Existem regras de vestimenta para serviços consulares, em específico o consulado do Rj?

alioshaliosh Member
editado November 2023 em Processos de Atribuição

Olá, é uma pergunta de menor importância, mas surpreendentemente não vi ninguém a perguntar isso por aqui =D

Existe alguma regra para como devemos estar vestidos para serviços consulares, como emissão de cartão cidadão, etc? Refiro-me, em específico, a respeito de shorts, chinelos, tênis, etc.

Pesquisei em alguns sites de consulados, mas não encontrei nada.

Achei uma informação de fonte duvidosa e aleatória aqui: https://indicadoresdebelomonte.eco.br/como-conseguir-agendamento-consulado-portugal-sp/

A questão é que meu filho é autista e não aceita vestir calça. Será que terei de lidar com servidores públicos boçais? Por falha minha não liguei para o consulado com antecedência para tirar essa dúvida e agora tenho agendamento na segunda-feira 😅

Comentários

  • @aliosh Olha, sinceramente, acredito que vai mais do " bom senso " do cidadão.

    Até mesmo, por ser uma representação consular, não acharia bacana " ir de bermuda, chinelo como se fosse à uma praia ".

    Mas obviamente não é " crime " se você não for de " terno e gravata ".

    Então assim... me apresentaria de forma simples, mas adequada ao local.

    Como calça, tênis e blusas não curtas( como camisetas etc )

  • alioshaliosh Member
    editado November 2023

    Olá @jpvecchi sim, naturalmente e não me custa nada ir vestido de tênis e calça, apesar de no século 21 ainda termos que nos importar com tais costumes.

    A questão que venho aqui colocar é pelo fato de que meu filho certamente não irá aceitar vestir uma calça, como já disse.

    Alguém já teve alguma experiência similar a minha, de ter de ir ao consulado e por acaso estar de bermuda, ou mais especificamente e improvável, com um filhote de bermudas?

    Meu receio é ter de lidar com gente ignorante, como já tenho de lidar na vida de tempos em tempos, por causa da falta de empatia com o TEA.

  • @aliosh Ah sim. Não tinha visto a parte do seu filho. Perdão, mas pelo celular é complicado e passou desapercebido!

    Acredito que só o fato dele ir apenas de bermuda, mas com um tênis adequado, não devam " encucar ".

    Talvez, só suposição mesmo, você levar um laudo médico por via das dúvidas, caso um funcionário questione!

  • texasladytexaslady Beta
    editado November 2023

    @aliosh ,

    também nao acredito que usar bermuda será problema. Muito menos tenis. O que será importante é a foto, que será só do rosto e talvez pegando uma parte dos ombros e por isso a camiseta de mang.a é indicada. o que eles aconselham talvez você viu no site do consulado de SP é se tem cabelo comprido prender o cabelo, mas nem é obrigatório é mais para dizer que o rosto deve estar livre. Mas fora isso, acho que é mesmo só o bom senso de não aparecer com pouca roupa ou fantasiado.

    Não me parece que existe um código de vestimenta, do contrário eles informariam: https://consuladoportugalsp.org.br/especificacao-das-fotografias/

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.