Ajuda para entender como realizar buscas (AVÔ)

Fala, galera, como vocês estão?

Então, tenho quebrado a cabeça para buscar dados do meu avô (supostamente português).

Único dado que encontrei foi o óbito: https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:77NF-MQ3Z

A partir desse ponto como posso encontrar mais informações? *Desculpem sou iniciante nisso tudo...


Agradeço desde já a ajuda.

Comentários

  • @WhoIsAgade


    Segundo a certidão de óbito, era "natural deste Estado" (= nasceu no Rio de Janeiro).

    Mas geralmente certidões de óbito antigas costumam ter erros.

    De onde vc tem a informação de que ele poderia ser português?


    Uma vez que ele era do Rio de Janeiro, você pode tentar pedir a certidão de identificação civil dele. Não sei se o pedido será aceito, pois você não tem a data de nascimento e nem o local. Mas não custa a pena tentar.

    Detran-RJ

    Todo o procedimento pode ser feito por email. voce vai precisar preencher o formulário, assinar, digitalizar e enviar, incluindo uma cópia da certidão de óbito dele, e de documentos que provem que você é parente dele (por exemplo, uma cópia da sua certidão de nascimento, se tiver o nome dele como avô).

    Geralmente o Detran responde em 48h a 72h dizendo se encontrou ou não o documento.

  • @eduardo_augusto boa tarde.

    Sim, aparece isso, me falaram exatamente isso "certidões de óbito antigas costumam ter erros".

    Relatos da minha mãe, sobre a forma como ele falava (sotaque), dizia ser de Portugal e da irmã (Isabel ou Izabel) que ficou lá.

    Vou tentar o passo que sugeriu.


    Outro assunto se puderem ajudar.

    Estou dificuldade para encontrar a certidão de nascimento da minha mãe, tenho apenas certidão de casamento.

    Já pesquisei no site: https://www4.tjrj.jus.br/Portal-Extrajudicial/CNO/

    retorna apenas dados de dois irmãos dela, mas ela não aparece.

  • @WhoIsAgadeCF

    Você sabe se sua mãe tem uma irmã chamada Isabel Abreu (Rosa) casada com Pedro da Silva Rosa? Esse casal teve uns filhos no Rio de Janeiro na década de 1950. Nesses registros, os avós maternos aparecem como Joaquim Teixeira de Abreu e ALTINA Teixeira de Queiroz.

    Tem também um casal Joaquim Teixeira de Abreu e ALTINA de Abreu Queiroz com o óbito de um filho:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-DRT3-1WG?i=176&cc=1582573

  • @WhoIsAgadeCF encontrei o óbito de Deny Pimentel de Abreu, esposa de Conrado, e anexei no FamilySearch. Creio que seria importante você tentar localizar o casamento deles para tentar desvendar esta duvida.

  • @CarlosASP boa noite.

    Então, você tocou num ponto curioso... mas Joaquim e Izaltina ou ALTINA podem ser pais dos pais da minha mãe.

    Vou pesquisar mais a fundo, perguntar familiares e tal.

    Muito obrigado.


    @AlanNogueira boa noite.

    Boa dica, vou tentar localizar.

    Seria mais certo procurar no Arquivo Nacional?


    Sou grato a ajuda dos senhores.

    Qualquer atualização posto aqui.

  • @WhoIsAgade os casamentos são registrados nos cartórios de registro civil da cidade onde foram realizados. Em cidades maiores como Rio de Janeiro há vários cartórios então o mais indicado é começar sua busca pelos cartórios próximos ao local/bairros onde as pessoas viviam. Alternativamente você pode encontrar alguma coisa nas igrejas católicas, porém se for posterior a 1889 não substitui o registro do cartório, só tem utilidade como elemento adicional de busca, para te indicar elementos e locais onde procurar o registro oficial.

  • @AlanNogueira bom dia.

    Pooo, obrigado pela informação e dica.

    Vou começar a busca agora.

    Tenha um ótimo inicio de semana.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.