Marta Tavares

Encontrei os registros de Batismo dos meus avós portugueses, eram anteriores a 1911. Preciso procurar a certidão de casamento deles que deve ter acontecido no período de 1919 a 1922. Logo após vieram para o Brasil

Meu avô se chamava Antonio Albino Garcia Tavares, nascido em 15/11/1895 (registro de batismo feito em 08/12/1986) distrito de Guarda, concelho Trancoso, Freguesia São Pedro Trancoso, filho de Antônio Francisco Tavares e Cândida Augusta Tavares.

Minha avó Anna Domingues Fuzeira, nascida em Mira (Lagoa da Praia) distrito de Coimbra em 14/04/1896, filha de João da Costa Magueta e Maria Domingues,

Gostaria de saber como procurar essas certidões, quais arquivos disponíveis deste período?

Comentários

  • editado November 2023

    @MartaTavares

    Há pouco o que se consultar diretamente online para datas posteriores a 1911. O family search de vez em quando tem algo de umas poucas freguesias, mas não achei nada nesse caso.

    Se estiver disposta a arriscar 10 euros, pode tentar ver se o civilonline (que é parte do governo de PT) acha esse casamento baseado nos nomes completos, freguesia e filiação dos noivos.

    Como era mais comum casar na freguesia da mulher, faria o pedido usando a freguesia dela.

    Como explicado no guia abaixo (leia atentamente), o sistema inicialmente não aceita datas com mais de 100 anos. Há que se colocar uma outra com menos, e na observação se coloca a data certa. No seu caso, coloque esses anos prováveis.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

    Como provavelmente esse assento de casamento não deve estar informatizado ainda, o civilonline deve entrar em contato com a conservatória desse concelho para procurar o assento. Se acharem, aí eles já vão informatizar o assento e te enviar o código de acesso. Um assento informatizado é válido nos processos de nacionalidade; tem a vantagem de não precisar ficar esperando uma cópia física chegar e você pode fazer quantas cópias quiser.

    Esse processo vai depender da velocidade da conservatória responder ao pedido, o que varia muito de lugar para lugar.

    Se não quiser gastar os 10 euros, ou por outra razão, você pode tentar contatar as conservatórias onde cada noivo nasceu e perguntar se o assento de casamento está lá. Como dito, cada conservatória responde no seu tempo. E algumas podem ser mais solícitas e procurar nesse intervalo todo; outras podem pedir uma data mais exata. Mande email bem diretos, concisos e formais para as conservatórias; só com os dados necessários (nomes, local e data de nascimento e filiação e data provável do casamento), sem ficar contando a história da família.

    Aqui os contatos de cada uma delas:

    https://irn.justica.gov.pt/Contactos-do-Registo/-Registo-Civil-Predial-e-Comercial-de-Mira

    https://irn.justica.gov.pt/Contactos-do-Registo/-Registo-Civil-Predial-e-Comercial-de-Trancoso

    Esqueci de perguntar se você já olhou se há alguma anotação na lateral das imagens dos batismos dos dois.

  • Muito obrigada pela orientação @CarlosASP, vou tentar fazer o pedido da certidão. Nos registros de batismo deles não havia nenhuma anotação. Gratidão!!🙏

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.