Ajuda na busca de certidão de nascimento

Boa tarde, estou procurando a certidão de nascimento do meu bisavô e tenho apenas estas informações:
Nome: João de Freitas
Data de nascimento: 19/09/1910
Filho de Manoel José de Freitas e a Maria Torres de Jesus
Natural de Freguezia do Faial, Portugal.
Tenho a certidão de casamento e óbito mas não há nada referente a certidão de nascimento
Como faço para procurar a certidão?
«1

Comentários

  • Hey, Fayal é uma Ilha de Portugal e não uma freguesia.

    Link de pesquisa:
    http://www.culturacores.azores.gov.pt/ig/registos/Default.aspx

    Ilha: Fayal;
    Concelho: Horta
    Freguesia: Todas
    Opção: Baptismos

    Com paciência vc encontrará o registro.
  • Raquel,

    para quem é da Ilha da Madeira a procura fica facilitada pq tem como pesquisar uma vez que todos os batismos estão indexados, creio que seja este:

    ***
    Data: 03-10-1910
    Paróquia / Conservatória: Faial

    FILHO: João
    Pai: Manuel José de Freitas
    Mãe: Maria de Jesus Torres

    Livro: 8322-A
    Folha: 55
    ***

    Com estas informações, solicite ao Arquivo da Madeira:

    http://www.arquivo-madeira.org/form.php?id=20
  • Obrigada aos dois.
    Guilherme, essa certidão é mandada via correio? Como isso funciona?
  • Raquel,

    isso. Eles vão informar sobre o pagamento e envio.
  • Outra duvida: no nome de quem devo fazer a entrada do pedido da nacionalidade? Devo pedir primeiro para o meu vô, depois minha mãe e depois eu ou pode ser feito diretamente para mim?
  • Em primeiro lugar, como saber se eu tenho direito à cidadania, onde ligar pra saber informações sobre tudo q preciso?
  • Então, eu vi esse site. Eu tenho meu avô filho de português e minha mãe vivos. Sou maior de idade, então consigo né? E conseguirei passar para meus filhos?
  • Bom dia, mandei um e-mail para o consulado e eles me disseram que a primeira coisa a ser feita é atualizar o estado civil de meu bisavô em Portugal. Olhei todo o site deles e eles não pedem a certidão de nascimento ou batismo dele em nenhum lugar. Eles conferem às informações a partir dos dados q eu dou ou isso será pedido em algum momento?
  • Raquel, é mais interessante fazer primeiro o do seu avô, depois o da sua mãe por atribuição (veja nas dicas de processo para filhos) e depois que ela conseguir você inicia seu processo, também por atribuição.
  • Raquel,

    se vai fazer no consulado, deve seguir o que eles orientam. Acho (certeza) que vão pedir o batismo do seu bisavô.

    Mas diga uma coisa: Quem foi o declarante do nascimento do seu avô?

    http://www.cidadaniaportuguesa.com/filhos/
  • Olá, gostaria de confirmar...
    Freguesia: Faial - Concelho de Santana - Distrito: Regiao Autônoma da Madeira
  • Olá boa tarde, gostaria de saber como consigo informações sobre a certidão de nascimento do meu pai. José Romão da Horta, filho de Rosa Gonçalves (na verdade não lembro ao certo o sobrenome da minha avó, Rosa Gonçalves ou Rosa Gonçalves da Horta) e Antônio da Horta.
    Obrigada.
  • Boa noite!
    Estou tentando localizar um registro de batismo/nascimento, as únicas informações que tenho, obtidas na Certidão de Casamento dele e da filha dele são:

    Nome: JOSÉ MARQUES NEVES,
    Pai: João Marques
    Mãe: Antônia de Jesus Marques ou Antônia Marques

    Na certidão de casamento dele(ocorrido em 24/02/1917) consta que a data de nascimento é: 20/04/1973, nascido em Funchal - Ilha da Madeira.

    Na certidão de casamento da filha dele, o ano de nascimento consta como 1875.

    Se puderem me ajudar, desde já agradeço.

    Atenciosamente,

    Rosália Silva de Carvalho
  • Rosália

    Ele tinha irmãos?

    Data: 15-12-1872
    Paróquia / Conservatória: Santana

    FILHO: José
    Pai: João Marques Neves
    Mãe: Antónia Marques

    Livro: 6170-A
    Folha: 38-38 v.º
    Obs: O indivíduo foi legitimado em 03.11.1890 pelo matrimónio dos seus pais, como consta no n.º 31 do lv.º de 1890.


