Carta convite

ola pessoal essa duvida nao e para mim, a amiga da minha mae pediu para eu ajudar ela tirar essa duvida, vou explicar a situacao dela ai.

ela tem pouco mais de 60 anos, foi casada com um portugues por mais de 10 anos, morou em portugual por uns 10 anos ou mais, mas nunca tirou a cidadania, sempre morou com o cartao de residencia que venceu esse ano e ela nao renovou, o marido dela morreu a um ano e meio mais ou menos em portugual enquanto ela estava morando no brasil cuidando da mae idosa, ela voltou por dois meses ano passado para tentar resolver algo relacionado a pensao que ela tem direito e nao conseguiu, agora ela vai voltar em fevereiro e quer saber se ela precisa de uma carta convite para entrar no pais uma vez que seu cartao de residencia esta vencido, ela vai para ficar 3 meses apenas.

quem puder ajudar eu agradeco.

Comentários

  • @whqueiroz85

    O objetivo do fórum é tratar de temas de nacionalidade, não de residência - não sei se tem alguém aqui com experiência para te dar uma resposta 100% correta.

    Meu entendimento: se ela não tem mais autorização de residência em Portugal, ela entrará como turista. Precisa seguir as regras para entrada de turista:

    • Passaporte com data de validade de, pelo menos, três meses além do prazo de permanência previsto. Idealmente o documento deve ter, ao menos, 6 meses de validade, para garantir a possibilidade uma eventual prorrogação de visto;
    • Passagem aérea de ida e volta;
    • Comprovante dos alojamentos em Portugal, tais como confirmações de reservas. Se for se hospedar na casa de um residente em Portugal, é necessário apresentar carta convite;
    • Comprovante de vínculo de trabalho ou da atividade profissional realizada no Brasil (uma declaração emitida pelo empregador, que deve ter Apostila de Haia e reconhecimento em cartório);
    • Seguro viagem com cobertura de 30 mil euros (pode ser substituído pelo PB4);
    • Comprovante de meios financeiros suficientes durante a estadia em Portugal.


    Se eu não entendi corretamente a questão, por favor ignore.

  • @whqueiroz85

    Veja se não é esse o caso...


    Muitas mulheres que são ou foram casadas com cidadãos portugueses e que o casamento tenha sido celebrado antes de 03 de outubro de 1981 têm direito ao reconhecimento da cidadania portuguesa.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.