trancoso.

  • editado November 2023

    @pedropaulogaspar


    eu estou optando em nao fazer a transcrição do casamento. Mas esta demandando tempo, ja que dependo de familiares para tirar os documentos pedidos.

    Se eram dois portugueses e se casaram em Portugal, não há transcrição a ser feita. Deixe-me repetir: não há transcrição a ser feita.

    Você não depende de nada de familiar nenhum. 😅


    Seu caso é muito simples, meu amigo! Se ambos eram portugueses e se casaram em Portugal, e você tem até a data e o local do casamento, responda por e-mail ao Conservador, dizendo de maneira educada, "não há transcrição a ser feita, uma vez que o casamento foi realizado em Portugal, na data tal, local tal. Peço orientação: o sr. conservador tem acesso oficioso ao registro de casamento, ou devo providencia-lo por meio da plataforma CivilOnline?"

    Ou se não quiser perder tempo, entre no civil online, pague 10 euros, em 48 horas você estará com o registro de casamento em mãos, aí basta enviar para o conservador.

    Quem dera todos os casos de exigência fossem assim fáceis de resolver!

    ----

    Boa sorte!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.