Preciso de ajuda para achar o assento de batismo (Distrito Viana do Castelo)

Nome: Manoel Pereira da Cunha

nome dos pais: Manoel Pereira da Cunha e Anna Joaquina da Cunha

local: Distrito Viana do Castelo (outro documento aparece Paredes de Coura)

Data de nascimento: 8 de maio de 1907 (nao tenho certeza sobre este ano pq alguns documentos não batem com a idade que ele teria)

Agradeceria Muito a ajuda

Comentários

  • @Ágnis qual o seu parentesco com essa pessoa?

  • é trisavô! vô da minha avó! estou tentando a nacionalidade dela (que ainda está viva) para ter direito tb

  • @Ágnis

    Peça no arquivo nacional esta habilitação de casamento, pode ser que ele tenha apresentado o batismo ou tenha fornecido dados adicionais sobre sua origem em Portugal:

    Em qual documento encontrou referencia a Paredes do Coura? Poste aqui.

  • @AlanNogueira eu achei essa certidão no familysearch, lá confirma o nome dos pais, da a data de nascimento (8/5/1907) e diz que ele é do Distrito de Viana do Castelo (Portugal).

    A informação de Parede de couras eu encontrei na certidão de nascimento de um filho dele (Jorge Pereira da Cunha). Lá também confirma o nome dos avós! A única coisa é que lá diz que Manoel tinha 20 anos (1923), o que não bate com o fato dele nascer em 1907.

    A certidão de óbito dele também diz que ele morreu em 1940 com 35 anos.(não bate tb) Lá também referência a esposa Elza, logo, é da mesma pessoa.

    A única referência da data de nascimento dele está nessa certidão de casamento. Os outros documentos constam apenas idade.

    Essa Elza não foi a primeira esposa dele, esta teria sido Maria Martins da Cunha, que é a mãe do meu bisavô (Antônio Pereira da Cunha). Mas não achei nenhum registro sobre ela. Apenas na certidão de nascimento do Antônio e do Jorge.

  • @Ágnis

    A título de curiosidade Maria Martins Areas teve um filho natural (quando os pais não eram casados) chamado Arlindo Ferreira da Silva: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QSQ-G9WY-6Z81?cc=1582573 o pai era Sylvestre Ferreira da Silva, filho de Bernardino e Rosa Cândida Ferreira da Silva. Ela tinha 30 anos e ele 32.

  • @Ágnis

    Tente obter no AN a habilitação de casamento com Elza que o colega mencionou. Habilitação é o processo onde os noivos apresentam os documentos para casar; não é a mesma coisa que a certidão.

    Pois além dessa data de nascimento que não bate com as outras (e se Manoel realmente tivesse nascido em 1907, ele teria tido os filhos Antonio e Jorge com 16-17 anos; não é impossível, mas menos provável), esse Manoel aparece como SOLTEIRO ao casar.

    No registro de Antonio, diz que Manoel casou com Maria na "quinta pretoria":

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-6SVW-9N1?i=60&cc=1582573

  • @Ágnis @CarlosASP complementando siga aqui a tabela de equivalencia das pretorias do rio de janeiro: Rio de Janeiro/RJ - Cartórios atuais x Circunscrições x Pretorias

  • @AlanNogueira @CarlosASP obrigado pelas dicas e pesquisas!!

    não sabia que Maria tinha tido outro filho! Mas ela o teve depois do casamento com Manoel, visto que ela estava com 30 anos! Parece que ela voltou a usar o nome de solteira "Areas" e também consta que ela é "solteira". Logo, é possível que a certidão do Manoel esteja correta também.

    Como faço para pedir a a habilitação no arquivo nacional?? Eu liguei ontem para o cartório onde estaria a certidão de casamento de Manoel e Elza pedindo o desarquivamento da habilitação e disseram que não tinham mais arquivos dessa época. Eles não precisam digitalizar pelo menos???

    Se estou olhando certo, a 5° pretória seria o 7° RCPNs? (por terem casado depois de 1911)

  • editado November 2023

    @Ágnis

    Desconfio que seja um homonimo, mas... fica aqui o registro https://digitarq.advct.arquivos.pt/viewer?id=1104086 m079.tif Manoel, filho natural de Anna Joaquina da Cunha (sem pai declarado) nascido em 1896 em Cerdal (não fica longe de Paredes do Coura).

