Certidão de nascimento brasileira

Estamos tentando encontrar a certidão de nascimento do "Filomeno alcebiades aguiar pereira", já falecido, nascido em 18/0,8/1928, filho de antonia costa aguiar pereira e raimundo aguiar pereira.

Na certidão de casamento, 07/11/1951, em são luís/ma, consta que ele é de codó/ma, porém, os cartórios de codó dizem que não.

Precisamos desta certidão para ajudar os netos dele, nas solicitações de nacionalidade portuguesa.  

Muito obrigado.

Comentários

  • @Luiz marques qual o seu parentesco com esta pessoa?

  • @AlanNogueira

    O Filomeno foi casou com minha tia, depois separaram.

    Posteriormente a minha tia divorciou-se e casou outra vez; e o marido adotou a filha dela - a Margareth.

    A Margareth já tem a nacionalidade portuguesa, inclusive com ajuda daqui.

    Para que os filhos da Margareth tenham direito a nacionalidade portuguesa, faz-se necessário registrar o 1º casamento, o divórcio e posteriormente o 2º casamento.

    Já encontramos a certidão do 1º casamento, porém, para fazer a transcrição do casamento é necessário apresentar a certidão de nascimento do marido (Filomeno).

    Obrigado.

  • @Luiz marques Sugiro que peçam o desarquivamento do processo de habilitação do casamento em São Luís, pode ser q tenha cópia da certidão ou algum elemento indicativo

  • @Luiz marques

    O Filomeno, quando declarou o nascimento do filho Daniel em SP, disse que era natural de São Luis - MA.

    Não sei se a mãe de Daniel é sua tia, mas ali também consta que casaram em Mata de São João - BA em 1954. Você pode tentar desarquivar a habilitação desse casamento no cartório para ver que documento Filomeno apresentou para casar:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSFS-JSQG-4?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6JRR-H9QW&action=view

    Se esse casamento não estiver em Mata de São João mesmo, tente em Itanagra, pois foi desmembrada depois de 1954, caso ele tenha se casado no então distrito (e agora município):

    Pela Lei Estadual n.º 1767, de 30-07-1962, é desmembrado do município de Mata de São João o distrito de Itanagra. Elevado á categoria de município.

    O mesmo para Codó. Já tentou em Monte Alegre e Dom Pedro?

    Pelo Decreto n.º 832, de 03-06-1935, é desmembrado do município de Codó o distrito de Monte Alegre. Elevado à categoria de município.

    Pela Lei Estadual n.º 815, de 09-12-1952, é desmembrado do município de Codó o distrito de Dom Pedro. Elevado à categoria de município.

    E quando falar com os cartórios de Itanagra, Monte Alegre e Dom Pedro, pergunte se posteriormente distritos desses municípios foram desmembrados criando mais outros municípios com seus próprios cartórios (e o que aconteceu com os livros de nascimento; onde foram parar depois do desmembramento). Em geral, só atendentes mais experientes ou o oficial conhecem essa história toda de desmembramento de municípios e o efeito nos cartórios.

  • @AlanNogueira

    @CarlosASP

    Muito obrigado.

    Eu era muito novo, não conheci o Filomeno.

    Na certidão de casamento minha tia x Filomeno consta Codó (naturalidade do Filomeno).

    Vamos tentar as sugestões de vcs.

    Gratidão.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.