Assento de nascimento (cópia)

Boa noite!

Parece simples, mas nao estou sabendo fazer pedir o ASSENTO de NASCIMENTO do meu marido (que ele ja tem), MAS AVERBADO O NOSSO CASAMENTO.

A MINHA CERTIDAO de nascimento (brasileita) TAMBEM PRECISA SER AVERBADA>> Existe isso>>

Comentários

  • @margaroque

    Explique melhor o que você quer e sua situação.

    Primeira parte: se seu marido já é um cidadão PT, com um assento de nascimento PT, custa 10 euros via civilonline:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

    Segunda parte: vocês já transcreveram o seu casamento (onde foi esse casamento, no BR?) em PT? Se sim, vai aparecer um averbamento no fim do assento de nascimento PT dele.

    Se não, você tem que primeiro transcrever o seu casamento (se tiver sido no BR) ou em uma conservatória em PT ou em um consulado PT aqui no BR. A maneira e onde fazer varia um pouco, depende de onde você mora agora.

    Terceira parte: se você casou aqui no BR, é só pedir para o cartório do casamento comunicar ao cartório de seu nascimento para averbar o seu casamento. Note que isso NÃO substitui a parte 2 acima.

    Não existe "averbar" o casamento que aconteceu em um país (por exemplo no BR) em outro (por exemplo, PT). O que se faz é "transcrever", um outro processo.

  • @CarlosASP Muito grata pela sua resposta. Acho q nao me fiz enteder bem. Sou casada com um cidadao e averbei meu casorio com ele. Ocorre que quero dar andamento a minha cidadania e pedem "assento de nascimento averbado o casamento.' Ele ja tem esse assento de nascimento, mas ANTES do casamento devidamente averbado, ou sej nao tem nada constando isso. Ou seja, sua segunda parte q preciso: um averbamento no fim di assento portugues dele. Eu estou fazendo sozinha e aprendendo passo a passo . Vou conseguir!

  • @margaroque


    Obvio que se o assento que o seu marido tem é anterior ao casamento, nao tera nenhuma nota sobre o casamento.

    Como o @CarlosASP explicou, primeiro vc deve trabscrever o casamento, ou seja, ibformar o casamenro para portugal, e depois da transcricao concluída, pedir uma nova via do assento de nascimento, onde entao constará uma nota, dizendo que é casado.

  • @eduardo_augusto OBRIGADA! Já é transcrito. Peço ON LINE> ou somente no Consulado>

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.