Demora no processo

Olá,


Dei entrada da minha nacionalidade faz 1 ano e 8 meses em Lisboa. O processo foi enviado para a conservatória do Porto. Já no passo 7 e bolinha marrom, não atualizava nada e passado 5 meses, atualizou para “O processo encontra-se na Conservatória do Registo Civil, Predial, Comercial e Automóvel de Albergaria-a-Velha”


Gostaria de saber se aconteceu com mais alguém e está tudo bem com o processo porque conheço pessoas que trataram depois de mim e já têm os documentos.


Ligo para as conservatórias e não atendem; e-mail também não respondem.

Comentários

  • @Katty

    Os processos aprovados no Porto agora tem sido enviados para diversas outras conservatórias menores para a última etapa, a criação do assento de nascimento PT.

    Isso está acontecendo com processos de filhos, de sefarditas etc.

    Mudar para outra conservatória é um bom sinal, pois mostra que está andando. O prazo de criação do assento varia de conservatória para conservatória.

    Quando seu processo foi enviado para Albergaria? Qual o tipo de seu processo?

  • @Katty @CarlosASP

    Déi entrada no meu processo em 14 de fevereiro de 2022 (5 anos de residência), junto ao ACP, e encontra-se ainda na fase 7(marrom) desde 30 de maio de 2023.

    Minha mãe e tia deram entrada nos seus processos(5 anos de residência) no mesmo dia que eu e, tiveram seus registros criados em 11 de outubro de 2023 e 25 de outubro de 2023, por sorte, pois seus processos foram transferidos para a conservatória (Conservatória do Registo Civil de Santa Maria da Feira e o outro para Conservatória do Registo Civil de Seixal)

    Infelizmente, o meu processo continua no ACP, mas mantenho a esperança de que o meu registro seja finalizado ainda este mês de novembro, no máximo ainda este ano, se deus quiser. 🙏

    Não há nada que não possamos fazer a não ser esperar e continuar com o pensamento positivo que já estivemos mais longe. 🙌

  • GazevedoGazevedo Member
    editado December 2023

    Estou bastante preocupada. Dei entrada na Cidadania (neto), em 12 de Julho de 2021, e ainda estou na Fase 2. Estou fazendo sem auxilio de escritorio de Advocacia. Vejo na Planilha que menbros com a mesma data, mes e ano, já estão em fases posteriores, Fase 6 ou já finalizaram.

    Alguma dica ou instrução que me ajude a dar andamento no processo?

    sds,

    GAZ

  • Olá, sou novo aqui, queria perguntar sobre a questão do atraso, atualmente moro na Espanha, moro há 4 anos e há 1 ano e 5 meses meus documentos foram enviados antes de mudarem a lei em 1º de setembro , 2022, ainda estou na etapa 1, queria saber quando vocês acham que meu processo deveria ser concluído, pois estou analisando a opção de processar minha nacionalidade espanhola por residência

    Gracias

  • editado January 6

    @Maddox8

    Fazer previsão de prazo de processo de nacionalidade portuguesa, principalmente desde o último ano, é tão preciso quanto prever e acertar os números da mega-sena, mas já que você pediu, vou dar meu palpite.

    Primeiro ponto: depende do tipo de pedido que vc fez (como filho de português, como neto, descendente de judeu sefardita, cônjuge etc) e para onde mandou o processo.

    Processos de filho costumam ser "mais rápidos", dependendo da conservatória. Até o final de 2022 o ACP costumava levar 6 meses entre receber o processo e finalizar um processo de filho maior de idade. Outras conservatórias é difícil prever, vai da sorte. Consulados levam pelo menos 2 anos.

    Processos de neto geralmente levava uns 3 anos (provavelmente desde o ano passado esse prazo deve ter esticado para 4 anos) e tramita apenas em Lisboa.

    Processos de cônjuge uns 2 a 3 anos, também apenas em Lisboa.

    Processos de sefarditas levavam de 2 a 3 anos, também só em Lisboa. Como houve uma enxurrada desses processos por volta de agosto/setembro de 2022 por conta das mudanças na lei, eu nem arrisco chutar mas não esperaria nenhum prazo inferior a 4 anos.

    Infelizmente não tem o que fazer senão esperar e de vez em quando (1x por mês) checar o "site das bolinhas" só para ver se algo mudou ou surgiu alguma exigência.

