Neto.

olá pessoal, tudo de bom para vcs.

sou neto de cidadão Português, pai Brasileiro falecido, posso tirar cidadania ou tem que ser naturalização?

meus filhos nascido após a naturalização. Eles te direito a cidadania?

Luiz Rodrigues.

Vitoria - ES

Brasil.

Comentários

• @Luizcross33

Sugiro dar uma pesquisada no tópico de informações gerais. Vai encontrar as informações que precisa lá.

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17610/guias-e-informacoes-uteis-comece-aqui#latest

• @Luizcross33

siga este guia: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24046/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-formulario-1d

apos seu processo ser deferido você será Português e seus filhos e netos nascidos antes ou após o processo podem pedir a cidadania também, assim como cônjuge, tudo segundo regras próprias que estão nos links que você acha no guia geral que o @ecoutinho ja te mandou acima. Boa sorte!

• Olá, eu também tenho uma duvida.

Eu tirei a cidadania portuguesa mas infelizmente meu irmão por parte de mãe (que já tem o assento) não tirou pq minha maee o pai dele casaram e divorciaram e esse ano o pai dele faleceu.

Gostaria de saber se podemos fazer o processo dele por parte da avó ou qual o processo que temos que fazer, só com advogado? Obrigada

• @danvanuchi

Só para entender: a mãe de seu irmão tem cidadania PT? Como ela obteve a cidadania. por ser filha, neta, casamento, tempo de residência etc?

• Sim, ela tem.

Eu quw fiz a dela.

Fiz primeiro da minha avó materna que e filhabde pt e dps dela e a minha pq com o meu pai ela não casou.

• @danvanuchi

Se sua mãe é cidadã PT, seu irmão tem direito por ser filho de uma PT.

Como consta o nome dela em PT? Está igual ao que consta na certidão de nascimento BR de seu irmão?

Se estiverem iguais, é só mandar o processo dele como filho (1C). Seu irmão é maior ou menor de idade?

• No assento dela está com o nome de solteira na certidão de nascimento dele está com nome de casada infelizmente. Por isso não sei como fazer.

Ele é maior de idade. Fez 18 esse ano

• @danvanuchi

No assento dela está com o nome de solteira na certidão de nascimento dele está com nome de casada infelizmente.

Isso não é um problema. Quem consta como declarante na certidão de nascimento de seu irmão? Com que idade ele foi registrado?

• Foi minha mãe que foi a declarante.

Foi registrado um dia depois 08/03/2006

• editado August 28

@danvanuchi

Foi minha mãe que foi a declarante.

Foi registrado um dia depois 08/03/2006

Provavelmente a transcrição não será exigida, mas sempre há o risco de pegar um conservador mais criterioso que exija a transcrição. A diferença no nome de sua mãe entre o que aparece na certidão de nascimento de seu irmão (nome de casada) e o assento de nascimento dela (nome de solteira) é simples justificar mandando uma cópia da certidão de casamento brasileira junto ao processo do seu irmão.

Apesar disso, o melhor seria transcrever o casamento de sua mãe e o óbito do seu padrasto para deixar o estado civil dela em dia em Portugal. Se fizer isso, não precisará mandar certidão de casamento junto ao processo de seu irmão. A transcrição de casamento tem uma taxa de 120 euros (além dos custos com cartório para emitir certidões no Brasil) e a transcrição do óbito do marido é gratuita (custo apenas para emitir a certidão de óbito).

Se fosse um processo da minha família eu mandaria as duas coisas em paralelo: Documentos para o processo de filho do irmão para o ACP e documentos para a transcrição do casamento e óbito para a CRC Porto (ou melhor ainda, para o consulado do Rio, caso morem no RJ ou ES, pois transcrevem em questão de dias).

Se não tiver nenhuma inconsistência na certidão de nascimento do seu irmão (estou assumindo que vc já conferiu tudo: nomes, datas, locais etc), quando o conservador for analisar o processo de filho dele daqui 4 meses, estará tudo transcrito e mesmo que seja um conservador "cri cri", vai dar tudo certo.

