Ajuda para entender como realizar buscas (AVÔ)

Fala, galera, como vocês estão?

Então, tenho quebrado a cabeça para buscar dados do meu avô (supostamente português).

Único dado que encontrei foi o óbito: https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:77NF-MQ3Z

A partir desse ponto como posso encontrar mais informações? *Desculpem sou iniciante nisso tudo...


Agradeço desde já a ajuda.

Comentários

  • @WhoIsAgade


    Segundo a certidão de óbito, era "natural deste Estado" (= nasceu no Rio de Janeiro).

    Mas geralmente certidões de óbito antigas costumam ter erros.

    De onde vc tem a informação de que ele poderia ser português?


    Uma vez que ele era do Rio de Janeiro, você pode tentar pedir a certidão de identificação civil dele. Não sei se o pedido será aceito, pois você não tem a data de nascimento e nem o local. Mas não custa a pena tentar.

    Detran-RJ

    Todo o procedimento pode ser feito por email. voce vai precisar preencher o formulário, assinar, digitalizar e enviar, incluindo uma cópia da certidão de óbito dele, e de documentos que provem que você é parente dele (por exemplo, uma cópia da sua certidão de nascimento, se tiver o nome dele como avô).

    Geralmente o Detran responde em 48h a 72h dizendo se encontrou ou não o documento.

  • @eduardo_augusto boa tarde.

    Sim, aparece isso, me falaram exatamente isso "certidões de óbito antigas costumam ter erros".

    Relatos da minha mãe, sobre a forma como ele falava (sotaque), dizia ser de Portugal e da irmã (Isabel ou Izabel) que ficou lá.

    Vou tentar o passo que sugeriu.


    Outro assunto se puderem ajudar.

    Estou dificuldade para encontrar a certidão de nascimento da minha mãe, tenho apenas certidão de casamento.

    Já pesquisei no site: https://www4.tjrj.jus.br/Portal-Extrajudicial/CNO/

    retorna apenas dados de dois irmãos dela, mas ela não aparece.

  • @WhoIsAgadeCF