    Sobre o seu processo na Espanha por tempo de residência (importante: não entendo nada sobre cidadania espanhola) minha opinião: se vc tem direito a essa nacionalidade e a Espanha não te obriga a renunciar a nenhuma outra nacionalidade que vc tenha, eu aplicaria, mas é importante ter a expectativa correta quanto ao prazo que eles levam para processar o pedido. Também moro em um país da UE e por aqui pedidos de naturalização por tempo de residência levam pelo menos 2 anos para serem concedidos, depois que a pessoa cumpre o prazo de 5 anos vivendo legalmente no país. Ou seja, aqui em geral a pessoa só se torna cidadã depois de residir legalmente por uns 7 anos (5 para obter o direito de fazer o pedido e mais 2 aguardando a cidadania ser concedida).

    Boa sorte.

  • Pelo que estou vendo na planilha , fui a última pessoa no ano a registrar um processo .

    Li na planilha que não tem nenhum registro em 2024

  • Bom dia, gostaria de saber se essa lista ainda está valendo, pois tenho uma prima que gostaria de dar entra no pedido de nacionalidade portuguesa por ser neta de português. Caso tenha havido algumas mudanças poderia me ajudar.

    Grato

    João Renato

    Veja abaixo a lista de documentos que deverá reunir:


    Certidão de nascimento do requerente emitida por fotocópia do livro de registos de nascimento, emitida há menos de um ano e devidamente apostilada;

    Certidão de nascimento do progenitor (pai ou mãe) filho do cidadão português, em Inteiro Teor, emitida há menos de um ano e devidamente apostilada. Verifique se consta o nome do declarante do nascimento, e se a declaração foi feita na menoridade do seu progenitor;

    Certidão de nascimento ou assento de batismo do cidadão português.

    Atestado de antecedentes criminais brasileiro (se for maior de 16 anos).

    Cópia autenticada e apostilada da carteira de identidade (RG). Se este não for recente, cópia autenticada e apostilada do passaporte (somente as página das quais conste assinatura, foto e identificação);

    Atestados de antecedentes criminais de todos os países nos quais morou após ter 16 anos, se for o caso, acompanhados de tradução, se escritos em língua estrangeira.

    Requerimento 1D preenchido e assinatura reconhecida por autenticidade .


    As certidões dos registos de nascimento do avô ou avó (aquele que for português) podem ser oficiosamente obtidas pelos serviços desde que sejam indicados os elementos que os permitam identificar, designadamente o local de nascimento, a respetiva data e, se for do seu conhecimento, a Conservatória do Registo Civil portuguesa onde os mesmos se encontram arquivados e o respetivo número e ano. Para facilitar a localização, envie uma cópia simples dessas certidões, mas somente se as tiver consigo.Se os assentos de nascimento não estiverem informatizados, é necessária a cópia original certificada.


    Custos


    O custo para maiores de idade é de 175 Euros.


    Para menores de idade é gratuito.

  • Prezados,


    Processo de aquisição da nacionalidade para neta enviado há 34 meses e ainda se encontra na etapa 4.

    Seria normal isso? Atualmente, teriam ideia de qual seria o prazo previsto para emissão, estando tudo em ordem?

  • Deu entrada do meu pedido de nacionalidade a 1 ano e tal e ainda encontra no recebido a muito tempo na mesma posição o que devo fazer 🥲

  • @jassira40


    nada, apenas aguardar. processos de filho demoram cerca de um ano e meio, se vc mandou para a ACP. Se mandou para a CRC, pode demorar até três anos.


    processos de netos, demoram de três a três anos e meio.

  • @gahbedantas Infelizmente, estou em contagem regressiva para o processo de minha mãe, neta também, completar 36 meses, dia 26 de julho agora.

    Infelizmente, não há o que ser feito. E as férias no Hemisfério Norte, na UE e em Portugal, atrapalham muito mais que ajudam, pois o " contingente " fica reduzido( de funcionários )!

  • Bom dia, como posso ver a planilha? Entrei sem querer em algo que via os processos e alguns nomes.. é possível ver tbm o meu?

  • @Alicia2019


    A planilha é alimentada manualmente pelos próprios usuários. Ou seja, é você que vai colocar as informações do seu processo na planilha.


    https://planilha.cidadaniaportuguesa.com/

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.