Certidão de Nascimento da minha Trisavó

Boa tarde a todos... Estou em busca da certidão de nascimento da minha trisavó para eu fazer a transcrição de casamento dela e do meu trisavô, dele eu já achei (ele é de Vila Real, da paróquia de Parada de Punhos a folhas 36 e 36 verso, registro Nº31), mas dela está difícil demais de achar. Mandei e-mail nos Arquivos Distritais, mas eles dizem que preciso de mais informações, não tenho muitas informações, não sei qual freguesia ela nasceu, se caso alguém puder me ajudar com alguma informação ficarei muito grato, agradeço desde já!!


Segue as informações que consegui da minha trisavó Antonina Magdalena:

Antonina Magdalena, filha de Antonio Botelho Ferreira e Maria Ermelinda. 

Na certidão de casamento (que ocorreu em 1896 no Brasil) consta que Antonina Magdalena nasceu em Portugal e que tinha 17 anos na ocasião. Ela foi casada com Joaquim Mourão. 

Portanto é provável que o nascimento dela tenha ocorrido entre 1878 e 1880. 

Comentários

  • @Franciscobtaveira

    Casamento religioso: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939F-4J9J-8T?i=700&cc=2177299&cat=200029 infelizmente não menciona as freguesias de origem deles. Com sorte a igreja talvez tenha conservado os processos de habilitação de casamento (documentos que os noivos apresentaram para casar). Já tentou contato com esta paroquia de Serra Negra?

  • Boa tarde meu amigo @AlanNogueira, tudo bem?

    Eu pesquisei no Family Search, mas acabei não achando a região de onde ela veio entre outras informações que precisava.... Tentei apenas no cartório de Serra Negra, mas nada também, consegui a certidão de casamento mas apenas isso.... Acha válido então pesquisar na paróquia? Na paróquia eu não pesquisei..... Obrigado pela resposta!!

  • @Franciscobtaveira se achou a certidão no cartório tente pedir o desarquivamento lá também, deve ser mais simples que na igreja

  • editado November 2023

    @Franciscobtaveira

    Eu acho que deve ser essa ANTONIA aqui, batizada em 1878, mas não dá 100% de certeza; vamos ver o que outros foristas opinam. É o batismo número 46; o registro bem apagado:

    http://culturacores.azores.gov.pt/biblioteca_digital/SMG-LG-SANTACRUZ-B-1876-1880/SMG-LG-SANTACRUZ-B-1876-1880_item1/index.html?page=157

    Aqui a lógica e o caminho que segui. Eu achei um batismo de uma outra irmã (Zulmira) em Itapira em 1887 (o número 93), e lá fala que os pais eram da Ilha de São Miguel (que é nos Açores):

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939F-VJ52-3?i=48

    Também notei que nos batismos no BR de filhos do casal, eles sempre apareciam apenas como "Antonio Botelho" e "Maria Ermelinda". sem os outros nomes adicionais.

    Assim fui procurar em PT esse casal e cheguei nos Açores.

    Tem uma outra filha desse casal, nascida em 1881 na mesma freguesia que a Antonia acima, Maria, segunda desse nome (que suspeito ser a irmã Maria Amelia), onde o nome do pai aparece como Antonio Botelho Ferreira:

    http://culturacores.azores.gov.pt/biblioteca_digital/SMG-LG-SANTACRUZ-B-1881-1884/SMG-LG-SANTACRUZ-B-1881-1884_item1/index.html?page=22

    Tem uma primeira Maria, mais velha (de 1874), que pode ser a irmã Maria da Conceição:

    http://culturacores.azores.gov.pt/biblioteca_digital/SMG-LG-SANTACRUZ-B-1870-1875/SMG-LG-SANTACRUZ-B-1870-1875_item1/index.html?page=232

    Os avós paternos dessas 3 crianças estão sempre como Luiz Botelho e Maria da Conceição e o avô materno como Joao Tavares Carneiro; já a avó materna está em 2 registros como "Antonia Carolina" e em um como "Antonia MADALENA".

    Aqui o casamento dos pais em 1872 (número 28):

    http://culturacores.azores.gov.pt/biblioteca_digital/SMG-LG-SANTACRUZ-C-1870-1879/SMG-LG-SANTACRUZ-C-1870-1879_item1/index.html?page=54

    Como, se for essa Antonia mesmo isso provavelmente acarretará em retificações nas certidões aqui no BR, sugiro que olhe com cuidado todos os batismos nessa freguesia da data do casamento de Antonio Botelho e Maria Ermelinda em diante. Isso para achar outros possíveis filhos do casal (inclusive o Manoel que consta na árvore) para ir vendo como os nomes de pais e avós aparecem nesses batismos todos. No fim, o "conjunto da obra" lhe dará mais certeza se é ou não a pessoa que procura.

    Infelizmente, essa variação de nomes e sobrenomes é comum mesmo entre documentos PT (como pode ver acima) e ainda mais em relação ao que consta no BR. Boa sorte!

  • @AlanNogueira Boa noite meu amigo, eu pedi a microfilmagem no cartório, mas mesmo assim não acharam nada.... Esse desarquivamento é um procedimento diferente, isso?

  • @Franciscobtaveira processo de habilitação de casamento são os documentos que os noivos apresentam para casar, não é a certidão da folha do livro.

    Olhe a mensagem do @CarlosASP acima acredito que achou!

  • Bom dia @CarlosASP , tudo bem meu amigo?

    Cara, muitíssimo obrigado pela informação, acredito que seja mesmo ela, pois eu entrei no Family Search e está batendo o nomes das irmãs e a data, tem uma chance enorme de realmente ser ela... Esses números que você me passou é a linha que está? Não estou conseguindo achar, no primeiro ai que diz o número 46, é a linha 46, isso?

    Acredito que o ideal agora é eu entrar em contato com o arquivo distrital de lá e pedirem pra me mandar as informações né?

    Desculpe tantas perguntas meu amigo, é por que estou meio perdido com isso, agradeço imensamente de coração todas as informações que me passou.... Grato demais, um abraço

  • Bom dia meu amigo @AlanNogueira, grato também pelos informações e pela ajuda.... Um grande abraço!

  • @Franciscobtaveira

    Se depois de clicar nos links, você esperar um pouquinho, aparece a imagem do livro de batismo já na página correta. Pelo menos funciona assim no PC; não sei se é igual em celular.

    Nessa imagem que abre de um livro escrito à mão, na lateral tem o número escrito de cada batismo e logo embaixo o nome do batizado. Por exemplo, número 46, Antonia. O 46 começa nessa página e continua na seguinte.

    Para mudar de página; tem que ir na coluna de numeração à esquerda. O link abre no ano de 1878, imagem 0023. Para ver a continuação desse batismo, tem que clicar no 0024

    Para confundir um pouco, rs, o batismo 45 na página que abre de cara, é de Antonio,

    Se não abrir direto na página certa, é só procurar à esquerda o ano de 1878 e depois clicar 0023

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.