    Registro de passaporte:

    Requerentes José Marques Neves
    Cônjuge **
    Destino São Paulo-BRA
    Ano 1893
    Mês 8
    Caixa 102
    Num Processo 166
    Num Passaporte 31
    Data Baptismo None
    Pai Requerente João Marques Neves
    Mãe Requerente Antónia Marques de Jesus
    Pai Cônjuge None
    Mãe Cônjuge None
    Filhos None
    Obs No processo só contém o 1.º nome do requerente, os restantes e o destino foram retirados do Lv.º de registo de passaportes.

    Peça o registro citando a freguesia de Santana: http://www.arquivo-madeira.org/contactos
  • Bom dia! Alguém poderia me ajudar?

    Sou brasileira, neta de português e gostaria de tirar minha cidadania portuguesa, mas estou encontrando um problema aqui no Brasil, porque meu pai é o único filho vivo (85 anos) e ele não tem os documentos de nascimento do meu avô e não sabe ao certo de qual região da Ilha da Madeira meu avô era.

    Fazendo uma pesquisa na internet, eu achei uma informação dos meus bisavós no registo de batismo do Faial:
    PT/ABM/PSTN02/001/00053/000092

    Maria era irmã de meu avô, que também veio para o Brasil alguns anos depois dele, mas não consegui achar o registo dele.

    As informações que possuo a respeito de meu avô são:
    Meu avô veio para a Argentina, primeiramente, por volta do ano de 1908 ou 1909 e só depois veio para o Brasil, onde permaneceu até falecer.
    Nome completo: Julio Gomes
    Filiação: Alfredo Vicente Gomes e Ludovina Constantina da Silva
    Data de nascimento: 18 de abril de 1891 (sem certeza)

    Como consigo saber onde achar a certidão de nascimento ou batismo dele?

    Obrigada!
    Isabel
  • Mariza GuerraMariza Guerra Member
    editado August 2017
    @Isabel Gomes

    http://abm.madeira.gov.pt/bases/passaportes/detalhe/?reg=19695

    Registro de passaporte da família:
    Alfredo Vicente Gomes
    Cônjuge Ludovina Constantina
    Acompanhante: Júlia Gomes
    Parentesco: Irmã
    Destino São Paulo-BRA
    Ano 1904
    Mês 10
    Caixa 126
    Num Processo 25
    Num Passaporte 479
    Data Baptismo None
    Pai Requerente João Gomes
    Mãe Requerente Maria de Jesus
    Pai Cônjuge João Ferreira Cabral
    Mãe Cônjuge Lodovina Constantina da Silva

    Filhos João (13 anos), Júlio (11 anos), Alfredo (7 anos) e Maria (5 anos)
    Obs 1.ª saída. Residente na freguesia do Faial.

    Casamento dos pais em 1889: http://abm.madeira.gov.pt/pesquisa/casamento/index.php?id=NmekchT7yKbp
    Registros de 3 filhos:
    ]Data: 1890-03-27
    Local: Paróquia do Faial

    FILHO: João
    Pai: Alfredo Vicente Gomes
    Mãe: Ludovina Constântina da Silva

    Livro: 5882-A
    Folha: 15-15 v.º
    Obs: Casou civilmente com Claudina Rios, em 28.10.1911, no Cartório do Registo Civil do 1º Subdistrito de Araraquara, São Paulo, Brasil, reg. n.º 22-C. Faleceu em 07.07.1966, na freguesia de Ibiporá, Paraná, Brasil, reg. n.º 58-C, Bol. n.º 8/2005, da Conservatória do Registo Civil de Santana.

    -------------------------------------------------------------------
    Data: 1898-11-27
    Local: Paróquia do Faial

    FILHO: Maria
    Pai: Alfredo Vicente Gomes
    Mãe: Ludovina Constantina da Silva

    Livro: 8310
    Folha: 36 v.º-37
    -------------------------------------------------------------------

    Data: 1897-06-20
    Local: Paróquia do Faial

    FILHO: Alfredo
    Pai: Alfredo Vicente Gomes
    Mãe: Ludovina Constantina da Silva

    Livro: 8309
    Folha: 23 v.º

    O Julio teria nascido em 1893 - mas não aparece nos registros indexados. O pai era da freguesia de São Roque e moravam em Faial.
  • Ola, estou em busca de uma certidão e estou um pouco perdida por não ter muitas informações.

    As informações que eu tenho é o seguinte:

    Bisavô Americo Alves da Silva (português)
    -Casado com
    Isolina Pereira da Silva
    -teve uma filha
    Arlete Alves Cabral (nascida 04/10/1920)
    -casou com
    Manoel Cabral de Souza (nascido em 5/7/1910)
    -teve um filho
    Julio Cesar Alves Cabral (nascido em 3/1/1948)
    -casou com
    Odete Rosa
    -teve uma filha
    Fabiola Rosa Cabral (nascida 14/9/1970 - pessoa que precisa da dupla cidadania)

    Espero que vocês possam me ajudar.
  • Olá, pessoal, também preciso de uma ajuda em relação a certidão de meu Bisavô.
    As informações que tenho são de sua certidão de casamento aqui no Brasil, e são as abaixo:

    Nome: Antonio Saturnino Martins
    Nome Pai: Antonio José Martins
    Nome Mãe: Maria Augusta de Jesus
    Local de nascimento: São Roque do Faial - Ilha da madeira

    Porém a data de nascimento é incerta pois somente consta que na data do casamento (05/01/1907) ele tinha 23 anos.

