É possível ter acesso às livros físicos de registro de nascimento no arquivo nacional do RJ?

Pois quero buscar a certidão de nascimento do meu avô

Comentários

  • Tenho quase certeza que não, pois qualquer pessoa poderia destruir ou danificar os livros, o que pode acontecer é eles ajudarem vc na busca, mas quem manuseia o livro são funcionários públicos do Arquivo Nacional.

  • @pedrobarroso

    O que o AN tem guardado não são os livros de registro de nascimento (e casamento e óbito) para o atual município do Rio de Janeiro (então Distrito Federal) entre 1929 e por volta de 1960. Esses livros nunca saíram dos cartórios.

    O AN tem os "livros talões de nascimento. que tem as informações mais importantes de cada registro. Olhando parece uma "certidão de breve relato", mas não tem o "texto completo" do registro - esses só existem nos livros que estão nos respectivos RCPNs. E, apenas para o antigo Distrito federal nesse período mencionado.

    Aqui a explicação mais detalhada:

    https://www.taddone.it/os-livros-taloes-de-registro-civil-e-a-pesquisa-genealogica/

    Muito desse arquivo do AN para nascimentos no antigo DF (atual cidade do Rio) está indexado e pode ser achado gratuitamente pelo Famly Search.

  • @pedrobarroso pelo SIAN vc tbm acessa os livros-talão que foram para o Arquivo Nacional, você tbm pode pedir busca nos cartórios

  • Eu folheei todos livros no sian. Porém na sétima pretoria freguezia de inhauma sucursal de bonsucesso os livros talões tem invio em 1935,diferente se todos outros que começam em 1929 ou 1930. Se existirem esse 5 anos que não estão no sian a probabilidade de estar aí a certidão do meu avô é muito grande. No cartório não me ajudam já pedi diversas buscas e nada... Em todos cartorios que possuem livros da antiga 7 pretoria

  • bunker94bunker94 Sha
    editado November 2023

    Procura as pista se tem irmãos procura no Family e vê se está nos mesmos cartórios.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.