Busca certidão de nascimento 1910 Trás os Montes

Caros amigos,

Estou buscando a certidão de nascimento portuguesa do irmão mais velho da minha avó que chegou ao Brasil juntos com seus pais aos 2 anos de idade em 28/02/1914 à bordo da embarcação Astúrias no porto do Rio de Janeiro.

Seu nome é Armando Calvão Feiteira, conforme documento anexo, ele nasceu em Trás os Montes em 13/09/1910. O ano não está legível no documento em anexo, porém foi confirmado pela neta que ele falava desse ano de nascimento.

Pelo que entendo, Trás os Montes se refere à uma região, e não à um concelho específico, correto?

Portanto, como possuo documentacao dos pais de Armando, ambos portugueses, casados em portugal antes de vir ao Brasil, comecei a busca com essas informações.

Em anexo, segue assento de nascimento de sua mãe, Theresa, que nasceu em Loivos, concelho de Chaves e posteriormente se casou em Anelhe em 10/10/1909, também concelho de Chaves. Portanto, dado a proximidade entre a data de nascimento de Armando e casamento de sua mãe, presumi que ele havia nascido nessa região. Solicitei uma pesquisa pelo CRAV e o retorno foi que não havia sido localizado :(

Dessa forma, gostaria de solicitar uma ajuda dos amigos mais experientes sobre quais os caminhos posso seguir para continuar a busca por esse assento.

Desde já agradeço a atenção e a ajuda.



Comentários

  • editado November 2023

    @J_Feiteira

    Armando n.80 https://digitarq.adavr.arquivos.pt/ViewerForm.aspx?id=1195727 imagem m0082.tif

    Freguesia de Argoncilhe, Concelho de Santa Maria da Feira, Distrito de Aveiro

    Caso precise o código de referência é PT/ADAVR/PVFR01/1/150

  • @AlanNogueira , faltam palavras para te agradecer. Muito obrigado!

  • @J_Feiteira fico feliz em poder ajudar, boa sorte em seu processo!

  • editado November 2023

    Bom dia @AlanNogueira!

    Vi o guia de como pedir certidões de batismo pelo CRAV que você fez. Ficou muito bom! Mais uma vez obrigado!

    Fiquei com uma dúvida: Eu precisarei de certidões para 2 processos de netas do Sr. Armando (são duas irmãs). Terei que pedir 2 certidões, certo?

    Não encontrei no formulário do CRAV esse campo para quantidade. Devo fazer 2 pedidos ou quando retornarem com o orçamento consigo pedir duas?

  • @AlanNogueira , você acha que esse caso das minha primas, seja interessante para apensação de documentos?

    Já existe algum case parecido?

  • @J_Feiteira eu pessoalmente não sou um grande entusiasta do pedido de apensação, principalmente porque é algo novo que ainda não tem nenhum case terminado aqui no fórum. Pessoalmente eu acho que é uma "economia porca" quando são poucos documentos a aproveitar. Veja, em um processo de filho, basicamente só se encomiza a cópia apostilada dos documentos dos pais. Nos de neto são mais alguns documentos (batismo do portugues, nascimento apostilado do filho do portugues), mas ainda assim a diferença do custo é pequena, ainda mais considerando que já está encomizando dinheiro de assessoria/advogado fazendo sozinho. Cabe a você avaliar o custo x beneficio disto. Eu não faria pedido de apensação hoje... mas é só a minha opinião.

    Mas tem muitos colegas aqui no grupo que defendem e recomendam o instituto, procure sobre o tema no campo de busca do fórum que vai achar vários tópicos falando sobre o tema.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.