Casamento bisavós

Procuro ajuda p encontrar certidao casamento meus bisavós, ou outras informações, apenas sei os nomes e deverão ter nascido em Pt, final sec xix, e casado em Lisboa, Portugal.

Meu objetivo seria tb obter nome da mãe de minha bisavó, de naturalidade brasileira.

Bisavos:

Roberto dos Santos Martins e Palmira Jesus Martins

Obrigada p atenção

Comentários

  • @InesTx

    Tente obter esse processo de divórcio deles. Não sei se por ser um divórcio litigioso, com menos de 100 anos, se vai haver alguma restrição ao acesso, mas eu tentaria, especialmente se não aparecer outra dica:

    https://digitarq.arquivos.pt/details?id=6378637

    Você não tem a certidão de nascimento de nenhum dos filhos de Roberto e Palmira? Pois aí vai constar os nomes dos avós deles. ou seja os pais de Palmira e Roberto.

    Ou deixe os nomes dos filhos desse casal, onde e quando devem ter nascido e talvez alguém aqui ache.

  • @CarlosASP Muito obrigada! Acho que apenas tiveram 1 filha, Lídia Venâncio de Jesus Martins, nascida em Lisboa a 25 Dez 1920..apenas localizei obito. Fico grata se der para saber no

  • @InesTx

    Se quiser arriscar 10 euros, peça pelo civilonline o assento de nascimento de Lidia, pois foi em 1920 (já na época do registro civil em PT, depois de 1911).

    Normalmente tem que se saber em qual freguesia a pessoa nasceu, mas talvez pela combinação do nome dela, dos pais e a data seja suficiente para localizar.

    No pedido tem que colocar uma freguesia; escolha uma qualquer do concelho de Lisboa (se não tiver por alguma fonte a indicação de qual seria a certa). Nas observações, coloque que não tem certeza se é essa mesma.

    Aqui as freguesias do concelho de Lisboa:

    https://geneall.net/pt/mapa/173/lisboa/

    Leia com atenção como pedir pelo civilonline - em especial a observação sobre datas com mais de 100 anos (seu caso):

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

    O assento de nascimento de Lidia, se localizado, vai mostrar onde os pais nasceram e também os nomes dos avós. Aqui um exemplo de assento de nascimento PT:

    https://www.melhoresdestinos.com.br/wp-content/uploads/2021/04/certidao-nascimento-portuguesa-820x707.jpg

  • @CarlosASP muito obrigada pela ajuda.

    Tentei agora pedir certidão de nascimento de Lidia (25/Dez/1920), recebi erro, e não dará para prosseguir devido ao ano de nascimento (?)

    Tenho copia de obito que encontrei online, informa assento de nascimento/freguesia, mas devido ao erro que recebi, não sei se poderei solicitar o documento?

    Erro: Foi detectado um problema:

    Preencha, por favor, os seguintes campos obrigatórios do formulário:


    • Data de Nascimento:*O Campo Data de Nascimento deve ser igual ou inferior a 100 anos


  • @InesTx você precisa seguir o que o @CarlosASP já havia lhe alertado:

    Leia com atenção como pedir pelo civilonline - em especial a observação sobre datas com mais de 100 anos (seu caso):

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

  • Não fui a tempo, mas gostava de retificar e confirmar que li as instruções para driblar e consegui finalizar o pedido - agradeço pela atenção dada e espero que corra bem.

  • @InesTx vai dar certo! boa sorte!

  • Apos algumas buscas nos registos digiarq/tombo, encontrei documento com referencia ao casamento dos meus avós, que teria sido em 1940 (?), sendo este obito de 1946. Parece informar "averbado assento casamento n. 244 L88, 2ª 1940". Pesquisei registos digiarq online, 2ª conservatoria, mas para casamentos 1940 a informação não confere, pois so vai até livro 87. Alguem mais entendido pode confirmar a informação manuscrita/orientar, pois desconfio que poderá estar online (?). Obrigada p/atenção

  • @InesTx enviar o documento todo recortado não ajuda na busca... como se trata de um documento que já está online, e portanto público, o ideal é que divulgue inteiro para facilitar a analise dos foristas. Já não fez o pedido pelo civil online do nascimento? O que responderam?

    Se nao tiverem achado voce pode tentar pedir no proprio civilonline a certidão de casamento mencionada nesta averbação (caso seja o casamento da pessoa que procura... pois nao da para saber já que nao tem os nomes...). Boa sorte!

  • editado November 2023

    @InesTx

    1946 aparece na lateral (e não 1940).

  • @CarlosASP fico muito agradecida p/sua ajuda, tinha razão, seria ano de 1946 (fez me confusão a anotação ter anos diferentes) e encontrei o documento. Sobre o pedido relativo á 1ª documentação que encontrou, solicitei copia e recebi orçamento. Também obtive resposta do site civilonline, após pagar serviço p/ certid nascimento.

    Consegui saber que a minha bisavó (no reg casamento da mesma) seria filha de pais incognitos, mas registada em Belém; No entanto esta informação (reg em Belem) não se encontra descrita no assento de nascimento da respetiva filha, apenas consta o nome (minha avó). Será normal?

    Para casos de pais incognitos, cujo ano de nascimento seja entre 1898-1900, existe forma de saber se estariam registados por batismo/nascimento? obrigada

  • @InesTx

    Todas as crianças eram batizadas em geral, independente do estado civil dos pais, ou de terem um ou ambos os pais incógnitos.

    Esses batismos eram registrados no mesmo livro que os outros batismos.

    Em algumas, no caso de crianças deixadas pelos pais na "roda do expostos", ou na frente da casa de alguém, etc (os chamados "expostos"), pode haver um livro separado para expostos.

    Ou então, alguém, a parteira, uma parente etc levava a criança para ser batizada e declarava que a criança era filha de pais incógnitos e era criada por alguém (talvez até por um dos pais biológicos, apesar de o nome não constar no batismo); aí não era "exposta". Pode ser o seu caso; alguém batizou a criança em Belém, mas a criança não foi "exposta"

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Roda_dos_expostos

    Se for a freguesia de Santa Maria de Belém não me parece haver livros separados de expostos:

    https://digitarq.arquivos.pt/details?id=4817445

    Acho que em Lisboa as crianças eram expostas na Santa Casa; não sei se havia outro lugar:

    https://digitarq.arquivos.pt/details?id=5820898

    Se não achar em Belém nem na Santa Casa, tente entrar em contato com o arquivo da Santa Casa de Lisboa para ver se eles tem outras ideias de onde esse batismo pode estar:

    https://scml.pt/cultura/arquivo-historico/

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.