    ============

    Os cartórios do RJ não tem mais as habilitações de casamento, algumas por sorte (como esta da Elza) foram preservadas no Arquivo Nacional. Para pedir habilitaçaõ no arquivo nacional: https://consulta.an.gov.br/ (faça cadastro, em seguida faça o pedido/solicitaçao de "cópia digital"). Eles demoram alguns meses para atender, o custo é baixo, geralmente em torno de 10-15 reais (mandam a GRU para você pagar depois de encontrarem). Anexe a imagem que eu te enviei para facilitar a localizaçao deles.

    ===========

    A 5a pretoria nesta epoca tinha 2 oficios, foi dividida entre o 7º RCPN e o 8º RCPN

  • @Ágnis

    se você procurar no FS por Sylvestre Ferreira da Silva vai ver que ele e Maria tiveram vários filhos.

    Você sabe, pela história familiar, que Manoel se "casou" realmente duas vezes, uma com Maria e outra com Elza? Ou está se baseando nos registros achados até aqui?

    Pois as coisas não estão batendo.

    Há várias hipóteses: erros nos registros; dados informados erroneamente pelas pessoas - ou seriam homônimos?

    A habilitação do casamento com Elza talvez possa solucionar algumas dessas dúvidas.

    @AlanNogueira

    Interessante esse batismo em PT. Alguns registros no BR levantaram a lebre que o "da Cunha" talvez fosse só da mãe e que o pai fosse só Manoel Pereira. Esse batismo que achou se encaixaria nisso. E faria mais sentido com a idade dele na época do nascimento de Antonio e Jorge.

  • @CarlosASP pois é achei que tinha muitas coincidências e optei por não descartar completamente este registro

    @Ágnis importante essa observação do Carlos! Vc sabe/conhece a história na familia desse segundo casamento dele com Elza?

  • @AlanNogueira @CarlosASP boa tarde! estou muito grata pela ajuda de vocês! Me sinto bem perdida no momento rs

    solicitei a habilitação, agora estou aguardando!

    estou enviando vários emails para possíveis cartórios que possam ter a certidão de casamento dele com Maria e/ou outros documentos!

    To na esperança agora rs

    acretido que esse registro de PT não seja dele visto que morreu no Brasil (até onde eu soube). Mas salvei aqui tb! vai que né rsrs

  • @Ágnis por favor responda a questão acima

  • @AlanNogueira não conheço a história dele e quase de ninguém!e essa parte da minha família é bem desconhecida para mim e não tenho muito contato com família do meu pai! tudo que eu sei é que ele é português

  • @AlanNogueira como não sei muita informação, esse casamento da elza com o Manoel ainda faz sentido rsrs

  • editado November 2023

    @AlanNogueira A minha avó (filha do Antônio) não teve muito contato com a familia do pai pq a mãe (Luiza) acabou morrendo quando ela tinha 1 ano e ela foi criada com as irmãs da mãe. Ela conseguiu me confirmar apenas os nomes dos avós: Manoel Pereira da Cunha e Maria Martins da Cunha e disse que a Maria morreu bem idosa, de velhice mesmo. Mas ela tb não tinha muito contato. E disse que o pai tinha vários irmãos que ela não conheceu (mas não sei se foi com a Maria)

  • @AlanNogueira Agora, acredito que a Maria tenha sido casada 2x, pq qual a probabilidade de mais de uma Maria Martins Areas ter os pais Urbano José e Lydia Marques?? muito pouca...

    sendo assim, o Manoel deve ter ser casado de novo tb

  • @Ágnis

    O nome de Manoel é bastante comum, o segundo casamento com Elza pode ser ele ou um homônimo, por isso perguntamos que você tinha ou não ciência de histórias na família sobre este casamento ou apenas achou registros e presumiu que eram dele.

    Atente-se ao fato de que o divórcio no Brasil só foi permitido após 1977, antes disso a única forma de “se casar de novo” era sendo viúvo (ou mentindo e cometendo crime de bigamia)…

  • @Ágnis veja este outro filho de Silvestre e Maria Areas - https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSBM-2HLV?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6VJ1-MNQJ&action=view note que é filho natural (os pais não eram casados). Eles aparecem como "solteiros" no registro.

  • editado November 2023

    @AlanNogueira Em relação a Maria:

    a minha vó confirmou que o nome dela era Maria Martins da Cunha e procurando a certidão de nascimento vi que ela nasceu "Maria Martins Areas". No registro de nascimento de Antônio consta que os pais eram casados na quinta pretória (já solicitei essa certidão nos cartórios).

