Nacionalidade do meu pai + averbação do casamento dele

Olá a todos.

Primeiramente vou pedir a nacionalidade portuguesa para o meu pai, e depois a minha nacionalidade e a do meu filho bebe.

Acredito que nacionalidade do meu pai vai sair fácil, o pai e a mãe dele são portugueses e os assentos dos dois estão atualizados constando o casamento que foi aqui no Brasil.

O meu pai está casado com a minha mãe.

A minha duvida é a seguinte: Como eu faço para também averbar o casamento do meu pai junto com o processo de nacionalidade dele?

Comentários

  • @arthur_rodrigues

    Comentários:

    Se está começando agora o processo de nacionalidade de seu pai (como filho de PT), no momento está levando por volta de um ano e meio para a conclusão desse tipo processo (não é mais os 6 meses que levava até o início de 2022). Ninguém sabe se os prazos vão voltar para o que eram.

    Talvez não seja preciso transcrever o casamento de seu pai para iniciar o SEU processo de nacionalidade como filho. Talvez possa mandar direto assim que sair o assento de nascimento PT dele (em 2025 se seguir o ritmo atual). Vai depender de alguns fatores.

    Já se sua mãe tiver interesse na nacionalidade como cônjuge, a transcrição do casamento deles é essencial para o processo DELA (não interfere no SEU).

    Transcrever é dar entrada na ordem jurídica de PT, por exemplo, de um casamento que ocorreu no BR. Isso só pode ser feito depois que seu pai "virar" cidadão PT; só se transcreve casamentos quando ao menos um dos cônjuges é PT.

    Onde você (ou seu pai) mora? Pois a recomendação de onde fazer depende disso. Se mora no RJ ou ES, a resposta é clara: fazer no consulado PT no Rio de Janeiro, que é muito rápido para isso. Se mora em outros estados, a resposta vai variar; pode ser no consulado PT que atende a região ou melhor mandar para uma conservatória em PT.

    Os detalhes de como fazer a transcrição variam um pouco de consulado para consulado e para via conservatória em PT. E o que é melhor hoje pode não ser mais em 2025.

  • Olá.

    Muito obrigado pela resposta, me ajudou muito.

    Eu moro em Araraquara, interior de SP, o consulado mais próximo é o da cidade de São Paulo.

    Entendi o que tenho que fazer no momento: vou enviar a documentação do meu pai para fazer a nacionalidade portuguesa dele SEM a certidão de casamento do meu pai e da minha mãe.

    Muito Obrigado.

  • Olá.

    Estou com uma outra duvida. No formulário modelo 1C, no campo do estado civil, eu coloco o meu pai como solteiro ou casado?

  • @arthur_rodrigues

    Estou com uma outra duvida. No formulário modelo 1C, no campo do estado civil, eu coloco o meu pai como solteiro ou casado?

    coloque o estado civil atual dele.

  • entendi, obrigado

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.