Como comprovar ligação efectiva à comunidade Portuguesa para pedido de naciolidade por casamento
Sou casado com uma portuguesa a mais de 3 anos, moramos em Luxemburgo por que trabalhamos e quero fazer o pedido de nacionalidade Portuguesa, mas é preciso comprovar a efectiva ligação a comunidade, o que serviria para comprovar ? não temos filho.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Phander
Não há uma definição formal, não é um "checklist" de coisas que você faz e que provam a ligação com Portugal, mas essencialmente o que eles querem ver é isso aqui:
A conclusão pela existência, ou não, de ligação efetiva ou pertença a comunidade nacional terá de resultar da ponderação dum conjunto de circunstâncias, como é o caso do domicilio, da estabilidade de fixação, da família, relevando a nacionalidade portuguesa do cônjuge e dos filhos, da atividade económica ou profissional, do conhecimento da língua falada ou escrita, dos usos, costumes e tradições, da história, da geografia, do convívio e integração nas comunidades portuguesas, das relações sociais, humanas, de integração cultural, da participação na vida comunitária portuguesa, designadamente, em associações culturais, recreativas, desportivas, humanitárias e de apoio, isto é, de todos os aspetos familiares, sociais, económico-profissionais, culturais e de amizade reveladores dum sentimento de pertença à comunidade portuguesa em Portugal ou no estrangeiro, relevando para tanto todos os elementos ou fatores suscetíveis de revelar a efetiva inserção do interessado na cultura e no meio social nacional que no caso concorram – ou deixem de concorrer
(fonte: Acordão do Tribunal Central Administrativo (dgsi.pt))
Ou seja, você precisa montar um "dossiê" com essas evidências. O que pode ter nesse dossiê? Alguns exemplos:
Boa sorte!
@Phander ,
Você disse a mais de 3 anos. Quantos? Conforme artigo 56 do regulamento da lei de nacionalidade portuguesa depois de 5 anos a comprovação de vínculos é dispensada.
Artigo 56...
4) ...
a) Seja natural e nacional de país de língua oficial portuguesa, casado ou vivendo em união de facto há, pelo menos, cinco anos, com nacional português originário;