    Depois, eu não vejo mais nada sobre eles e em 1935 o Manoel, aparentemente, se casa com a Elza e a Maria se relaciona/casa(?) com o Sylvestre e tem vários filhos.

    Agora, não entendo o porquê na certidão de nascimento do Manoel com a Elza ele estar "solteiro". Pode ser que seja um homônimo mass ainda tem a coincidência dos pais terem o mesmo nome...

    e na certidão dos filhos da Maria com Sylvestre aparece o nome dos avós maternos igual à certidão do Antônio, que é filho dela com Manoel (Urbano José e Lydia Marques). Isso para mim confirma que é ela mesmo..

    O que permanece é a dúvida sobre o que aconteceu....

    não era permitido divórcio mas ela voltou a usar o nome de solteira? Muitas dúvidas..

  • Olá,

    Eu encontrei o assento de batismo no Distrital Viana do Castelo, esse site aqui https://digitarq.advct.arquivos.pt/

    Você aonde em Viana do Castelo? Se souber a freguesia fica mais fácil achar o assento de batismo. Quando for buscar, so coloca a palavra "batismo" e vai procurando buscando pela freguesia e o range de anos.

    Espero ter ajudado!

  • editado November 2023

    @Ágnis

    Silvestre - obito em 1973 https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-6SXS-PL5?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AWYK2-TW3Z&action=view deixou 10 filhos

    Ele foi casado com Joaquina Leonor Costa https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-6SCW-QQM?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AQGJ1-WQ55&action=view - Joaquina Leonor faleceu bem depois em 1981 https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-67KQ-KYB?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A77P8-BFMM&action=view. Aqui o nascimento dela: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-XXN4-X76?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A79CK-BGW2&action=view

    Note que Joaquina Leonor faleceu como "viuva de Silvestre". Aparentemente os dois casais simplesmente se desfizeram, possivelmente sem desquite, e refizeram a vida ao lado de novos parceiros. Talvez pelo preconceito da época tenham se declarado "solteiros" nos registros dos filhos, pois era uma pecha menor ter filhos "naturais" do que filhos "ilegítimos".

    Elza também se casou novamente (com Jose Messias de Lima) após o obito de Manoel: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-DC6W-7R2?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AQGJ1-QPXC&action=view neste registro diz que ele faleceu em 03/03/1940). Obito de Manoel https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-6LJ3-67M?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AWYL9-LMN2&action=view

  • @FernandaCo obrigada pela dica!!!

    @AlanNogueira pois é,eu acredito que tenha ocorrido isso mesmo..

    estou aguardando as respostas sobre as certidões que solicitei para ver o que acho que novo!!!

    não tenho nem como agradecer a todos que contribuíram... descobri informações valiosas aqui!!

    assim que tiver mais infos eu compartilho aqui com vcs! no momento não estou encontrando mais nada novo

  • @AlanNogueira Uma informação, vc sabe quanto tempo em média demora para o Arquivo Nacional responder a solicitação de consulta?

  • editado November 2023

    @Ágnis As ultimas solicitações que fiz levaram uns 3 meses... mas já tem um tempinho, nao sei como está atualmente a demanda deles. É importante destacar que talvez na habilitaçao só mencione que é "natural de Portugal" ou algo vago do tipo, então não é certeza que terá o que você procura.

    Nesse meio tempo, se você tiver paciencia e disposição, pode ir folheando os livros de Parades de Coura que estão online https://tombo.pt/m/pcr talvez até encontre antes. São umas 20 freguesias, dará um bom trabalho mas não é impossível já que você tem a referencia de que ele seria natural desta localidade através de outros documentos. Olhe alguns anos antes da data, pois tem muita inconsistencia na data de nascimento dele (no nascimento dos filhos ele declarou idades diferentes ano apos ano e no casamento com Elza ele esta ainda mais novo). Era bem comum o portugues "rejuvenecer" alguns anos ao chegar ao Brasil, leve isso em conta...

    Se nao der resultado olhe as freguesias proximas, como a daquele Manuel de 1896 que encontramos na localidade de Cerdal, que fica bem colada com Paredes do Coura. Exemplo mapa:

    Encontrei p. ex. outros filhos de outra Anna Joaquina da Cunha (sem pai declarado) nas freguesias de Rubiães e Aqualonga (todos de Paredes do Coura). https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6XTS-CNNQ / https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6XX3-Y7JS / https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6XTS-CNNQ é possível que Manoel tenha sido batizado so pela mae tambem, se for essa a mesma Anna Joaquina da Cunha...

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.