A alternativa com um pouco mais de risco (mas que provavelmente tbm dará certo) é mandar o processo do seu irmão sem transcrever o casamento e óbito e anexar a certidão de casamento de sua mãe em inteiro teor e apostilada. Nesse cenário o "risco" é o conservador mandar uma carta de exigência solicitando que seja feita a transcrição do casamento para seguir com o processo, aí é só atender o pedido transcrevendo e tudo segue normal.

• @ecoutinho

Olá, falei com un cartório pq vi que agora eles tem um novo serviço. Escrevi assim:

"Na certidão de nascimento do meu irmão (de parte de mãe) consta o nome de casada da minha mãe, porém ela se divorciou e o pai dele também veio a falecer esse ano. Vi que é possível pedir a certidão de nascimento dele com o nome de solteira da minha mãe. Quais documentos são necessários e como proceder?Ele foi registrado nesse cartório."

E me responderam:

"Para tal procedimento, serão necessários, inicialmente, os seguintes documentos:

-certidão de casamento dos genitores com averbação do divórcio

-documento de identidade do requerente.

O processo poderá ser requerido por um dos genitores, caso seja o registrado menor, ou pelo próprioregistrado, caso este seja maior. Para dar entrada, alguns dos citados poderá:

comparecer ao cartório com os documentos acima citados, originais oucópias autenticadas OU;-enviar o requerimento anexo preenchido, assinado e com reconhecimentode firma via Correios, junto às cópias autenticadas dos documentoscitados OU;-comparecer a qualquer cartório de Registro Civil mais próximo.Também poderá nomear procurador, através de procuração específica comfirma reconhecida, a qual também deverá ser apresentada junto aosdemais documentos.O processo terá o custo de R$179,98, e leva 5 dias para ser analisadopela Oficial, que decidirá pelo deferimento ou indeferimento, assimcomo poderá solicitar a complementação da documentação.

Você acha que com esse procedimento sera melhor e mais fácil???

• @danvanuchi

Você acha que com esse procedimento sera melhor e mais fácil???

Minha opinião é que vc está complicando o que a princípio é simples. Posso estar enganado, mas esse caminho que vc planeja fazer é “um remendo” na certidão de nascimento de seu irmão, que na minha visão pode atrapalhar o processo dele, por gerar no conservador uma suspeita de se tratar de fraude.

O caso é simples, não há o que retificar. O nome que sua mãe usava quando seu irmão nasceu era o de casada, por isso não faz sentido remendar a certidão de nascimento de seu irmão para criar uma situação (no caso nome de sua mãe) que não existia quando ele nasceu.

Não altere a certidão do ser irmão. Mande a certidão de casamento brasileira de sua mãe em inteiro teor apostilada junto ao processo dele para justificar a diferença do nome.

@Destefano @eduardo_augusto @texaslady alguma opinião diferente ou correção?

• @ecoutinho

Eu estava respondendo a essa mensagem da @danvanuchi quando apareceu o aviso de que você havia postado.

Concordo com você. É um remendo - é perfeitamente legal, mas é um remendo.

Não há nenhum erro, portanto não há tampouco que se falar em retificação.

Há um outro fator a se considerar, esse talvez psicológico e que não deveria ser desprezado. A partir do momento que o nome da mãe for alterado, todos os documentos emitidos daí pra frente terão o nome "de solteira" da mãe. Pode parecer "bobagem", no futuro pode gerar um ressentimento, "eu não queria ter feito essa mudança, agora nos documentos o nome da minha mãe não é mais o nome como eu a conheci."

Mande a certidão de casamento brasileira de sua mãe em inteiro teor apostilada junto ao processo dele para justificar a diferença do nome. --> concordo.

• @eduardo_augusto @ecoutinho

Não tinha pensado por esse lado, vcs tem razão. Vou fazer como me instruíram pq não tem nada de errado nisso.

Obrigada

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.