    Espero que possam me ajudar.
  • @Mariza

    São esses mesmo, Obrigado pela ajuda!!!
    Como Faço para obter cópias desses documentos, sabe me dizer?
  • @Mariza

    São esses Mesmos, Eu acabei transcrevendo errado da certidão que tenho, esse nome de mãe na verdade é da esposa.
    Mais uma vez obrigado pela ajuda!!!
  • Estou procurando informações de nascimento ou de batismo de Manuel Dutra de Medeiros, nascido em 25 de setembro de 1733 em Pedro Miguel, Horta, Faial, Açores, Portugal, seu pai, Antônio Nunes da Silva, tinha 29 anos e sua mãe, Bárbara do Espírito Santo, tinha 27 anos. Ele casou-se com Maria Rodrigues em 17 de janeiro de 1752, em Enseada de Brito, Palhoça, Santa Catarina, Brasil.

  • @mabego voçê saberia me dizer onde encontro ou se tem esses documentos digitalizados, pois esta bem dificil de entender o que esta escrito, desde já agradeço por ter me passado o link deste site

  • @ThgSilva

    esse documento do link está digitalizado, ou não poderíamos vê-lo.

    Vc tem que pedir a reprodução do assento de baptismo dele, em papel, certificado e em forma narrativa, no email:

    bpar.horta.info@azores.gov.pt

    e mencionar:

    PT/BPARJJG/PRQ/PHRT09/01/04

    http://culturacores.azores.gov.pt/biblioteca_digital/FAL-HT-PEDROMIGUEL-B-1729-1741/FAL-HT-PEDROMIGUEL-B-1729-1741_item1/index.html?page=41

    último assento à direita - Manoel de 09/09/1733

    @CarlosASP

    @Kleber Silva Aguiar

    podem corroborar a data do assento, por favor?

  • editado July 2023

    @ThgSilva @mabego

    registro 20/09

  • editado July 2023

    Bom dia amigos, estou a procura de certidão de nascimento de meu bisavô, martinho pires videira

    Nascido em portugal, ainda não sei a cidade, pai de franscisco pires videira

    Ele casou em são paulo, com brasileira

    Localizei uma pessoa com mesmo sobrenome em viana de castelo.

    Infelismente só tenho essas informaçãoes, agurado qualquer ajuda

    Obrigada amigos.

  • editado July 2023

    @Dani_vini

    Qual seria o período de nascimento dele? Quais as datas de eventos que tem (nascimento de seu filho, seu casamento etc?)

    Eu desconfio que ele pode ser da freguesia de Sistelo, concelho de Arcos de Valdevez, distrito de Viana do Castelo,

    Confirme se esse é o nascimento do Francisco Pires Videira no BR:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CS65-19HH-L?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6JYM-SB28&action=view&groupId=TH-909-66449-33784-23

    Se for, ali dá para ver o nome do Martinho como pai - mas, mais importante os nomes dos pais do Martinho: um outro Francisco Pires Videira e Maria Rodrigues.

    Com isso, eu achei um batismo de um neto (Joaquim) desse casal ainda em PT. Esse neto é filho de uma provável irmã, de nome Maria de Jesus Pires, do Martinho que você procura. Essa irmã Maria nasceu em Sistelo, concelho de Arcos de Valdevez; ver tif 106:

    https://digitarq.advct.arquivos.pt/viewer?id=1096311

    Além disso, eu achei um passaporte de um Joao Pires Videira, que é filho de Franscisco Pires Videira Junior e Maria Rodrigues. Ou seja, mais um provável irmão de Martinho. E ele também é de Sistelo:

    http://pesquisa.adb.uminho.pt/details?id=1232104

    Tendo uma ideia de por que ano Martinho nasceu, vale a pena folhear os livros de batismo de Sistelo e olhar todos os batismos de Martinho para ver se acha o seu:

    https://tombo.pt/f/avv45#BIRT

    Se não funcionar, você sempre pode pedir ao cartório o desarquivamento da habilitação de casamento de Martinho; nessa habilitação aparecem os documentos usados para poder casar. Se for esse Martinho casado com Lucilia, deve ser em Ribeirão Preto (pelo registro desse filho Americo):

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CS64-BS4C-G?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6XCR-PJFT&action=view&groupId=TH-909-65938-59868-98

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.