Busca de informações de parentes portugueses para obtenção de certidão.

Olá pessoal!

Estou tentando obter dados de alguns antepassados, mas estou com muita dificuldade de conseguir informações. Faltam-me as datas de nascimento/falecimento, e ainda locais exatos de nascimento. Estou tentando montar o quebra-cabeças. Alguém pode me dar uma luz em como prosseguir? Meu objetivo final seria conseguir a certidão de nascimento portuguesa de meu bisavô paterno, Domingos.


Seguem os dados que já tenho.

Avô: Manoel Pereira Leite (tenho a certidão de nascimento). Nascido em 03/12/1908 no Brasil

Bisavô: Domingos José Leite, nascido em Portugal. Casou-se no Brasil com Philomena (abaixo) em 20/05/1905, e estou já estou providenciando a certidão de casamento. Filho de Manoel Joaquim Leite (nascido em Portugal) e Maria Thereza Leite (nome de casada, nascida em Portugal).

Bisavó: Philomena Pereira Cordoeiro, nome de casada: Philomena Pereira Leite, nascida em Portugal (1887), falecida no Brasil em 1930. Encontrei em uma fonte ainda não confirmada que ela é natural do Distrito de Vila Real, que faz parte da região de Trás-os-Montes, do concelho de Peso da Régua. Não encontrei informação sobre a freguesia. Filha de José Pereira Cordoeira (Portugal) e Ana Rosa Cordoeira (nascida Ana Rosa Guedes em 1947 - Portugal - e falecida no Brasil em 28/10/1915),

Encontrei um registro indicando que Manoel Joaquim Leite chegou no Brasil em 10/11/1886 com esposa (sem nome, 50 anos) e filho (sem nome, 8 anos), mas dada a falta de nomes e certeza das datas não sei se trata-se de um homônimo.

Bom, por hora é isso, foi difícil conseguir essas informações acima, estou tentando todas as opções. Espero que alguém consiga ajudar!

Abraços!

Comentários

  • @MMMAURO


    Onde a familia vivia no Brasil?

  • @MMMAURO

    Alguns irmãos da Philomena foram batizados na freguesia de Fontes, concelho de Santa Marta de Penaguião, distrito de Vila Real:

    Manoel; tif 016:

    https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1080999

    Henriqueta, tif 023:

    https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1081013

    Diolinda, tif 006:

    https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1081022

    Elvira tif 014:

    https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1081031

    Manoel, Henriqueta e Diolinda também foram para Nova Friburgo, como Philomena. Elvira não tem registro; pode ter falecido como criança ou ficado em PT. Tem mais duas irmãs que foram para Nova Friburgo também, Maria Aurinda e Rosa, mas os batismos dela ainda não apareceram.

    Como muitas vezes as datas que se tem em documentos no BR para eventos em PT estão erradas, pode valer a pena vasculhar os livros dessa freguesia para ver se aparece o batismo de Philomena. Pelo casamento dela em 1905. ela teria nascido por volta de 1886.

    https://tombo.pt/f/smp03

    A freguesia de Fontes tem uma pegadinha. Ela durante um tempo ela fez parte do concelho de Peso da Régua, depois voltou para esse concelho acima. Por isso, podem ter referências em alguns documentos à Peso da Regua. E o pai, José Pereira, era de Peso da Régua também (freguesia de Sedielos) e se casou lá. A mãe que era de Fontes.

    Vai notar que os nomes dos pais nestes batismos também varia; Jose Pereira e Anna Rosa (Guedes). Essas variações são muito comuns. Inclusive é possível que o Jose Pereira tenha acrescentado o Cordoeira só no BR. Notei que ele era alfaiate; a mãe também.

  • editado November 4

    @MMMAURO

    Pode ser o Domingos ou um homônimo, o ano nascimento (1860) e nome da mãe nao batem perfeitamente, mas diante de muitas coincidencias (como uma avó Maria Thereza) acho que vale o registro aqui para ao menos considerar https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1075522 m0134-tif n. 43 Domingos

    Este Manoel pode ser irmão do Domingos - https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:33S7-9YH1-44L?i=2&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6X6Z-WQJ5 a data já é mais parecida com a dele, mas o nome do pai é Manoel José Leite

  • editado November 4

    @MMMAURO

    Este registro está fazendo mais sentido para o Domingos pela data, mas não estou conseguindo achar no livro agora, talvez você ou algum outro colega aqui do forum consiga folhear e encontrar: https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6XT4-KR2M

    É de Ribeira da Pena, igreja Salvador: https://tombo.pt/f/rpn05

    ===========

    https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1075524 m005.tif - tem um outro casamento anotado... talvez seja um homonimo...

  • @MMMAURO

    Acredito que seja o batizado da sua bisavó.

    O nome dela aparece como Phelismene (n.º 1) https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1081025 m002.tif e ela era de 1882. Código de Referencia PT/ADVRL/PRQ/PSMP03/001/033 - Freguesia de Fontes, Concelho de Santa Marta do Penaguião, Distrito de Vila Real como indicado pelos registros encontrados pelo @CarlosASP

  • editado November 5

    @MMMAURO

    Possível domingos, apenas o sobrenome do pai que aparece "Lacha" ao invés de "Leite". Você tem o nome dos avós dele para confirmarmos?

