Busca de um português de Coimbra
Olá, estou a procura do registro de batismo do avô de um amiga. A única coisa que tenho é a certidão de óbito e a de casamento com uma portuguesa, nela consta seu nome, data de nascimento, nome dos pais e ano de falecimento.
nome: Joaquim Ferreira da Silva
nome do pai: Domingos Ferreira da Silva
nome da mãe: Maria Alves da Rocha
ano de nascimento: 10/02/1878
local de nascimento: Coimbra - Portugal
Entrei em contato com o arquivo distrital de Coimbra que me disse que precisaria da Freguesia, como não tenho pedi para buscar em Miranda do Corvo onde a esposa era e não foi encontrada.
alguém consegue me ajudar? Me dar uma luz ?
Ela quer fazer a transcrição de casamento dos avós mas não consegue achar a certidão de nascimento do avô apesar da avó ser também portuguesa.
Comentários
@AlanNogueira @GuilhermeAugusto poderiam me ajudar ?
@vpennafort só encontrei o casamento dele, onde menciona que era de Coimbra e ela de Miranda do Corvo. https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-6GB3-MRT?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AQGJB-HGNP&action=view
@vpennafort
Como pode ver, o casamento acima que o @AlanNogueira postou, foi apenas em 1938, mas o casal já tinha vários filhos antes.
Estes filhos foram batizados como "legítimos", ou seja, ou pais eram casados no religioso. Frequentemente os casamentos religiosos no Rio de Janeiro indicam a paróquia de origem dos noivos. Pode tentar achar esse casamento.
Eu tentaria primeiro ver se foi na Glória, pois notei algo interessante no batismo dos filhos (na Glória).
As filhas mais velhas (Deolinda, Irene, Isaura, Alzira) foram só batizadas em 1920, anos depois dos seus nascimentos. A primeira que foi batizada mais perto do nascimento foi Durvalina que nasceu em 1918 e foi batizada em 1919:
https://www.familysearch.org/tree/person/details/GJ9M-NLH
Uma possibilidade é que os pais tenham esperado casar no religioso para poder batizar as filhas como "legítimas" na esfera religiosa. Isso daria uma ideia de quando o tal casamento religioso pode ter acontecido.
Separadamente, eu notei que, ao menos, 2 filhas do casal se auto registraram no civil já como adultas - depois do casamento civil dos pais, e por isso, na esfera civil, puderam ser registradas como "legítimas":
Odette (registro em 1945):
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CS5P-1QLG?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6VJQ-J1RH&action=view
Durvalina (em 1941);
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CS54-X9DN-R?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6VN1-JVLZ&action=view
Não sei de qual filho/a de Joaquim sua amiga é descendente, mas é bom ela olhar o registro do nascimento do pai (ou mãe) dela e ver: quando foi feito e quem foi o declarante do nascimento (ou seja, a pessoa que foi no cartório registrar a criança). São fatores importantes para a nacionalidade PT.
Ressalto isso, pois, o único registro de filho desse casal que vi feito perto do nascimento, o de Jayme, não foi declarado pelos pais PT, mas sim por um terceiro (Arnaldo Valle) e isso traz complicações.
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-DH67-W9X?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A79VR-T46Z&action=view
@AlanNogueira primeiramente peço desculpas pela demora no retorno, tive vários contratempos. Sim a certidão de casamento tem o problema é como fazer a Transcrição em Portugal se não se acha o nascimento do Joaquim ...
@CarlosASP Perdão pela demora, amei a sua pesquisa....Minha amiga é filha do Walter Ferreira da Silva e foi quem fez o registro dela. Ela já foi no Cartório da Gloria e eles não tem essa informação, devido ao tempo.
Boa Tarde, estou a procura de uma certidão de nascimento ou assento de batismo do meu bisavô, onde não sabemos onde nasceu .. mas eu sei onde os pais deles se casaram: Câmara dos Lobos
Sei que a mãe dele veio para o Brasil em 1926 .
Segue os dados dele, dos pais e avós
@Evylin2105 evite abrir vários tópicos com o mesmo assunto, isso faz com que as informações obtidas anteriormente fiquem espalhadas e atrapalha as pessoas a te ajudarem :-)
Ja procurou os livros até 1920? Já pediu busca na conservatória quanto aos anos posteriores? Siga a orientação do @CarlosASP no post anterior https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/334592#Comment_334592 que provavelmente terá sucesso. Depois nos conte aqui, boa sorte!