    Domingos: https://digitarq.adfar.arquivos.pt/viewer?id=994357 m077.tif Olhão, Concelho de Olhão, Distrito de Faro. Tem um óbito anotado. OBS: este Domingos é o "segundo do nome", ou seja, há outro filho anterior com mesmo nome do mesmo casal (talvez este de 1868 https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6XDW-61HC)

  • @MMMAURO

    Foi um bom achado essa "Phelismina" pelo @AlanNogueira

    Quanto ao Domingos, pode dar um certo trabalho achar o certo, pois o nome do pai é muito comum. Meu palpite é que o nome da mãe em PT não tenha o "Leite"; muitas mulheres em PT na época não acrescentavam o sobrenome do marido.

    Tentaria também ver se os casamentos religiosos de Domingos e seu provável irmão Albertino em NF trazem alguma informação sobre a freguesia de origem. Domingos casou em 1905 e Albertino em 1894. Teoricamente o de Albertino poderia estar nessa listagem; não achei, mas essas listas não são perfeitas (ou ele pode ter casado em outro lugar). Já o de Domingos foi depois do período coberto:

    http://www.marcopolo.pro.br/genealogia1/paginas/nfrib_serrj.shtml

    Faria contato com a cúria de NF para ver se acha esses casamentos religiosos:

    https://www.diocesenf.org.br/contato

    Aqui o casamento civil de Albertino:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QGVM-YNL3

  • editado November 5

    @MMMAURO o caminho proposto pelo @CarlosASP é o mais seguro para esclarecer quanto ao batismo do Domingos. No Marcopolo há uma listagem indice http://www.marcopolo.pro.br/genealogia1/paginas/nfrib_serrj1.shtml mas não achei nenhum dos dois casamentos, de toda forma contacte a Diocese!

    ==========

    Aqui o outro Domingos (1o do nome) filho de Manoel Joaquim Lacha : https://digitarq.adfar.arquivos.pt/viewer?id=994350 m0064.tif (n.º 205).

  • editado November 6

    Muito obrigado pelas respostas, pessoal! Vocês são demais.

    Estou analisando tudo com calma aqui. Está avançando!

    @eduardo_augusto, a família viveu em Nova Friburgo, RJ, depois que chegou ao Brasil. Sei que nascimentos no Brasil, assim como casamentos e óbitos até a geração dos meus avós, ocorreram nesta cidade.

    @CarlosASP , eu havia encontrado no family search (ou my heritage, não lembro!) uma referência de nascimento da Philomena em 1987, bem próximo da sua sugestão! E quanto a variação do nome, encontrei tanto Ana Rosa Guedes quanto Anna Rosa Guedes. Na certidão de nascimento de meu avô consta Anna Rosa Cordoeira. Vou analisar os links que você enviou, podem ter informações bem valiosas. Obrigado pelo esclarecimento quanto à freguesia s concelhos, já me dá um norte de onde olhar! Quanto ao casamento do Domingos com Philomena, eu encontrei alguns documentos online (estou enviando aqui), assim como a certidão de nascimento de meu avô (consta somente como "Manoel" na certidão). Nestes documentos não constam outras informações. É comum ter alguma informação a mais (ex: cópia de alguma identidade, algo do gênero) no cartório? Vale uma visita à Nova Friburgo para ir no cartório? Por hora estou nas pesquisas online, vou contatar a diocese como você sugeriu, mas não descarto uma viagem à Friburgo não... Muito obrigado, viu?

    @AlanNogueira , Ta muito parecido como sendo de minha bisavó sim esse registro sim! Seria "normal" essa variação de "Phelismene" para "Philomena" de um documento para outro? Uma coisa que me deixou com a pulga atrás da orelha foi a data. Na certidão de casamento que encontrei consta que ela tinha dezenove anos (pelo menos foi isso que eu entendi da letra cursiva) em 1905, então teria nascido em 1986 mesmo. Muito obrigado pelas informações também, viu? Vou olhar todos esses links com calma e tentar desvendar algo a mais.


  • @MMMAURO é bastante comum encontrar variações de nomes e até mesmo de datas nestes registros antigos. Eu acredito que a Phelismene seja a sua bisavó. No livro desta freguesia encontrei outras com a mesma grafia, ou era "moda" no local ou o padre escrevia todas desta forma... Fato é que as pessoas antigamente transmitiam tudo de forma oral e eram em sua maioria analfabetas, então as variações são sim comuns.

    O mesmo digo com relação ao Domingos, ele pode ou não ser um dos que lhe enviei. O sobrenome Lacha tem um significado um tanto pejorativo, então para ter sido atualizado para Leite pouco custa...

    Nos cartórios provavelmente só terão o livro de registro que você já tem imagem.

    Tente ver o casamento religioso na Diocese, acredito que lhe atendam por telefone ou email. Boa sorte!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.